2009-11-23

Texto do aluno Zé Manuel

SERRA... S.O.S CULTURA
(Publicado no Jornal da Serra em 1994)
Cultura! Palavra abstracta... que significas? Para alguns menos informados (a par com os mais pretensiosos), talvez pouco mais sejas do que o retrato (por vezes auto) do Sr. doutor ou do Sr. engenheiro; do sábio e letrado que tão bem fala e tudo aparenta saber. Será isto verdade? Será que não há homens extremamente cultos, que não são sábios e sábios que não são cultos? E mesmo para uma grande parte daqueles que reconhecidamente têm um alto nível de cultura geral... será que o termo “geral” é tão abrangente quanto à primeira vista possa parecer? Vamos falar um pouco da cultura local das gentes da Serra!
Alguém em tempos definiu a cultura, como sendo tudo o que resta depois de termos esquecido a maior parte daquilo que aprendemos. Nesta perspectiva, não hesitamos em afirmar que as gentes da Serra são extremamente cultas. São detentoras de uma cultura própria, transmitida ao longo de gerações e fortemente reforçada por longas décadas de experiência, sacrifício e quantas vezes de sofrimento. Todos os seus saberes estão nitidamente gravados no único livro onde aprendeu a escrever: o livro da memória! Quando transmitem os seus conhecimentos, fazem-no com segurança, “sem necessidade de preparar a aula ou de consultar manuais”. Infelizmente os “alunos” são cada vez menos e o seu aproveitamento deixa cada vez mais a desejar. Não porque sejam maus alunos; mostram apenas desinteresse em aprender a matéria que estes professores leccionavam e que, devido à reforma do ensino, há muito que foi retirada do programa. Se por um lado isso se compreende e justifica, como sedo o ritmo normal da vida, não deixa no entanto de ser um pouco frustrante (sem querer ser excessivamente saudosista) ver desmoronar-se a ritmo assustador, um tão sólido castelo de saberes, sem que ao menos legue em testamento os últimos bens que possui: a sua história!
È verdade que hoje (felizmente) há bastante gente que conhece “e sente” os problemas da Serra; gente que tantas vezes luta contra a corrente, tentando resgatar das águas turbulentas quem (por descuido ou empurrado) perdeu o pé e não consegue sair sozinho. Também não é menos verdade que outros (os tais auto-retratos de pessoas cultas) vêm apenas refrescar-se nas águas frescas e despoluídas. Muita tinta corre hoje sobre os problemas da Serra. É simples: fazem-se duas ou três entrevistas, recolhe-se algum material, forma-se a nossa própria opinião sobre os usos e costumes da cultura local, joga-se hábilmente com palavras ou termos que causam impacto e estão tanto em moda (termos cujo significado assenta como uma luva à bela Serrania: desertificação, desumanização da paisagem, agricultura de subsistência, desertificação humana, crise cultural, etc., etc.) e aí está! Temos um belo texto sobre um tema apaixonante (a chamada civilização de modos de vida simples) que irá certamente, durante quatro ou cinco minutos, prender a atenção de centenas de leitores que pasmarão incrédulos, com a pintura de tão negro quadro.
Infelizmente quase sempre é esquecido um pequeno pormenor: as gentes que habitam a Serra! Quase sempre se esquece que esses focos de resistência humana, são a única razão porque hoje se continua a trabalhar na Serra. São constantemente remetidos para segundo plano; raramente são consultadas quando se decidem formas de resolver os seus problemas, sendo-lhes bastantes vezes impostas normas que não compreendem, para atingir fins que raras vezes acabam por lhes interessar. São deficientemente consultados quando se tecem considerações sobre a sua história, as suas tradições, a sua cultura. Este trabalho, ainda que feito por “técnicos de reconhecido valor”, raramente atinge a perfeição que seria de esperar. A razão é simples: normalmente acreditam demais nas suas faculdades; acham que lhes ensinaram tudo na universidade e esquecem-se de que as pessoas (mesmo os analfabetos), são a fonte mais rica de informações e sabedoria. Esquecem-se de que ouvindo as suas histórias e registando os seus saberes, se podem aprender coisas que nenhuma universidade ensina.
Há quem diga que só compreendemos aquilo de que fazemos parte; será provavelmente esta a diferença entre “o homem instruído que tudo sabe e o pobre homem da Serra, velho e analfabeto”. No entanto, enquanto o primeiro estudava Sócrates, aprendia a aplicar o Teorema de Pitágoras, ou analisava as consequências da Revolução Francesa, o segundo não parou no tempo e aprendia coisas bem diferentes e não menos complicadas. Enquanto aprendia a fazer todos os trabalhos do campo, ia aprendendo outras coisas como: identificar centenas de espécies de plantas; arbustos e árvores (largas dezenas destas plantas, poderia identificá-las de olhos vendados, utilizando o olfacto ou o tacto); quais as plantas que poderiam ser usadas para chás e “mesinhas”; quais as que poderiam matar um animal quando consumidas em excesso (através dos sintomas que o animal apresentava, podia por vezes identificar a planta que tinha provocado o seu envenenamento); tudo sobre os pássaros: o seu nome; identificá-los pelo “canto”; saber exactamente do que se alimentava cada espécie; identificá-los pelos ovos ou pelo ninho; saber os materiais que cada espécie utilizava para construir o ninho e os locais, árvores ou arbustos em que o construía, etc. Aprendia quando uma abelha é inofensiva e a identificar pelo zumbido, quando esta quer atacar; a saber como, quando e onde plantar ou enxertar cada espécie de arvore (uma árvore que plantada num determinado local se desenvolve normalmente, poderá ser eternamente raquítica se plantada a escassas dezenas de metros. Através da presença de determinados pássaros, aprendia a identificar a aproximação ou mudança de vento (em dias quentes e abafados de Verão, o “pedreiro” voa silencioso na frente do vento norte; o aparecimento e algazarra das “abelharucas”, assinala infalivelmente a aproximação de vento levante); etc, etc. A lista de saberes (a que se poderiam juntar crenças e superstições) seria enorme e para descrevê-la com rigor, era necessário mais do que um simples texto.
Quando descreve uma aldeia ou monte da Serra, invariavelmente o autor dá asas à veia poética do imaginário; “transporta-se para um passado longínquo”, apregoando a sentida sensação de que o tempo ali parou. Sou obrigado a discordar de quem assim pensa! Pelo contrário, acho que o tempo foi a única coisa que aqui se manteve em movimento constante; tudo o resto parou completamente, ou corre sério risco de o fazer. Há também quem descreva a paz e a calma que nos invade, quando nos aventuramos pela Serra, ou o silêncio terapêutico que nos rodeia, quando subimos um cerro e observamos a paisagem em redor. Alguém num desses momentos terá sequer imaginado como se apresentaria esse mesmo local, se tivesse sido observado três ou quatro décadas antes? Acreditem que o quadro seria bem diferente! O quadro seria bastante mais belo e o autor teria recolhido matéria para um texto incomparavelmente mais rico, sem necessidade de exibir a veia filosófica. Teria podido observar em redor largas dezenas de pessoas; várias centenas de animais sobressaíam na verdura de Março, ou confundiam-se com o amarelo torrado de Junho! O silêncio actual daria então lugar a uma enorme e saudável algazarra... o berrar contínuo das ovelhas e borregos; o som de centenas de chocalhos, que libertavam dezenas de notas diferentes; o som agudo e inconfundível das esquilas e guizos, que machos e mulas traziam dependurados nos cabrestos de “antrolhos” enfeitados; o “dlom dlom dos “raboleiros” das vacas que se ouviam a quilómetros de distância; o “azurnar” lento e preguiçoso dos burros; o “gornido” agudo e aflitivo do pequeno porco que levara uma “trombada” doutro mais forte, ao tentar disputar uma lesma ou uma cabeça de jarro; o ladrar incansável e repetitivo dos cães; a algazarra de milhares de pássaros; o grito que a águia soltava lá do alto, enquanto voava em círculos apertados e subia cada vez mais; o grasnar rouco e agoirento de bandos de corvos; o movimento rápido e silencioso duma cabrada, da qual só nos apercebíamos quando uma cabra espirrava a escassas dezenas de metros, ou quando ouvíamos o pssst... pssst do cabreiro, a advertir o deslize de um ou outro animal. Se prestássemos atenção, registaríamos ainda em pouco tempo, um repertório considerável de quadras e cantigas ao desafio que entoavam um pouco por todo o lado. Os seus ecos, confundiam-se com o praguejar do homem que se tinha desentendido com os animais que utilizava nas lides do campo, ou com os berros da mãe que “bradava” aos filhos que tinham ido “ó nino”, ou andavam chafurdando atrás dos peixes-sapos num pego do barranco próximo.
A cor amarela barrenta localizava inconfundivelmente, a uma distância de largas centenas de metros, os caminhos trilhados diariamente por grande número de homens e animais. Burros e muares iam apetrechados de maneira diferente, consoante a época do ano e os produtos que carregavam. Sobre a albarda levavam cangalhas, se transportassem lenha ou seara; zangarilhas com canastras, ou alforges com cestos se transportassem figos ou uvas; sacas “em carga” (presas com cordas e sabucarga) se transportassem amêndoas, bolotas, alfarrobas ou cereal em grão; gorpelha se transportassem “esterco”. Se fossem para a lavoura, transportavam charrua, monilha, canga e puxo (ou cangalho e boleia, se a parelha fosse substituída pelo “carramato”).
Quando se ia a uma feira ou mercado, a “albardadura” era diferente; a “xerga” era “composta” e o “bancal” era substituído pela manta montanheca. Quando o animal não tinha albarda... dizia-se que estava em osso!
São tradições e saberes como estes, que hoje estão em risco de desaparecer por completo. Quebrou-se o feed-back entre quem ainda possuí estes saberes (os idosos) e quem poderia minimizar a sua perda (os jovens). Penso que a escola poderia ter aqui um papel importantíssimo, e funcionar como tábua de salvação na defesa destes valores.
Zé Manel (aluno do 2º ano do Curso de Educação Social)

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