2009-12-22

Uma história que podia ser de natal....no tempo em que os animais falavam

O Homem, a cobra e o ouriço-cacheiro

Havia um guardador de rebanhos que pastoreava o seu gado numa encosta de um monte onde havia um moledo de pedras de onde apareceu uma pequenina cobra.
O pastor e a cobra fizeram-se amigos, tendo o pastor começado a chamar de “menina”.
O pastor, todos os dias, quando se aproximava daquele local chamava a “menina”, à qual dava leite tirado do seu rebanho. E assim se foi reforçando uma grande amizade entre eles.
Mas, um certo dia, esse homem pensou em vender o rebanho e ir viver para a cidade, onde ficou muitos anos sem saber nada da sua amiga “menina”.
Ao fim de muitos anos regressando às origens, passou um dia por aquele local e disse para um amigo: “nestas pedras vivia uma cobra a quem eu chamava de “menina” e que todos os dias vinha ter comigo. Parece-me que, se ainda hoje a chamasse, ela aparecia”.
E então começou a chamar: “menina, menina, …” e apareceu um grande bicho que se aproximou convencida que ele tinha leite para lhe dar. Mas como tal não aconteceu, ela ficou muito furiosa e queria matá-lo. Mas depois, num diálogo entre eles, o homem começou a querer convence-la de que não era justo ela lhe querer fazer mal, porque ele já lhe tinha feito muito bem. Mas ela disse que o “bem” se pagava com o “bem-mal”.
Como não chegaram a consenso, acordaram ir correr mundo para perguntar a todos os animais qual era a sua opinião sobre o caso.
Puseram-se a caminho e a cada animal que encontravam perguntavam:
- O bem paga-se com o “bem” ou com o “bem-mal”?
E por estranho que pareça todos os animais respondiam que era com o “bem-mal”.
O homem Já estava a ficar sem esperanças em relação ao seu destino, ate que se aproximaram de um ouriço-cacheiro e perguntaram: “amigo, o “bem” paga-se com o “bem” ou com o “bem-mal”? E o ouriço-cacheiro respondeu: - o “bem” paga-se com o “bem” e se precisares de alguma coisa junta-te a mim. O homem aproximou-se do ouriço-cacheiro, pôs-lhe a questão e pediu-lhe ajuda.
Começou então uma luta entre a cobra e o ouriço-cacheiro, tendo o ouriço matado a cobra com os seus bicos. E assim salvou o homem de uma morte que ele já julgava não ser possível evitar.
Por isso se diz que o ouriço-cacheiro é um grande amigo do homem

Autora: Matilde Cabrita; 60 anos

Trabalho de recolha: Andreia, Filipa, Silvias, Leila, Tânia (2º ano-pós laboral)

Sem comentários: