2009-12-21

“Se vais snifar cocaína, muda de narina!”

O IDT lançou este slogan num flyer, acompanhando uma campanha de prevenção. Esta campanha, segundo apurado tinha como objectivo um tratamento de choque. A acção de choque parece ter como objectivo a tomada de consciência do consumidor de que já não se espera que termine de consumir, mas que pelo menos cuide um pouco da aparência, trocando de narina. A ironia do Slogan refere-se à deterioração das “narinas” quando sujeitas a um alto consumo de cocaína, apelando a todos que se previnam. Este slogan procura prevenir a população de começar a consumir ou de continuar a consumir, usando uma mensagem de objectivo oposto. Parece-me que este slogan procura sensibilizar a população através do choque, procurando transmitir que já não há esperança para a toxicodepêndencia, mesmo havendo. Desta forma questiono-me sobre até que ponto deve um slogan fazer tal juízo? Tudo depende da interpretação do público-alvo.
No entanto, este Slogan pode ser interpretado também de uma forma bastante oposta. A frase poderá ter um significado metafórico, como se snifar cocaína por uma narina fosse uma opção, e a narina a trocar, o fim do consumo. Mostrar que existem outras opções, e que todos temos opção de escolha. A frase apela à mudança e à liberdade de escolha.
O Educador Social deverá divulgar a informação por toda a população, procurando educar os indivíduos numa linha de vida saudável sem comportamentos de risco. Capacitar os indivíduos em transformar o seu próprio meio e a sua própria comunidade, de forma a que Slogans como estes tenham resultados positivos.


Trabalho elaborado por:
• Ana Madeira, nº36926.

Sem comentários: