2009-12-16

“Se vais snifar cocaína, muda de narina”


O consumo da droga faz parte da nossa sociedade actual, o uso desta não se refere somente a uma determinada classe social ou faixa etária, está presente no nosso quotidiano, na vida de milhões de pessoas, que pelos mais variados motivos recorrem a “ela “. As dificuldades de integração aos modelos da sociedade e a incoerência desta, são alguns dos principais factores que levam os indivíduos a refugiarem-se nesse mundo alucinógénico como uma forma libertadora da opressão da sociedade à qual muitos indivíduos estão sujeitos. Apesar da sua proibição e das pesadas sanções o consumo e tráfico de droga continua a aumentar cada vez mais mundialmente. Para além das várias políticas envolvidas nesta questão, várias são as campanhas de sensibilização e proibição praticadas pelo Governo e outros organismos, contudo, maioria parecem passar despercebidas à população, tal facto talvez se deva à própria construção frásica pouco apelativo e imaginativa com que estas costumam-se apresentar à sociedade.
A proibição significa a total inexistência de controlo. O discurso proibicionista dá azo à curiosidade, proibir é pretender que a proibição seja uma forma de afastar o uso de drogas. Mas acontece simplesmente o contrário, “ o fruto proibido é sempre o mais apetecido.”
Precisamos mudar a estratégia de combate às drogas de mudanças estruturais e qualitativas.
A frase utilizada numa campanha de prevenção “Se vais snifar cocaína, muda de narina” é testemunho disso, pois a forma socrática com que é exposta, leva-nos a uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da mesma. A forma provocante do seu conteúdo, sem dúvida, transmite uma forma indirecta à população em geral, uma tomada de consciência dos malefícios da droga e se realmente, o público-alvo (toxicodepentes) não pensa deixar, então que se cuide (ao menos)
Frases controversas como estas despoletam debates, promovem uma maior abertura e comunicação entre educadores e educandos, permitindo ao esclarecimento, formação e conscientização dos futuros “ homens de amanhã.”
Enquanto Educação de adultos, cabe-nos a nós sermos os condutores de uma educação saudável de orientação social e moral, promovendo à mudança de atitudes, de valores, promovendo o diálogo através de uma acção participativa de toda a comunidade.

Florbela Dias
Aluna 38116
2º Ano do Curso Educação Social (Pós-laboral)

Sem comentários: