2009-12-03

Aula de dia 2/12 de E.A.I (pós-laboral)



Depois de abordarmos a temática do atum e visionarmos o filme sobre a Armação do atum na Ilha da Abóbora em Tavira, “chegámos” à Ilha da Culatra, uma ilha situada na Ria Formosa, em frente a Olhão, mas que pertence administrativamente ao município de Faro.
Visionámos um filme (de 2005) que relata vários aspectos da vida das pessoas na Ilha da Culatra, uma comunidade piscatória com cerca de 300 anos, terá sido uma antiga aldeia de pescadores de atum.
Ao longo dos séculos, mercê do trabalho de famílias de pescadores, mariscadores e mariscadoras, homens e mulheres, cresceu, em volta de um núcleo histórico, uma comunidade que os culatrenses estão apostados em manter viva, continuando a preservar esta identidade e cultura que vai passando de avós, pais, netos, filhos.
Actualmente a Ilha da Culatra tem Pré-escolar, Ensino básico até ao 6º ano, Uma Associação de Moradores, uma Delegação do Centro de Saúde de Faro, nove cafés-restaurantes, 450 habitações, Correio, Equipa de futebol, polidesportivo... e memória colectiva de gente hospitaleira. Memória de gente que muito sabe da sua arte de viver e sobreviver
que devia ser registada, valorizada, ensinada nas carteiras das escolas do ensino básico, aqui da região. Memórias que deveriam ser resgatadas e exibidas em espaço adequado, para que o avanço do tempo não apague a história e as estórias de gente com muito saber e muita experiência de vida...

.

Sem comentários: