Se vais snifar cocaína muda de narina
Como mensagem de prevenção ao consumo de cocaína não considero de todo que a frase tenha sido bem transmitida nem de fácil compreensão.Quando se quer atingir um público alvo especifico: jovem,em idade escolar ou mesmo população em geral, não se deve usar mensagens dúbias ou de dificil entendimento.O facto de se metaforizar tanto a mensagem faz com que a mesma seja entendida de forma incorrecta, ou que não seja entendida.
Por achar a frase tão absurda, "dei-me ao trabalho" de comentar esta frase com um grupo de pessoas de 19 anos, resultado: não entenderam,não acreditaram que a frase tivesse sido usada para esse fim,nunca a ouviram e nem perceberam que era de prevenção.Não considero a frase chocante, nem de reflexão.Como tal considero completamente falhada a comunicabilidade subjacente à mensagem pretendida pelo IDT.
Em Portugal o consumo de estupefacientes tem aumentado, nomeadamente o consumo de cocaína, é necessário apostar mais na prevenção e em campanhas publicitárias de prevenção nos espaços escolares, mas também nos meios de comunicação mais acessíveis, como a televisão, recordem-me por favor qual a última campanha de publicidade institucional com este tema que tenha passado em horário nobre num dos 4 canais de tv portuguesa.Nem mesmo na RTP1(televisão estatal que não deveria preocupar-se tanto com as receitas que advém da publicidade em horário nobre, receitas milionárias),pois não?Pois é...infelizmente, o consumo de droga, e todos os problemas que daí advém tais como: maior risco de transmissão de HIV, maior risco de relações sexuais desprotegidas,etc., continua a aumentar e é preciso agitar a sociedade civil e trazer o tema com mais força para a agenda política do nosso país,continuar o trabalho que está a ser feito e reforçar o que ainda falta fazer.
Filipa Custódio30627Ed. Social (pós-laboral)
2009-12-20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário