2009-12-15

SE VAIS SNIFAR COCAÍNA, MUDA DE NARINA


Esta frase foi usada numa campanha de prevenção da toxicodependência e é uma frase bem forte. Parece-me numa primeira leitura uma frase que não apela à prevenção mas sim ao consumo, ou pelo menos apela a um consumo saudável (se é que isso existe): “drogue-se, mas proteja o seu corpo, não o estrague”.
Mas entendendo esta frase como uma frase de prevenção, percebo que o “muda de narina” é um “muda de opinião”. É um apelo a todas as pessoas que pensam experimentar cocaína para que não o façam, e por outro lado um apelo a quem o faz para deixar de o fazer.
No contexto da Educação de Adultos, campanhas como esta podem servir para suscitar nas pessoas uma opinião acerca do que pensam da problemática da toxicodependência, informá-las para melhor saberem agir também elas na prevenção, tornando-as também agentes interventores activos na sua comunidade.
Ao transmitir a consciência de co-responsabilidade de todos da problemática da toxicodependência existente na sociedade, transmite-se também a possibilidade e obrigatoriedade cívica de se ter uma palavra a dizer ou um gesto a fazer no sentido de mudar comportamentos e mentalidades para a construção por todos, de uma melhor sociedade para todos. Consciencializar as pessoas de que, ainda que eu não tenha problemas de toxicodependência, ou ninguém próximo que tenha, isso não é motivo para me demitir da missão de intervir. É preciso estar desperto e informado de que o esforço de todos é necessário para que se possa celebrar o sucesso de todos. Todos somos peças importantes neste puzzle que é a sociedade. E só com uma atitude activa/reactiva poderemos ver resultados.



14/12/09

Luís Manhita
Aluno 36763

Sem comentários: