2009-12-21

“Se vais snifar cocaína, muda de narina”

Esta frase foi utilizada pelo IDT numa campanha de prevenção á toxicodependência. Na minha opinião, como frase preventiva, não atinge o pretendido. Sabemos que em qualquer situação de acção de formação, seja ela formal ou informal, devemos ter em conta a heterogeneidade dos grupos em questão. Nem todas as pessoas têm conhecimento da maneira como esta droga é consumida. Esta frase é compreendida entre os grupos de toxicómanos uma vez que os mesmos sabem a maneira como é consumida a cocaína (inalada) e as consequências do seu consumo. E neste grupo talvez esta frase faça sentido e assuma uma forma de reflexão e possível mudança de hábitos, não sendo de qualquer maneira por si só suficiente. Poderá ser o motor de arranque para que toxicodependentes assumam o seu problema e aceitem ajuda exterior.
Num outro grupo, jovens por exemplo, que não tenham tido contacto directo com drogas, a frase teria de ser repensada para que assumisse a sua vertente de prevenção de consumo de drogas, mantendo uma frase forte e firme, chocante talvez, mas que pudesse ser compreendida aquando da sua leitura. Compreendida de tal maneira que leve os jovens a querer saber mais num sentido informativo. Saber no que consiste, o que provoca, que efeitos tem a curto e a longo prazo. Talvez avaliar se as consequências superam o prazer do momento.
A toxicodependência é um assunto já bastante debatido na nossa sociedade. Existem várias campanhas, varias formações, vários exemplos. No entanto todos os dias há novos jovens a entrar no mundo das drogas. Este facto deve então fazer-nos pensar! Fazemos tudo o que é suficiente e necessário em termos preventivos? Ou temos de remodelar a forma como estamos a colocar esta questão?

Ana Simões nº36759

Sem comentários: