2008-03-10

Opção II- Projecto Solidariedade Cidadã

Algumas reflexões pessoais sobre a 1ª sessão do Projecto Solidariedade Cidadã:

“Efectivamente, esta disciplina é sem dúvida uma das mais importantes, sem desvalorizar nenhuma das outras, ou seja, esta disciplina pode ser um pouco teórica, mas dá-nos a percepção exacta do nosso trabalho futuro. Além disso, é essencial saber como tudo começou para podermos compreender tudo o que vamos fazer no futuro. Apesar de ter ficado um pouco desmotivada no início da aula, tenho a certeza que nos vai ser bastante útil. É de se notar ainda, que gostei em particular do “São Brás Solidário”, visto que é uma vila em desenvolvimento é necessário dar uma devida atenção, pois é necessário obter uma dinâmica e participação colectiva, para uma melhoria da sociedade”. (Sophie Agostinho)

“Na primeira aula de Projecto Solidário para a Animação Cidadã, realizada no dia 28 de Fevereiro, primeiramente foram-nos apresentadas as duas formadoras, a Dra. Priscila Soares da Associação IN LOCO e a Drª Lia (licenciada em Educação e Intervenção Comunitária), que nos irão acompanhar ao longo deste 2ºsemestre (32horas), juntamente com o professor Joca, o professor Hélder e a professora Cláudia. Após a apresentação de todos os elementos presentes foi relatada um pouco a história das associações e do seu percurso. Depois, foi abordado por traços gerais o que se pretende com esta mesma cadeira. Achei extremamente importante a explicação do Projecto e como é que este pode ser útil para o nosso crescimento enquanto estudantes e sobretudo enquanto futuros Educadores Sociais. Porém, relativamente ao desenvolvimento do projecto em si ainda há muitos aspectos que não foram devidamente explicados. As minhas expectativas em relação a esta cadeira e sobretudo ao desenvolvimento deste projecto são bastante altas, uma vez que, tanto os temas a abordar como o trabalho que podemos vir a desenvolver me parecem bastante interessantes.(Rute Ricardo)

“Esta 1ª aula foi uma experiência nova para mim, nunca tinha ouvido falar, nem sabia o que me esperava. Agora depois de uma aula, embora seja tudo ainda um pouco confuso por se tratar de informação que nunca tinha tido conhecimento, acho que vai ser interessante e muito importante para nós, para nos formar, para a nossa experiência e irá ser muito útil para nós no futuro, pois poderemos enfrentar uma situação semelhante. Com esta aula tive mais noção de como se inicia um projecto, de como ele é aceite e financiado e as parcerias que um projecto pode ter. Uma das coisas que mais gostei foi quando a formadora Lia começou a dar-nos conselhos, para aproveitarmos todas as oportunidades que nos são dadas ao longo do curso e para sabermos aprender uns com os outros. Adorei a maneira e o entusiasmo como ela falou do trabalho que faz e penso que transmitiu coisas muito importantes para cada um de nós e que é fundamental no nosso curso... o companheirismo, a cooperação e o trabalho de equipa... se cada um contribuir com o seu conhecimento, o produto final irá ser muito mais enriquecedor. Por último, o professor Joca também disse uma coisa, que ficou-me na memória, o facto de termos que ser responsáveis e lutar pela dignificação do curso, para que as pessoas tenham boas impressões dos educadores sociais, ou seja, as nossas atitudes irão beneficiar ou prejudicar o nosso futuro e o futuro do curso de “ Educação Social”. (Tatiana Benjamim)

“Reflectindo sobre a aula, onde se abordou tudo e mais alguma coisa do que referi em cima, achei ser um projecto muito interessante, mas um tanto confuso. Confuso porque é algo novo, algo que nunca ouvira antes e preciso de mais esclarecimentos para compreendê-lo na totalidade. Achei as formadoras duas pessoas excepcionais na qual penso que me irei dar bem, visto serem pessoas acessíveis que dão um grande contributo para o nosso curso. Espero, então, poder vir a conhecer e saber mais sobre o projecto nas próximas aulas. (Tatiana Queiroz)

Sem comentários: