2008-03-26

E.A.II - Trabalho sobre Paulo Freire

Paulo Freire foi um pedagogo responsável pelo desenvolvimento de uma educação e pedagogia democráticas e emancipatórias, que desenvolveu um método baseado nas realidades culturais dos educandos. Gerard apresentou seis etapas principais do seu método: a observação participante dos educadores; a busca das palavras geradoras e temas; a codificação dessas palavras em imagens visuais; a introdução do conceito cultural; descodificação das palavras e temas geradores com os educandos; e a nova codificação criativa, crítica e voltada para a acção. Freire foi influenciado por autores como Deweney, Gramci ou Habermas. O seu exílio no Chile foi decisivo para a consolidação da sua obra.
Segundo Paulo Freire, vivemos numa sociedade de classes como tal o autor diferencia duas pedagogias distintas: a dos dominantes e a dos oprimidos. Na pedagogia dos dominantes a educação aparece como uma prática de dominação, uma educação bancária em que o aluno não é mais do que alguém que assimila os conhecimentos transmitidos pelo professor. Na pedagogia do oprimido, a educação é produto de uma relação histórica que só pode ser compreendida através do desenvolvimento de uma consciência crítica, para tal esta deve ser dialógica (os homens educam-se em comunhão), baseada nos conhecimentos, na praxis dos educandos e nos seus contextos culturais. Educador deve ser sinónimo de construir, libertar o homem do determinismo e torná-lo num ser autónomo com vista à transformação da sua própria realidade.
Paulo Freire criticou, ainda, a escola tradicional, apresentando uma educação baseada na ética, no respeito, na dignidade, na diversidade e na autonomia do educando, e utilizou o conceito de “inédido viável” como forma de conscientizar os homens e de os tornar capazes de anunciar e denunciar. São, assim, estes os vários elementos da obra de Paulo Freire que permanecem actuais assim como permanecerão intemporais.

Ana Rodrigues n.º 32053
Ana Timóteo n.º 30152
Andreia Corda n.º 32057
Camila Santos n.º 32053
Carolina Matos n.º 33026
Tânia Cunha n.º 32069

Sem comentários: