2008-03-26

E.A. II - Trabalho sobre Paulo Freire

Para Paulo Freire o ser humano deve ser capaz de ser um agente activo na sua própria história de vida, e deve fazê-lo através da educação. Esta educação deve ser libertadora e fomentar o pensamento e a reflexão critica sobre a realidade, tendo em conta os valores cívicos e democráticos e lutando contra o pensamento fatalista neoliberal que nos impõe um destino.
A educação com vista na autonomia do indivíduo, tem que se basear nas suas experiências adquiridas ao longo da vida e no seu contexto social e cultural, ou seja, a teoria tem que estar sempre ligada à prática.
Segundo Freire, a educação deve ter em vista a mudança e deve ser interventiva, por isso o educador deve ter uma consciência social e política, não deve ser arrogante nem autoritário, pois só assim será capaz de respeitar a liberdade do educando. É então um processo de solidariedade entre educador e educando, onde existe uma relação recíproca de transmissão de conhecimentos.
Com vista em tudo isto, consideramos importante o método de Paulo Freire, sendo que o objectivo central deste não é apenas o alfabetizar, mas também reciclar culturalmente uma população analfabeta que vai ficando para trás no processo de desenvolvimento.
Para Paulo Freire, o diálogo é o elemento chave onde o professor e o aluno são sujeitos actuantes, uma vez que é através da linguagem que exprimimos o pensamento crítico que temos perante a realidade.
Concluímos então que o educador deve respeitar a dignidade e autonomia do educando, promovendo a reflexão crítica e sua conscientização para este poder assumir o seu compromisso com o mundo.


Carla Marques, nº 31613
Célia Paz, nº 32059
Filipa Ferreira, nº 30749

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