2009-10-30

Yo si puedo

Ontem, dia 29 de Outubro, pelas 11 h e 30 m, no Anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, houve uma Conferência sobre o Projecto "Yo si puedo", apresentado por Moacir, um jovem luso brasileiro que faz voluntariado na Nicarágua, Sebas, igualmente voluntário neste Projecto, um militante catalão com larga experiência na área de Educação de Adultos e Orlando Pineda presidente e principal mentor de uma Associação que se encontra a fazer alfabetização na Nicarágua. Esta conferência tinha por principal objectivo apresentar o Projecto e motivar alunos e alunas para se voluntariarem a ir para a Nicarágua em Agosto. Os voluntários (que podem estar por um período mínimo de 4/ 6 semanas, havendo no entanto alguns que escolhem permanecer na Nicarágua por períodos mais longos) são mantidos pelas comunidades locais.
A questão a ser resolvida, prende-se com o pagamento das viagens que, nalgumas situações, é garantida pela Universidade onde os voluntários estudam.
Nesta Conferência estiveram presentes os alunos das três turmas do Curso de Educação Social e,inicialmente, uma turma da Licenciatura de Educação Básica.

Evolução do conceito de educação de adultos

Parte I

1-A Educação de Adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, apesar de só, recentemente, ser objecto de Estudo e ser adoptado como subsistema educativo. Em sentido amplo podemos dizer que a educação de adultos existe desde o tempo dos povos primitivos, da recitação dos mitos, evoluindo na proclamação das leis nas civilizações antigas, nas manifestações desportivas e culturais na Grécia antiga e em Roma e todo o tipo de manifestações de cultura popular que têm ocorrido ao longo dos séculos.
2-Por exemplo, a nossa herança cristã com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, bastantes exemplos de educação de adultos através dos patriarcas, sacerdotes e do próprio Jesus Cristo. Segundo parece, Jesus Cristo terá sido, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos, uma vez que educava tanto analfabetos, como letrados ou doutores e terá conseguido, segundo se diz, conseguir resultados que até hoje continua transformando pessoas no mundo inteiro com a sua mensagem. Diz-se que Cristo sempre usou parábolas para provocar a reflexão e acção nos seus seguidores a respeito dos princípios dos seus ensinamentos. Os seus discípulos eram desafiados, constantemente, a reflectir sobre a sua mensagem para poder perceber o seu significado.
3- Outros na antiguidade, como Confúcio na China, Aristóteles, Sócrates e Platão na Grécia antiga, Cícero na antiga Roma, também terão sido educadores de adultos. A percepção desses grandes pensadores quanto à EDUCAÇÃO, era de que A APRENDIZAGEM é um processo de questionamento e não de passiva recepção de conteúdos transmitidos. Por isso, as suas técnicas educacionais desafiava os aprendizes/educandos para a reflexão, para o questionamento, para resposta a problemas colocados.
4-Os gregos, por sua vez, inventaram o que se chamou Diálogo de Sócrates, no qual o líder, ou algum outro membro de grupo, apresenta o seu pensamento e experiência para, a partir daí, os educandos procurarem encontrar solução para um determinado assunto. Os romanos, por outro lado, foram mais confrontadores, usavam desafios para forçar os membros de um grupo a tomar posição em defesa própria.
5- No começo do século VII, foram iniciadas na Europa, escolas cujo objectivo era preparar jovens rapazes para o serviço religioso, eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monásticas. Os professores dessas escolas tinham como missão a doutrinação dos jovens na crença, fé e rituais da igreja. Juntaram uma série de pressupostos sobre aprendizagem, ao que denominaram de "pedagogia"- a palavra, literalmente, significa "a arte e ciência de ensinar crianças" (A etimologia da palavra é grega: "paido", que significa criança, e "agogus" que significa educar). Esse modelo de educação monástico foi mantido através dos tempos até o século XX, que infelizmente veio a ser a base organizacional de todo o nosso sistema educacional.
6-A Revolução Francesa (1789) constituiu um momento privilegiado na educação institucionalizada de educação de adultos. Em Abril de 1792 foi apresentado à “Convention” o primeiro documento legal em que o poder político fala expressamente no ensino de adultos. De um dos parágrafos consta o seguinte: “ O professor dará todos os domingos uma conferência pública à qual assistirão cidadãos de toas as idades”.
7- Em 10 de Outubro de 1794 a “Convention” votou um texto pelo qual criava-se o primeiro centro de educação de adultos. Eis alguns trechos do seu articulado: “ Com a designação de Conservatório de Artes e Ofícios fundar-se-á em Paris um Centro, onde se guardarão máquinas, modelos, instrumentos, desenhos, descrições e livros de tudo o que se refira a artes e ofícios. No dito Centro explicar-se-ão a construção assim como a utilização dos instrumentos e máquinas (...) Haverá demonstrações e explicações públicas dos instrumentos e maquinarias (...) “.
8- As bases do sistema de ensino na Europa foram lançadas nos séculos XVIII e XIX, reflectindo frequentemente preocupações morais, sociais e culturais de épocas anteriores. Durante o século XIX os sistemas de ensino eram essencialmente dirigidos a uma elite, embora se reconhecesse a necessidade de assegurar, pelo menos um mínimo de instrução em graus diversos aos indivíduos destinados a tarefas normais, por motivos quer de justiça social quer de rendimento económico.
9- A adopção do ensino primário obrigatório para todos e a expansão do ensino secundário técnico e superior em finais do século XIX, e princípios do século XX, constituíram tentativas, parcialmente conseguidas, de aumentar a igualdade de oportunidades e de modificar as antigas formas e estruturas, sob o impulso da expansão das cidades, do aumento da mobilidade social da necessidade de reforçar o profissionalismo a todos os níveis de modo a responder ao desenvolvimento tecnológico.
10 -Durante o século XIX, além da implantação legal da escola primária em diversos países, instauraram-se as “classes da noite e de Domingo”, com o objectivo de atenuar a incultura reinante. Nelas alfabetizava-se e ensinava-se os rudimentos da aritmética e da gramática.
11- A Espanha, seguindo o movimento europeu e americano da época iniciou a instrução de adultos no século XIX ao nível elementar e fora do espaço escola. A lei Moyano, em 857, instituía as escolas de noite e Domingo. As igrejas, as Sociedades Económicas de Amigos do País, as associações operárias e outras entidades criaram uma série de Universidades populares, círculos de estudo, campanhas universitárias de extensão cultural, ateneus populares,...
12 -Em Portugal a primeira reforma liberal relativa ao ensino primário data de Novembro de 1836. Esta inclui a primeira referência legal ao ensino de adultos com a criação de três lições semanais nocturnas destinadas aos adultos que não pudessem assistir às aulas diurnas. Embora se tenham realizado, por iniciativa oficial, cursos nocturnos e dominicais para alfabetização de adultos durante todo o século XIX, coube à iniciativa da sociedade civil, nomeadamente de núcleos políticos específicos, o desenvolvimento dessa actividade por todo o país. Nos finais de Oitocentos ocupou lugar importante o funcionamento das escolas móveis pelo método de João de Deus.
13- Principalmente no último século, nos países mais avançados, no Norte da Europa e na América, a partir dos núcleos ligados à indústria e à agricultura, depois da II Guerra Mundial, começam a surgir os movimentos de educação de adultos. A criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1948, marca o início de uma nova fase da educação de adultos como movimento à escala mundial.

Da educação escolar...à educação de adultos

1-Quando se fala em Educação, no mundo moderno, fala-se de um instrumento teórico-prático utilizado para atingir determinados objectivo pré-estabelecidos.
2-Quando se fala de Escola, fala-se de um aparelho ideológico do Estado para que o ser humano possa aprender devidamente tudo o que a sociedade produziu, em termos cognitivos, para ser utilizado na vida.
3-Os sistemas educativos europeus foram, na sua maioria, desenvolvidos ao longo dos séculos XIX e XX pela acção dos Estados. No que respeita à missão da Escola, os objectivos incluíam a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento de competências mínimas tendencialmente para todos, nos níveis elementares, e a formação de elites com recurso a apertados sistemas de selecção e de afunilamento do acesso, nos níveis mais elevados de ensino.
4-Em sentido mais amplo a educação andou sempre ligada à ideia de preparação para a vida, quer falemos dos povos primitivos, da preparação dos jovens militares em Esparta, as escolas de cavalaria para nobres na Idade Média ou na preparação de crianças e jovens como fiéis cristãos no séc. XVI e XVII ou, ainda, simplesmente como homens no séc. XX.
5-Dentro da mesma época, o tipo de escola é determinado exactamente pelo tipo de pessoa que se quer formar.
6-O avanço das ciências verificado em todo o mundo, sobretudo na segunda metade do século XX, nos anos que se seguiram à II Grande Guerra, fez com que as escolas de preparação profissional ganhassem importância e projecção. Isso permitiu-lhes conquistar um lugar destacado ao lado de outras tradicionalmente mais cotadas o que se reflectiu numa certa rivalidade entre os liceus e as escolas técnicas; se uns se escudavam no prestígio que vinha de séculos, os outros baseavam-se nas exigências actuais, que dia a dia se tornavam mais prementes.
7-Uma das soluções encontradas pela reforma de 1948 para dar resposta ao constante aumento da procura do ensino técnico profissional, foi a criação de Escolas Técnicas
8-A Escola Técnica constituiu um novo paradigma pedagógico, não apenas pela estrutura curricular que a sustentava, mas também pelos novos princípios pedagógicos que lhe estavam subjacentes.
9-Será que a educação escolar prepara para a vida?
10-A preparação para a vida tende a ser considerada no sentido de fornecer aos jovens a capacidade de resolver os desafios da vida adulta no que respeita à produção e consumo.
11-Toda a educação escolar, e mais concretamente a nível médio e a nível superior é um processo de formação profissional.Depois de receber o diploma encontra-se realmente preparado para exercer a sua profissão durante toda a vida?
12- A meio do século XX observa-se uma aceleração a nível científico,as necessidadees de adaptação a um mundo novo e inédito, para o qual não estávamos preparados, passa a exigir de todos um esforço aturado de reflexão, estudo e educação para toda a vida.
13- A Educação jamais poderá preparar para a Vida mas terá de redimensionar-se em função dela.

Sobre a Educação Nova

1-Poder-se-ia, remontando ao passado, encontrar antepassados longínquos da Educação Nova até mesmo na Antiguidade, com o método socrático que pretendia que os indivíduos buscassem a verdade pelos seus próprios meios.
2-A Educação Nova nasceu primeiramente da intenção e da acção individual de pioneiros que sentiam profundamente as deficiências da educação estabelecida, ou as novas necessidades de um mundo mais justo, mais humano, em que todos os indivíduos teriam direito a desenvolver plenamente todas as suas potencialidades. A infância e a juventude teriam um verdadeiro lugar e não esse estado de adultos incompletos, inteiramente dependentes, submetidos à autoridade absoluta, à obediência servil que talvez conviesse à civilização passada mas que deixou de ser apanágio de uma sociedade democrática, feita de liberdade, de responsabilidade e de disciplina consentida.
3-Sempre houve na história da pedagogia movimentos inovadores que trataram de reformar a educação existente.
Mas houve que chegar ao nosso tempo para que essa educação inovadora adquirisse todo o seu significado, e se desenvolvesse não já com personalidades isoladas, individuais, mas em forma de tendências e correntes gerais.
4-O seu principal inspirador foi Jean-Jaques Rousseau.
A sua obra Émile, «romance pedagógico» terá sido a origem desta visão profética do que seria a psicologia da criança, do ser em evolução.
Émile foi a obra que determinou a reviravolta histórica nas concepções da educação, na atitude em relação à criança.
Conhece-se bem o sucesso universal desse livro, que valeu ao seu autor ser condenado ao exílio em Genéve.
5-Criação das primeiras escolas novas na Europa e na América, entre 1889 e 1900.
Formulação das novas ideias ou teorias da educação nova baseadas no pragmatismo de John Dewey.
Criação e publicação dos primeiros métodos activos, entre 1907 e 1918.
Difusão, consolidação e oficialização das ideias e métodos da educação nova, que vai de 1918 aos nossos dias.
6-Na evolução histórica dos métodos da educação nova caminhou-se do aspecto individual para o aspecto colectivo e social.
Métodos de trabalho individual: Montessori
Métodos de trabalho individual - colectivo : Decroly,
Métodos de trabalho colectivo: Freinet.
Métodos de trabalho por grupos: Cousinet,
7-Nalguns países a educação nova recebeu o nome de «Educação Progressiva». Talvez essa designação exprima melhor o seu profundo significado histórico, na condição de não se perder de vista a sua intenção democrática e social e de continuar a servir-se dos novos conhecimentos e processos que a história é fértil em lhe trazer e, em particular, hoje, os dados fornecidos pela psicologia, pela sociologia e pela ciência pedagógica tomada no seu conjunto.
8-

Sobre a Educação Tradicional

O termo tradicional ( do latim tradere – transmitir) quando aplicado à educação pode ter três significados, relativamente:
Ao processo – transmissão activa de conhecimentos em oposição à construção activa de conhecimentos pelo aluno
Ao conteúdo – recorre à utilização da tradição constituída relativa ao património cultural em oposição ao recurso a materiais mais modernos
Métodos – recorre a metodologias mais antigas
Defende o princípio da transmissão como suporte da acção educativa
Tem como objectivo conduzir o aluno ao contacto com as grandes realizações da humanidade, as obras primas da literatura e das artes. Estas realizações constituirão modelos a seguir.
A preocupação com a transmissão das experiências mais antigas leva a que as situações educativas sejam centradas no educador.
O mestre expõe e prescreve tarefas a um aluno que escuta a exposição e reproduz o mestre.
O educador é o centro único de iniciativas e o aluno é receptáculo de saberes estáticos
O objecto de estudo são os conteúdos culturais (tradição) fixados nas obras
Os conteúdos culturais devem ser transmitidos de geração em geração
A acção educativa deve proporcionar o conhecimento de grandes modelos que leve o aluno a sonhar com o “homem” superior

Programa de Educação de Adulto I - Ano lectivo 2009/10

UNIVERSIDADE DO ALGARVE

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL - 1.º CICLO

PROGRAMA

Unidade Curricular: Educação de Adultos I
Área Científica: Políticas Sócio-Educativas
Ano: 2; Semestre: 1º; Créditos ECTS: 6 ;
Tempo Trabalho Total (horas) :168 h
Professor responsável: Joaquim Matias Pastagal do Arco

1.Introdução
A disciplina de Educação de Adultos I é uma disciplina semestral, com uma carga horária de 3 horas semanais, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Comunitário que se pretende formar, um técnico polivalente apto a agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.

2.Objectivos
2.1.Objectivos Gerais
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade
- Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal.
- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos.
-Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso.
-Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas.
2.2. Objectivos específicos.
-Dominar o conceito de educação de adultos.
- Tomar consciência da dimensão dos problemas que afectam a situação educativa das pessoas adultas.
- Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana.
-Caracterizar modos de acção educativa com adultos.
-Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas.
-Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo.
-Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas.
- Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas ao longo do processo de formação.
3.Competências a desenvolver
3.1.Instrumentais
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade.
-Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal.
-Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos.
-Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso.
-Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas.
3.2.Interpessoais
-Desenvolver o sentido crítico e reflexivo.
- Desenvolver capacidades comunicativas.
-Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana.
-Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas.
3.3.Sistémicas
-Ser capaz de mobilizar conhecimentos relacionados com a educação de adultos.
-Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo.
-Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas.
-Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas durante o processo de formação.
4.Conteúdos Programáticos
1- Conceito de educação de adultos.
2-Educação Nova e as Reformas Escolares na Europa Contemporânea.
3-A Crise da Educação Escolar.
4-Da Educação Escolar à Educação de Adultos.
5-Âmbito e Enquadramento conceptual da Educação de Adultos.
6-Contributos de Paulo Freire para o desenvolvimento da Educação de Adultos.
7-Educação de Adultos e Educação Popular.
8-Diferentes leituras de políticas de Educação de Adultos.
9- Percurso cronológico da evolução do conceito de Educação de Adultos.
10. A Educação de Adultos no Algarve.

5.Estratégias
-Exposição oral
- Trabalho individual
- Análise e discussão de textos
- Trabalho de grupo
- Visionamento de vídeos
- Role Play
Comunicações
- Debates

6.Tempo de Trabalho (horas):
Tempo de horas de Contacto
T – 15 h ; TP – 30 h; OT- 6
Tempo de Trabalho Total do Estudante: 168
6.Avaliação
- Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito das aulas práticas. (Peso 2).
- Trabalho Individual: Recensão crítica sobre um dos pontos do Programa
(Peso 3).
c) Comunicação oral do T.I. (Peso 1)
c)- Teste sobre o programa da disciplina. (Peso 4).
7. Resultados esperados
A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Social que se pretende formar, um técnico polivalente, conhecedor dos diferentes domínios da educação de adultos, capacitado para agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES


Semanas Actividades
1ª Apresentação do programa;Discussão do processo de avaliação
2ª Conteúdo 1
3ª Conteúdo 2
4ª Conteúdo 3
5ª Conteúdo 4
6ª Conteúdo 4
7ª Conteúdo 5
8ª Conteúdo 6
9ª Conteúdo 7
10ª Conteúdo 8
11ª Conteúdo 9
12ª Conteúdo 10 e 11
13ª workshop
14ª Teste de avaliação
15ª Avaliação da disciplina



8.Bibliografia
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2009-10-17

A semana que passou...

Duas notas positivas

" Na 5ªfeira, por volta do meio-dia, estava no gabinete a ultimar umas tarefas quando recebi um telefonema do Serviço de Sangue do HDF. Precisavam urgentemente do meu tipo de sangue. Nem hesitei, dirigi-me de imediato para o Hospital Distrital de Faro. Surpresa das surpresas, um espaço que conhecia há cerca de 20 anos, tempo que tenho como dador, havia sofrido uma alteração a nível físico que transformava um espaço deprimente,num espaço bem mais agradável para quem se dirige a estes serviços. Não houve ampliação, não houve grandes obras, houve uma reformulação do mesmo espaço que deu nova vida ao Serviço de Sangue. Alguém estará de parabéns. Isto prova que basta, por vezes, criatividade e bom senso para laterar ambinetes deprimetes em ambientes mais acolhedores. O ambiente físico não será determinante para quem se voluntaria para dar sangue, o importante é "passar" este precioso líquido a quem precisa...agora que as condições importam do ponto de vista de quem é dador, disso não tenho dúvidas"

" Ontem 6ª feira tive uma reunião de trabalho no Centro Comunitário 28 de Setembro, em Olhão.Fiquei encantado com o espaço físico que induz a uma nova concepção de centro comunitário. Nova concepção se comparar com a maioria dos centros comunitários da região. De facto este Centro Comunitário não irá só servir população idosa, está preparado para atender a comunidade. Neste momento já tem sala de estudo para crianças, tem sala equipada para curso de computadores, tem cabeleireira para as senhoras do bairro e não só, a preços muito convidativos, tem projectos para jovens do bairro. Tem, sobretudo, uma filosofia de intervenção que irá diferenciar positivamente este Centro.
Vamos lá ter três alunas em práticas que serão supervisnadas pela Drª Silvana, uma licenciada em Serviço Social, formada no Brasil e com experiência de trabalho com meninos de rua e em projectos de acção comunitária. Uma agradável supresa e uma mais valia para o Centro Comunitário.
Lamentável terá sido a atitude da segurança social que não tem respeitado os compromissos financeiros com esta Instituição, ao ponto de arriscar a viabilização deste projecto social que serve um bairro carenciado. Vamos desejar que a situação se regularize rapidamente.
Parabéns à Cruz Vermelha de Olhão