1-Quando se fala em Educação, no mundo moderno, fala-se de um instrumento teórico-prático utilizado para atingir determinados objectivo pré-estabelecidos.
2-Quando se fala de Escola, fala-se de um aparelho ideológico do Estado para que o ser humano possa aprender devidamente tudo o que a sociedade produziu, em termos cognitivos, para ser utilizado na vida.
3-Os sistemas educativos europeus foram, na sua maioria, desenvolvidos ao longo dos séculos XIX e XX pela acção dos Estados. No que respeita à missão da Escola, os objectivos incluíam a transmissão de conhecimentos e o desenvolvimento de competências mínimas tendencialmente para todos, nos níveis elementares, e a formação de elites com recurso a apertados sistemas de selecção e de afunilamento do acesso, nos níveis mais elevados de ensino.
4-Em sentido mais amplo a educação andou sempre ligada à ideia de preparação para a vida, quer falemos dos povos primitivos, da preparação dos jovens militares em Esparta, as escolas de cavalaria para nobres na Idade Média ou na preparação de crianças e jovens como fiéis cristãos no séc. XVI e XVII ou, ainda, simplesmente como homens no séc. XX.
5-Dentro da mesma época, o tipo de escola é determinado exactamente pelo tipo de pessoa que se quer formar.
6-O avanço das ciências verificado em todo o mundo, sobretudo na segunda metade do século XX, nos anos que se seguiram à II Grande Guerra, fez com que as escolas de preparação profissional ganhassem importância e projecção. Isso permitiu-lhes conquistar um lugar destacado ao lado de outras tradicionalmente mais cotadas o que se reflectiu numa certa rivalidade entre os liceus e as escolas técnicas; se uns se escudavam no prestígio que vinha de séculos, os outros baseavam-se nas exigências actuais, que dia a dia se tornavam mais prementes.
7-Uma das soluções encontradas pela reforma de 1948 para dar resposta ao constante aumento da procura do ensino técnico profissional, foi a criação de Escolas Técnicas
8-A Escola Técnica constituiu um novo paradigma pedagógico, não apenas pela estrutura curricular que a sustentava, mas também pelos novos princípios pedagógicos que lhe estavam subjacentes.
9-Será que a educação escolar prepara para a vida?
10-A preparação para a vida tende a ser considerada no sentido de fornecer aos jovens a capacidade de resolver os desafios da vida adulta no que respeita à produção e consumo.
11-Toda a educação escolar, e mais concretamente a nível médio e a nível superior é um processo de formação profissional.Depois de receber o diploma encontra-se realmente preparado para exercer a sua profissão durante toda a vida?
12- A meio do século XX observa-se uma aceleração a nível científico,as necessidadees de adaptação a um mundo novo e inédito, para o qual não estávamos preparados, passa a exigir de todos um esforço aturado de reflexão, estudo e educação para toda a vida.
13- A Educação jamais poderá preparar para a Vida mas terá de redimensionar-se em função dela.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário