2009-10-30

Sobre a Educação Tradicional

O termo tradicional ( do latim tradere – transmitir) quando aplicado à educação pode ter três significados, relativamente:
Ao processo – transmissão activa de conhecimentos em oposição à construção activa de conhecimentos pelo aluno
Ao conteúdo – recorre à utilização da tradição constituída relativa ao património cultural em oposição ao recurso a materiais mais modernos
Métodos – recorre a metodologias mais antigas
Defende o princípio da transmissão como suporte da acção educativa
Tem como objectivo conduzir o aluno ao contacto com as grandes realizações da humanidade, as obras primas da literatura e das artes. Estas realizações constituirão modelos a seguir.
A preocupação com a transmissão das experiências mais antigas leva a que as situações educativas sejam centradas no educador.
O mestre expõe e prescreve tarefas a um aluno que escuta a exposição e reproduz o mestre.
O educador é o centro único de iniciativas e o aluno é receptáculo de saberes estáticos
O objecto de estudo são os conteúdos culturais (tradição) fixados nas obras
Os conteúdos culturais devem ser transmitidos de geração em geração
A acção educativa deve proporcionar o conhecimento de grandes modelos que leve o aluno a sonhar com o “homem” superior

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