2009-10-30

Evolução do conceito de educação de adultos

Parte I

1-A Educação de Adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, apesar de só, recentemente, ser objecto de Estudo e ser adoptado como subsistema educativo. Em sentido amplo podemos dizer que a educação de adultos existe desde o tempo dos povos primitivos, da recitação dos mitos, evoluindo na proclamação das leis nas civilizações antigas, nas manifestações desportivas e culturais na Grécia antiga e em Roma e todo o tipo de manifestações de cultura popular que têm ocorrido ao longo dos séculos.
2-Por exemplo, a nossa herança cristã com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, bastantes exemplos de educação de adultos através dos patriarcas, sacerdotes e do próprio Jesus Cristo. Segundo parece, Jesus Cristo terá sido, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos, uma vez que educava tanto analfabetos, como letrados ou doutores e terá conseguido, segundo se diz, conseguir resultados que até hoje continua transformando pessoas no mundo inteiro com a sua mensagem. Diz-se que Cristo sempre usou parábolas para provocar a reflexão e acção nos seus seguidores a respeito dos princípios dos seus ensinamentos. Os seus discípulos eram desafiados, constantemente, a reflectir sobre a sua mensagem para poder perceber o seu significado.
3- Outros na antiguidade, como Confúcio na China, Aristóteles, Sócrates e Platão na Grécia antiga, Cícero na antiga Roma, também terão sido educadores de adultos. A percepção desses grandes pensadores quanto à EDUCAÇÃO, era de que A APRENDIZAGEM é um processo de questionamento e não de passiva recepção de conteúdos transmitidos. Por isso, as suas técnicas educacionais desafiava os aprendizes/educandos para a reflexão, para o questionamento, para resposta a problemas colocados.
4-Os gregos, por sua vez, inventaram o que se chamou Diálogo de Sócrates, no qual o líder, ou algum outro membro de grupo, apresenta o seu pensamento e experiência para, a partir daí, os educandos procurarem encontrar solução para um determinado assunto. Os romanos, por outro lado, foram mais confrontadores, usavam desafios para forçar os membros de um grupo a tomar posição em defesa própria.
5- No começo do século VII, foram iniciadas na Europa, escolas cujo objectivo era preparar jovens rapazes para o serviço religioso, eram as conhecidas Catedrais ou Escolas Monásticas. Os professores dessas escolas tinham como missão a doutrinação dos jovens na crença, fé e rituais da igreja. Juntaram uma série de pressupostos sobre aprendizagem, ao que denominaram de "pedagogia"- a palavra, literalmente, significa "a arte e ciência de ensinar crianças" (A etimologia da palavra é grega: "paido", que significa criança, e "agogus" que significa educar). Esse modelo de educação monástico foi mantido através dos tempos até o século XX, que infelizmente veio a ser a base organizacional de todo o nosso sistema educacional.
6-A Revolução Francesa (1789) constituiu um momento privilegiado na educação institucionalizada de educação de adultos. Em Abril de 1792 foi apresentado à “Convention” o primeiro documento legal em que o poder político fala expressamente no ensino de adultos. De um dos parágrafos consta o seguinte: “ O professor dará todos os domingos uma conferência pública à qual assistirão cidadãos de toas as idades”.
7- Em 10 de Outubro de 1794 a “Convention” votou um texto pelo qual criava-se o primeiro centro de educação de adultos. Eis alguns trechos do seu articulado: “ Com a designação de Conservatório de Artes e Ofícios fundar-se-á em Paris um Centro, onde se guardarão máquinas, modelos, instrumentos, desenhos, descrições e livros de tudo o que se refira a artes e ofícios. No dito Centro explicar-se-ão a construção assim como a utilização dos instrumentos e máquinas (...) Haverá demonstrações e explicações públicas dos instrumentos e maquinarias (...) “.
8- As bases do sistema de ensino na Europa foram lançadas nos séculos XVIII e XIX, reflectindo frequentemente preocupações morais, sociais e culturais de épocas anteriores. Durante o século XIX os sistemas de ensino eram essencialmente dirigidos a uma elite, embora se reconhecesse a necessidade de assegurar, pelo menos um mínimo de instrução em graus diversos aos indivíduos destinados a tarefas normais, por motivos quer de justiça social quer de rendimento económico.
9- A adopção do ensino primário obrigatório para todos e a expansão do ensino secundário técnico e superior em finais do século XIX, e princípios do século XX, constituíram tentativas, parcialmente conseguidas, de aumentar a igualdade de oportunidades e de modificar as antigas formas e estruturas, sob o impulso da expansão das cidades, do aumento da mobilidade social da necessidade de reforçar o profissionalismo a todos os níveis de modo a responder ao desenvolvimento tecnológico.
10 -Durante o século XIX, além da implantação legal da escola primária em diversos países, instauraram-se as “classes da noite e de Domingo”, com o objectivo de atenuar a incultura reinante. Nelas alfabetizava-se e ensinava-se os rudimentos da aritmética e da gramática.
11- A Espanha, seguindo o movimento europeu e americano da época iniciou a instrução de adultos no século XIX ao nível elementar e fora do espaço escola. A lei Moyano, em 857, instituía as escolas de noite e Domingo. As igrejas, as Sociedades Económicas de Amigos do País, as associações operárias e outras entidades criaram uma série de Universidades populares, círculos de estudo, campanhas universitárias de extensão cultural, ateneus populares,...
12 -Em Portugal a primeira reforma liberal relativa ao ensino primário data de Novembro de 1836. Esta inclui a primeira referência legal ao ensino de adultos com a criação de três lições semanais nocturnas destinadas aos adultos que não pudessem assistir às aulas diurnas. Embora se tenham realizado, por iniciativa oficial, cursos nocturnos e dominicais para alfabetização de adultos durante todo o século XIX, coube à iniciativa da sociedade civil, nomeadamente de núcleos políticos específicos, o desenvolvimento dessa actividade por todo o país. Nos finais de Oitocentos ocupou lugar importante o funcionamento das escolas móveis pelo método de João de Deus.
13- Principalmente no último século, nos países mais avançados, no Norte da Europa e na América, a partir dos núcleos ligados à indústria e à agricultura, depois da II Guerra Mundial, começam a surgir os movimentos de educação de adultos. A criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1948, marca o início de uma nova fase da educação de adultos como movimento à escala mundial.

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