2009-10-30

Sobre a Educação Nova

1-Poder-se-ia, remontando ao passado, encontrar antepassados longínquos da Educação Nova até mesmo na Antiguidade, com o método socrático que pretendia que os indivíduos buscassem a verdade pelos seus próprios meios.
2-A Educação Nova nasceu primeiramente da intenção e da acção individual de pioneiros que sentiam profundamente as deficiências da educação estabelecida, ou as novas necessidades de um mundo mais justo, mais humano, em que todos os indivíduos teriam direito a desenvolver plenamente todas as suas potencialidades. A infância e a juventude teriam um verdadeiro lugar e não esse estado de adultos incompletos, inteiramente dependentes, submetidos à autoridade absoluta, à obediência servil que talvez conviesse à civilização passada mas que deixou de ser apanágio de uma sociedade democrática, feita de liberdade, de responsabilidade e de disciplina consentida.
3-Sempre houve na história da pedagogia movimentos inovadores que trataram de reformar a educação existente.
Mas houve que chegar ao nosso tempo para que essa educação inovadora adquirisse todo o seu significado, e se desenvolvesse não já com personalidades isoladas, individuais, mas em forma de tendências e correntes gerais.
4-O seu principal inspirador foi Jean-Jaques Rousseau.
A sua obra Émile, «romance pedagógico» terá sido a origem desta visão profética do que seria a psicologia da criança, do ser em evolução.
Émile foi a obra que determinou a reviravolta histórica nas concepções da educação, na atitude em relação à criança.
Conhece-se bem o sucesso universal desse livro, que valeu ao seu autor ser condenado ao exílio em Genéve.
5-Criação das primeiras escolas novas na Europa e na América, entre 1889 e 1900.
Formulação das novas ideias ou teorias da educação nova baseadas no pragmatismo de John Dewey.
Criação e publicação dos primeiros métodos activos, entre 1907 e 1918.
Difusão, consolidação e oficialização das ideias e métodos da educação nova, que vai de 1918 aos nossos dias.
6-Na evolução histórica dos métodos da educação nova caminhou-se do aspecto individual para o aspecto colectivo e social.
Métodos de trabalho individual: Montessori
Métodos de trabalho individual - colectivo : Decroly,
Métodos de trabalho colectivo: Freinet.
Métodos de trabalho por grupos: Cousinet,
7-Nalguns países a educação nova recebeu o nome de «Educação Progressiva». Talvez essa designação exprima melhor o seu profundo significado histórico, na condição de não se perder de vista a sua intenção democrática e social e de continuar a servir-se dos novos conhecimentos e processos que a história é fértil em lhe trazer e, em particular, hoje, os dados fornecidos pela psicologia, pela sociologia e pela ciência pedagógica tomada no seu conjunto.
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