2010-04-06

Comentário individual ao vídeo "Chimamanda Adichie"

No vídeo “ O PERIGO DA HISTORIA ÚNICA” são-nos apresentados vários relatos de acontecimentos da escritora Chimamanda Adichie ao longo do seu percurso de vida. A escritora remete-nos para uma profunda reflexão acerca das histórias de vida dos povos de alguns países e das ideias erradas que muitas vezes interiorizamos por ignorância e influência dos mass média. Ela fala-nos dos preconceitos e estereótipos criados á volta de países, nações, comunidades e até de pessoas por falta de informação e por manipulação dos média.
De facto quem de nós já não cometeu o erro de se referir a algo ou alguém por algum aspecto negativo que foi destacado de alguma forma?... Infelizmente parece que vivemos num mundo em que os feitos negativos se destacam sempre mais que os positivos. Na verdade ninguém pode ser limitado a um acontecimento, fase ou aspecto da vida.
Os seres humanos são inacabados, produto de várias experiências e interacções que até á morte nos vão proporcionando mudanças a vários níveis. O vídeo é lindíssimo e simples, teve em mim um efeito de reflexão que fui capaz de transportar a variados aspectos das minhas relações pessoais, profissionais, familiares e até a forma de ver o mundo.
Também eu tenho por vezes a tendência de generalizar povos grupos e pessoas, colocando-lhes rótulos mesmo sabendo que não existem pessoas iguais e que esse aspecto constitui das maiores riquezas da vida “ a diversidade”, pois permite-nos partilhar experiências, visões e perceber os diferentes propósitos.

Carla Rabaçal nº 37999

Sem comentários: