2008-05-02

Projecto Solidário para a Animação Cidadã

Algumas reflexões sobre a sessão nº 7 de 24 de Abril


É de se salientar que o Mercado Social excedeu as minhas expectativas, foi bastante animado, houve um grande espírito de equipa, entreajuda, simplesmente um grande espírito de solidariedade, visto que quando uns não tinham dinheiro para comprar algumas coisas, os que tinham mais “emprestavam” aos outros. Apesar de ser necessário alinhar alguns alicerces, acredito que no nosso próximo Mercado Social vai correr ainda melhor e sem falhas. Aliás, foi sem dúvida fenomenal. Obrigado mais uma vez por esta oportunidade única.
Sophie


A aula do dia 24 de Abril foi extremamente gratificante, pelo que foi muito diferente das outras aulas de projecto solidário, foi realizado um mercado social. Neste mercado solidário fizemos o papel de prossumidor (Produtor + consumidor) em que cada um devia trazer um bem ou fazer um serviço, por exemplo: bolos, sumos, artesanato, massagens, manicure, tocar guitarra, etc , ou seja, o seu objectivo era a troca de bens e serviços através da moeda sol. Um pedaço de bolo chocolate valia 1 sol, uma aula para aprender a tocar guitarra 2 sol e por ai. Com esta troca, percebemos como as pessoas utilizam o dinheiro e as consequências que este teria se fosse mais distribuído aos favorecidos do que aos desfavorecidos, uns teriam muito e outros nada. Na minha opinião este mercado solidário correu muito bem, apesar que para a próxima é necessário fazer algumas rectificações como por.ex: os serviços devem fazer marcações prévias e com intervalos intercalados nas mesmas para que também possam usufruir das trocas, como também a melhoria da devisão do espaço, para que todos tenham um espaço adequado para a sua banca. De resto, todos se divertiram, houve risota, inter-ajuda e muito convivio.
Patrícia Populaire



Na aula do dia 24 de Abril de projecto solidario para a animação cidadã, a turma organizou um mercado social. Ao contrário das minhas espectativas, esta actividade foi interesante e serviu acima de tudo para a turma se conhecer melhor e fugir um pouco a monotonia das aulas e dos convivios de recurso que os intervalos nos proporcionam. Este mercado, tinha como objectivo a troca directa de bens e serviços, proporcionando-nos ser “Prossumidores”, ou seja, produtores e consumidores ao mesmo tempo. Apesar das assimetrias em relação aos produtos que umas e outras dispunham o mercado, na minha opinião, teve nota positiva. Apesar que para o proximo mercado há pontos que têm que ser rectificados, tais como: a divisão do espaço, que terá de ser mais organizado e melhor distribuído, os serviços têm de fazer uma lista de marcação antecipadamente e intervalos entre estas, para que, não aconteça que, a pessoa que esta a disponibilizar os seus serviços nao possa usufruir do mercado e a quantia de “sois”, moeda do mercado, tera de ser melhor pensada em relação a quantidade de serviços e bancas que existem.
Apesar destas rectificações, o mercado foi extremamente conclusivo, no que diz respeito, à forma como as pessoas gastam o seu dinheiro e o significado que este tem para elas. O dinheiro é visto como algo aliciante, fonte de concretização de alguns sonhos, e não, como algo que nos permite comprar bens essencias de sobrevivência. O dinheiro hoje, é acumuldo por uns e não distribuido para todos igualmente. Se o dinheiro estivesse distribuido, as desigualdades com as quais nos deparamos em pleno seculo vinte e um, acréscimo dos pobres e aumento da riqueza por parte dos ricos, seriam muito menores, e com certeza, o combate a fome e ás más condições de vida estariam ao alcamçe de qualquer ser, fosse ele de uma pais desenvolvido ou em vias de desenvolvimento. Com o projecto a chegar ao fim, sinto que por muitas horas teóricas de formação que tivemos, muitas coisas ficaram por dizer e estas aulas foram insuficientes, para termos a verdadeira noção deste mesmo projecto solidario.
Cátia Carvalho


Para mim esta foi uma das melhores aulas ao longo desta formação, talvez por ter sido uma experimentação de um tema que já nos tinha sido falado. Nesta aula fizemos o nosso mercado social, que tinha uma moeda social chamada sol. No inicio tivemos a organizar as barraquinhas e a decorá-las , depois antes de iniciarmos o mercado reunimo-nos numa roda e quem tinha uma rosa na mão tinha que falar sobre o bem ou serviço que tinha trazido para o mercado e falar das expectativas que tinha para este mercado. No nosso mercado tivemos alguma variedade desde: bolos, fondue de frutas e chocolate, sumos, laranjas e limões, coisas muito interessantes de artesanato como por exemplo: conchas, marcadores, caixinhas, porta-chaves com conchas, postais… Também tivemos alguns serviços como massagens, depilações, maquilhagem, esticar o cabelo, manicure e também havia o serviço de ensinar a tocar guitarra. Acho que o balanço geral do mercado social foi positivo, pois acho que toda a gente se divertiu e houve muita inter ajuda entre todos, quando por exemplo: alguém não tinha sois pa comprar algum bem ou serviço pedia emprestado a um colega que tinha ou também quando os colegas dos serviços ainda não tinham desfrutado do mercado e pessoas que não pertenciam aquela barraca foram para lá ajudar. Acho que através deste mercado interagimos muito uns com os outros, partilhamos coisas juntos e descobrimos coisas que os colegas sabem fazer que não fazíamos ideia. Eu achei esta experimentação importante, porque nos deu uma ideia mais forte do que se trata de um “mercado solidário”, já temos uma ideia de como se faz e futuramente, quando for organizado outro mercado, já sabemos quais os erros que houveram neste mercado e tentamos que os mesmos erros não aconteçam num próximo mercado. A disposição das barracas e a desorganização das marcações nos serviços, foram alguns erros que têm que ser corrigidos num próximo mercado, porque houve pessoas de alguns serviços que com a quantidade de pessoas que tinham e não terem feito marcações com intervalos de tempo para desfrutarem do mercado, acumularam muitos sóis e quando conseguiram no final ir ver a feira, já não tinham bens para comprar e os serviços estavam com listas de esperas intensas. No geral, penso que a maioria das pessoas divertiram-se no mercado , cada um deu um bocadinho de si ao outro com aquilo que sabia, partilhamos espaços e sorrisos e espero que haja um próximo “ Mercado Social”.

Tatiana Alexandra Jesus Benjamim


O tema desta aula, foi sem dúvida, o “Mercado Social”. Pois quando entramos na aula começamos logo por organizar a nossa banca. De seguida, fizemos um pequeno joga com uma rosa, que ia passando por todos nós, na qual nós divulgávamos os nossos produtos e também os nossos companheiros de banca. Foi-nos entregue os (sol), para que possamos comprara produtos nas outras bancas. E começamos o nosso “Mercado Social”, o que foi bastante interessante e muito divertido, pois houve um grande espírito de equipa. No final da aula fixemos um balanço final do nosso “Mercado Social”. Esta aula foi sem duvida uma das mais produtivas, pois como a aula foi pratica ajudou-nos a perceber melhor como funciona um Mercado Social e qual o seu objectivo.
E acabamos por nos divertirmos todos uns com os outros, pois houve um grande espírito de equipa o que tornou a aula muito agradável. Também deu para nos conhecermos melhor uns aos outros e ficarmos a saber o que cada um faz de melhor.
Filomena Aleixo

O mercado foi muito interessante na medida em que foi giro participar. Deu para descobrir e ficarmos a conhecer-nos melhor. A interacção num contexto diferente da aula é muito mais interessante e positivo porque nos permite estabelecer laços mais estreitos. As bancas mais utilizadas ou pelo menos que deram mais nas vistas foram as de maquilhagem, unhas e cabelos e foi muito divertido porque foi como “brincadeira de meninas” onde nos divertimos imenso. Achei uma iniciativa interessante e divertida e como tal concordo com a ideia de alargar a um nível mais abrangente da comunidade escolar. Em termos críticos a minha banca não foi das mais criativas, fomos pouco criativas mas foi por impossibilidade de recursos. A máquina de sumos que era suposto utilizarmos não foi possível arranjar e como tal tivemos de nos desenrascar de outra maneira á ultima da hora. Não achei justo para nós que os comentários ou críticas acerca do que fizemos tivesse sido discutido assim que saímos porque o que deu a entender foi que o “falar nas costas” e acabamos por saber das críticas posteriormente por colegas em vez de pelas formadoras, coisa que não achei correcto até porque pedimos licença para sair um pouco antes do fim da aula e como tal nessa altura poderia-nos ser feito qualquer comentário que houvesse para fazer. Não sei o que foi ou não dito mas a forma como as coisas posteriormente nos chegaram não foram as melhores e como tal deixo aqui expresso o meu desagrado pela situação.
Raquel Roxo

No âmbito da formação que temos tido ao longo das últimas semanas, realizámos um pequeno mercado solidário, o qual atribuímos o nome de “ Mercado Social “. Na minha opinião este mercado foi bastante positivo porque para além de interagirmos com todos os colegas da turma e de conhecermo-nos melhor uns aos outros, conseguimos por em prática tudo o que havíamos aprendido. Assim, conseguimos ter uma perspectiva de uma actividade que pode ser posta em prática no nosso futuro profissional. Houve alguns aspectos menos bons como a marcação dos serviços e o facto de existir muita moeda para a quantidade de artigos que existia no mercado.
O facto das marcações não serem bem organizadas, levou a que as/os colegas que estavam nessas secções não pudessem aproveitar e consumir o que existia no resto das bancas. Por outro lado, com tanta moeda em circulação consumiu-se tudo de imediato, não houve uma responsabilidade e uma preocupação em poupar para o que realmente era necessário. Ainda bem que esta ideia não foi posta em prática fora da sala, porque se tal tivesse acontecido acho que não seria tão bem sucedida. Este tipo de actividades tem de ser muito bem organizado para que os serviços sejam bem aproveitados e não exista um consumo excessivo de bens. No final da aula, fizemos um balanço de todo o mercado onde aprendemos como poderíamos melhorar a organização. A lia e a Priscila foram muito prestáveis em disponibilizar-se para nos ajudar neste tipo de iniciativas e espero que façam muita falta para o futuro.

Susana Ribeiro


Na 7ªsessao de opção II: Projecto Solidário para a Animação Cidadã, realizada no dia 24 de Abril, foi o dia em que realizamos o nosso Mercado Solidário denominado por nós como Mercado Social.
Primeiramente arrumámos a sala para que todas as bancas tivessem o seu espaço e estas pudessem estar organizadas de acordo com o seu bem ou serviço. Seguidamente, para dar inicio ao mercado em si, foi formada uma roda com todos os elementos, onde cada um falou um pouco, primeiro disse o que levava para aquele mercado e depois quais as suas expectativas em relação ao mesmo. No meu ponto de vista, o mercado foi bastante rico pois possuía uma grande diversidade tanto de bens como de serviços. Podíamos encontrar desde massagem, a esteticista, artesanato, salgados e doçaria, entre outros. Durante toda a tarde predominou o convívio, a partilha, o trabalho de equipa, o espírito de entreajuda e a solidariedade entre todos.
Para mim, esta foi uma tarde muito importante não apenas porque pudemos pôr em prática uma actividade e que a conseguimos cumprir, mas também porque foi uma maneira de unir a turma, de interagirmos uns com os outros e de conhecer um pouco melhor os nossos colegas, tanto na sua maneira de ser, como as suas habilidades e gostos. No final do mercado social, voltámos a reunirmo-nos numa roda e falámos um pouco da nossa experiencia. A Priscila focou alguns aspectos mais relevantes. Para mim, este mercado social foi importante, pois a turma possui alguns grupos formados e alguns preconceitos em relação a certos elementos e esta foi uma forma de união, de diálogo e de convívio entre todos. Tenho alguma pena que a turma não tenha participado toda nesta actividade, pois ainda se pode verificar alguma desunião, de falta de vontade e de espírito de grupo dentro da nossa turma, o que, no meu ponto de vista é algo grave, uma vez que, enquanto futuros educadores sociais devíamos começar por ter um ambiente saudável na nossa turma, já que esta devia ser a base do nosso comportamento social, ou seja, devíamos começar por socializar e por criar laços dentro da turma em vez de criar inimizades e ter comportamentos infantis e desnecessários!

Rute Ricardo


No dia 24 de Abril, na aula de Projecto Solidariedade Cidadã (7ª sessão), foi posto em prática a organização do “nosso” Mercado Solidário, que teve como nome o Mercado Social, e a moeda, para se exercer as trocas, tinha como nome Sol, em que esta por sua vez só teve valor para o “Mercado Solidário”. Inicialmente, e antes da abertura do Mercado Social, as formadoras falaram – nos sobre o que íamos fazer em concreto no mercado, e numa roda cada um de nós mencionou o que trouxe, e dixe quais eram as expectativas, relativamente à sua participação no Mercado. E também, antes de termos iniciado o Mercado foi – nos entregue a cada um de nós 9 sois, (moeda) para podermos executar a troca, de bens ou serviços entre os outros prossumidores, (produtor – consumidor), ou seja, os prossumidores eram os colegas da turma, que participaram no Mercado, onde cada um trouxe um produto/bens de serviço, sendo estes mesmos produtos executados por nós próprios. Posto isto, “abrimos” o Mercado Social, iniciando assim as trocas, utilizando a moeda Sol. No fim do mercado, juntamo – nos todos à roda, e demos a nossa opinião relativamente ao Mercado, o que achamos, o que aprendemos, assim como o que temos que mudar se voltarmos a realizar um novo Mercado Solidário, pois como sabemos é através das críticas, sendo estas construtivas, que iremos melhorar o que “está mal”, para num futuro não acontecerem esses mesmos erros. Sinceramente, gostei muito de fazer este Mercado Solidário com os colegas de turma, porque foi uma forma de conhecer melhor os nossos colegas, assim como as suas habilidades, o que cada um sabia fazer, e isso eu apercebi – me porque no Mercado havia variadíssimas coisas, desde o artesanato, bens alimentares, como bolos, salgadinhos, etc., até à maquilhagem, massagens. Para mim, foi uma experiência gratificante, porque conseguimos pôr em prática o que nos foi mencionado na teórica. Se tiver oportunidade de voltar a fazer um Mercado Solidário, irei fazê – lo com muito gosto sem dúvida alguma.

Vanessa Martins nº 34108


O mercado social foi a melhor actividade feita até hoje na turma, foi muito divertido e serviu bastante e maioritariamente, na minha opinião, para os alunos se relacionarem entre si e dar-nos a conhecer melhor uns aos outros. È uma actividade que merece ser repetida mais vezes porque foi mesmo muito bom o convívio entre todos. Além do mais nada melhor para compreender a teoria do que pondo-a em prática, e para numa próxima vez já sabermos corrigir os erros.

Irene Rosa


Nesta aula pusemos em prática aquilo que aprendemos sobre o conceito de Mercado Solidário.
Achei esta iniciativa muito interessante, porque nos permitiu ter uma ideia mais real do que consiste verdadeiramente este evento, e por outro lado porque nos proporcionou passar uma tarde muito animada entre toda a turma e professores. Gostei de todos os serviços que tínhamos á disposição, mas devo confessar que fiquei algo constrangida por ver alguns colegas como o caso da colega Júlia que “trabalhou “ a tarde toda a dar massagens e não teve oportunidade de usufruir dos serviços como o resto dos participantes. Penso que talvez por ter sido a primeira vez que realizámos um evento deste género tenhamos cometido alguns erros como este que acabei de mencionar, pois deveria ser estipulado um determinado tempo para cada actividade, para possibilitar a todos usufruírem dos serviços equitativamente. No entanto, reforço a minha tese inicial que esta temática, até agora, seria aquela que eu mais gostaria de por em prática num âmbito mais alargado.

Maria Carvalho


Esta aula foi sem dúvida das mais produtivas que já tivemos, uma vez que sentimos na prática assuntos aprendidos na teórica, durante as aulas. Existe mais produtividade ao se trabalhar na prática porque só ao termos um papel activo é que sentimos realmente os pontos mais difíceis e os que necessitam de ser corrigidos. O mercado social consistiu em trocas através de sóis (moeda de troca) entre bens e serviços. Cada um trouxe algum bem alimentar, objectos de artesanato ou serviço. Houve no início uma reunião em que cada um disse aquilo que iria esperar do mercado, no fim juntamo-nos de novo para discutir a razão de alguns erros cometidos e o que é que em geral achamos do mercado. Por ter sido o nosso primeiro mercado social, notou-se alguma falta na coordenação entre as marcações e o tempo disponível para usufruir do mercado, também pelo facto das marcações não terem sido feitas com antecedência. Esse é um ponto a melhorar no próximo mercado social, tendo por isso também o seu lado positivo. Este mercado social serviu não só para aprendermos melhor como é que este funciona mas deu-nos também uma noção do funcionamento da moeda real do mundo por termos tido uma comparação. Essa moeda não é só usada propriamente para adquirir bens mas também em grande parte para ser acumulada, sendo esta uma das razões da existência de pobreza no mundo. Em geral houve um bom clima de convívio e diversão neste mercado social.

Julia

Sem comentários: