2008-05-07

Aula Prática de E.A. II

O EDUCADOR HUMILDE


Numa visita de Estudo, organizada no âmbito de uma unidade curricular do Curso de Educação Social, docente e alunos foram visitar uma Biblioteca para observar como estava organizada e qual a sua dinâmica. O responsável pela biblioteca era um Educador social com particular vocação para a Educação de Adultos. Depois de feita a visita guiada e depois do Educador ter explicado as actividades que a biblioteca organizava para as pessoas adultas, o docente quis fazer figura bonita e manifestar a sua sapiência e o seu interesse pela cultura. Na frente da turma dirigiu-se ao Educador/Bibliotecário e fez-lhe uma série de perguntas, a maior parte delas muito estranhas quem nem os alunos e alunas entendiam o que o professor pretendia. O educador/bibliotecário, primeiro, estupefacto, depois recuperando a calma respondeu muito claramente. “Não lhe sei responder Sr. Dr.”.
“Então, - perguntou-lhe o professor num tom irónico e depreciativo – porque lhe pagam?”
“Sr. Dr. – respondeu o Educador/bibliotecário – pagam-me pelo que sei… se me pagassem pelo que não sei, não haveria dinheiro, nem no Banco de Portugal para o ordenado a que teria direito”

Respondam:
1- Quais os valores que estão presentes na anedota?
2- Enquanto educadores, em situação prática, Custar-vos-ia muito dizer “não sei? Porquê?
3- É melhor reconhecer a ignorância ou fingir-se que se é culto? Porquê? Qual a v/ opinião sobre isto?
4- Cada um de vós vai enumerar 5 temas sobre os quais não saiba nada.
5- Muitas vezes é mais prudente e humilde ouvir do que falar. Alguns de vós estão convidados a falar de um tema que outro(s) colega(s) desconheça(m). Os outros adoptam uma atitude de escuta. O que acham desta actividade?
6- Na aula falámos do perfil do educador de adultos para o séc. XXI. Comentai em pequeno grupo: Quem na turma tem ou terá um perfil semelhante?

Sem comentários: