ROLE-PLAY
Cenários:
- Constituem-se quatro Grupos: A, B, C, D.
- Grupo A é constituído por pessoas de uma comunidade piscatória (Comunidade A). Na comunidade há pessoas com diferentes papéis sociais.
- Grupo B é constituído por pessoas de uma comunidade do meio urbano (Comunidade B). Na comunidade há pessoas com diferentes papéis sociais.
- Grupo C é constituído por pessoas de uma comunidade de meio rural (Comunidade C). Na comunidade há pessoas com diferentes papéis sociais.
- Grupo D é constituído por pessoas idosas de um monte da serra algarvia (Comunidade D). Na comunidade há pessoas com diferentes papéis sociais.
Iª FASE
1ª Situação: O s alunos do Grupo B vão visitar a comunidade A. Fazem conversas informais no sentido de uma investigação temática. Duração 10´.
2ª Situação: os alunos do Grupo C vão visitar a comunidade D. Fazem conversas informais no sentido de uma investigação temática. Duração 10´.
3ª Situação: Os alunos do Grupo A vão visitar a comunidade B. Fazem conversas informais no sentido de uma investigação temática. Duração 10´.
4ª Situação: Os alunos do Grupo D vão visitar a comunidade C. Fazem conversas informais no sentido de uma investigação temática. Duração 10´.
IIª FASE
1- Cada grupo faz uma listagem de 5 temas geradores.
2- Depois faz uma listagem de 15 palavras geradoras
IIIª FASE
Cada grupo organiza uma sessão de alfabetização
1- Escolhe uma palavra geradora
2- Elabora uma imagem, desenho ou cartaz
3- Explora a imagem
4- Dinamiza o grupo turma apelando à sua intervenção
5- Inicia o processo de aprendizagem da leitura e escrita partir da palavra geradora.
2008-05-29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário