2008-05-20

Reflexões sobre a 8ª sessão do Projecto Solidário

Reflexões da 8 ª sessão do Projecto Solidário para a Animação Cidadã (8/05/2008 )

A aula iniciou-se com uma reflexão sobre tudo o que demos ao longo da formação, relembrando neste caso os seguintes conceitos chave:
- Encontro Comunitário;
- Rede Voluntariado;
- Mercado Solidário;
- Feira Solidária.
Em seguida, consultamos o site com intuito de dar a conhecer no que consiste a formação (Projecto Solidariedade Cidadã), e quais os objectivos, parcerias, etc. (www.solidariedadecidada.org). De facto, foi nos dado uma sugestão como valorizar as nossas competências, como no lado positivo e o negativo como forma de desenvolver as nossas capacidades. É necessário algumas vezes fazer um balanço, se estamos a cumprir mesmo ou se já evoluímos ou não. Posteriormente, foi nos dada a sugestão da elaboração de um trabalho através de recortes de revistas, ilustrando assim o que foi para nós a formação, neste âmbito foi dividido em dois paradigmas, “Dei” e “Recebi”, foi também nos pedido para dar-mos um nome à disciplina. Assim, a turma foi dividida em três grupos. Após algum tempo de realização, apresentamos, todos tinham pontos em que se fundiam, porém só os nomes é que foram diferentes:
- Pensar….Agir;
- Eu, tu…..Nós;
- A Outra Visão.
Para a formação fechar em “chave de ouro”, apresentamos uma actividade que tinha sido realizada numa aula anterior, com o intuito de podermos exprimir sentimentos bons, maus, coisas que nos arrependíamos, isto sim, foi um grande abalo a nível emocional, porque nos abrimos como até agora nunca tinha acontecido, logo, no que resultou foi sem duvida mais de metade da turma a chorar. Porém foi muito bom. Assim, neste contexto terminamos, com muita pena minha, a formação.
Reflexão Pessoal:
- De facto, a parte lúdica da aula em que tivemos de caracterizar a aula através de recortes de revistas, foi sem duvida uma grande ideia, o meu grupo (A outra Visão), foi sem duvida bastante sincero, visto que a parte teórica da formação foi um pouco “secante”, nós transmitimos isso, porém acho que todos os grupos estiveram bem. É de salientar, que o meu grupo escolheu a “A Outra Visão”, como titulo para a actividade, visto que ficamos com outra perspectiva de certos conceitos, que nos eram incutidos de forma errada, para além disso com esta formação e a utilização de troca de ideias, conseguimos obter bastantes informação que nos vai ser útil para o resto da vida, não só profissional mas a pessoal, daí o titulo “A Outra Visão”. Para além disso, o que mais me marcou foi a parte em que falamos abertamente de acontecimentos importantes da nossa vida, em que partilhamos gargalhadas, mas, essencialmente muitas lágrimas, isto porque muitas de nós estavam frustrada com atitudes que tivemos no passado, e a forma como cada uma dizia e como sentia, fazia de suas frases como se fosse o nosso espelho, consequentemente, cada vez que uma chorava, havia mais cinco ou seis também, houve um grande envolvimento entre todos os elementos da turma, como nunca tinha existido!
Assim, terminou a formação assim vai iniciar-se as práticas, que estou com bastante expectativa.
Sophie Agostinho 34102

Última reflexão

Para começar devo dizer que adorei a última aula de projecto!
A Lia e as muitas colegas desfizeram-se em lágrimas porque recordaram e partilharam experiências do passado menos boas. Gostava de ser uma pessoa que conseguisse mostrar os meus sentimentos! Encaro esta minha maneira de estar na vida como uma auto-defesa, auto-protecção, algo que não sei explicar. Consigo chorar muito, às vezes até de mais, mas sozinha, guardo tudo para mim e em certas situações sofro muito. Talvez com o tempo aprenda a demonstrar mais daquilo que vai dentro de mim. As minhas colegas foram muito corajosas em partilhar as suas experiencias, gostava de ter a coragem que elas têm, mas por mais que tente não consigo. Parece que no momento de falar algo me diz para estar calada, é mais forte do que eu. Sou assim!
Por outro lado, confirmei aquilo que já me tinha que me tenho vindo a aperceber ao longo do tempo. Existem pessoas na turma que não deviam estar num curso tão humano como este. Se calhar não devia referir os nomes, mas aquilo que vi e ouvi não me permite ficar calada.
O Miguel, entre outros, não devia ter certas atitudes. Se não gostam do curso em que estão deviam mudar e não gozarem como aqueles que se entregam a ele. Este colega é a pessoa mais insensível que já conheci, não sei se esta maneira de ele ser reflecte o lado negro da sua profissão, mas de uma coisa tenho a certeza: devia respeitar sempre os outros, nunca deveria rir das histórias de vida que as minhas colegas partilharam. É uma grande falta de respeito, uma coisa é brincar e tentar animar, outra é rir daquilo que os outros dizem que os marcou.
Enfim, aprendi muito e vou tentar arranjar estratégias para ultrapassar este meu medo. Sou mais frágil do que demonstro, preciso de aprender a partilhar os meus sentimentos menos bons.
Resta-me agradecer à Lia e à Priscila. Adorei estes bocadinhos que me levarem a reflectir sobre mim e sobre os outros.
Beijos Susana Ribeiro
Susana Ribeiro, nº34103

Reflexão:
Na aula do dia 8 de Maio começamos por relembrar essencialmente o conceito de Encontro Comunitário, o que deve fazer antes, durante e depois; a Rede de Voluntariado enquanto instrumento de animação cidadã (o caso de São Brás de Alportel), o dispositivo de gestão(a sua função e constituição) e o Núcleo de Gestão (a sua constituição, formação de voluntários e voluntárias e articulação com o exterior da rede); depois o Mercado Solidário enquanto instrumento de animação cidadã ( Maneira de através das moedas sociais, facilitar as trocas entre bens e serviços) e a Feira de Solidariedade (um espaço de acolhimento em que as pessoas são chamadas a intervir em múltiplas situações). Este balanço no meu ponto de vista permitiu-nos esclarecer mais algumas dúvidas e ver se sabíamos ou não a matéria.
Depois as formadoras Lia, Priscila e o Professor Helder apresentaram-nos o site de Projecto de Solidariedade Cidadã e a sua parceria, achei este site interessante pelo que podemos compartilhar comentários, eventos, etc. A formadora Priscila falou-nos da prática de balanço de competência que é uma prática destinada a colocar cada participante a escolher as competências em que quer trabalhar. Posteriormente Lia e Priscila pruposeram-nos um projecto, o projecto do dei e recebi, em que cada grupo tinha de recortar imagens de revistas que representassem aquilo que sentimos durante as aulas, no dei pusemos sorrisos, famílias felizes(união), o convivio, o conforto, a aprendizagem,o amor, a sensibilização, etc e depois apresentamos o nosso projecto à turma. No final, foi uma partilha de sentimentos, no início foi-nos pedido para desenhar uma boneca para posteriormente responder ás perguntas relativas à cabeça, aos olhos, à boca, ao coração, à mão e aos pés dessa boneca, cujas respostas a essa perguntas são de ordem pessoal, então no final da aula alguns dos nossos colegas partilharam as suas histórias pessoais que nos fizeram chorar e relembrar as nossas próprias histórias.

Patrícia Populaire Nº 34096.


Nesta aula fizemos uma reflexão do que foi esta formação e falamos resumidamente acerca de todos os temas abordados ao longo desta formação, nomeadamente: encontros comunitários, rede de voluntariado (onde falamos da diferença entre uma acção voluntária e voluntariado), clube de trocas e por último, a feira da solidariedade. A seguir, tivemos a falar sobre as práticas que temos agora desenvolver e também falamos sobre o encontro nacional em Santarém nos dias 30 e 31 de Outubro, onde poderemos ter a oportunidade de partilhar experiências, actividades realizadas, entre todas as pessoas que se envolveram no projecto. O tema que foi abordado de seguida foi “ balanço de competências”, onde determinamos quatro competências (saber, saber -fazer, saber -ser, saber viver juntos) a desenvolver e fazemos um contrato connosco próprios, disponibilizamos umas determinadas horas por semana para trabalhar essa competência e no final fazemos uma reflexão, se melhorámos, muito ou pouco. De seguida, fizemos uma actividade muito interessante, que consistia em dividirmo-nos em grupos. Cada grupo tinha uma folha grande, revistas, canetas, tesoura e cola. O objectivo do jogo era dar um nome à formação que tivemos ao longo do semestre e recortávamos imagens das revistas que transmitissem algumas coisas que demos e que recebemos durante a formação, no final cada grupo apresentou o seu trabalho final à turma e o resultado foi bastante interessante e divertido. Na última parte da aula, fizemos o exercício da boneca, algumas pessoas partilharam as suas experiências, as suas respostas com o resto da turma, foi um momento difícil, pois tratava-se de acontecimentos marcantes nas vidas de cada um. A mim surpreendeu -me bastante, pois no inicio e ao fazer a boneca não parecia muito complicado, agora quando chegou a parte de falar para a turma sobre acontecimentos que me marcou, tornou-se muito difícil, nunca pensei que tivesse a reacção que tive, que ficasse como fiquei, pois à medida que ia falando, os episódios tornavam - se reais na minha cabeça …

Tatiana Benjamim
Nº 34106


No dia 24 de Abril, na aula de Projecto Solidariedade Cidadã (8ª sessão), permitiu – me fazer um balanço de todas as aulas que tivemos, algumas aulas que tivemos foram gratificantes, outras um pouco mais teóricas. Em algumas aulas, fiquei a aprender um pouco mais sobre determinados temas, aprendi coisas que não tinha a mínima noção, como por exemplo o encontro comunitário, o mercado solidário, feira de solidariedade, aprendi um pouco mais sobre a rede de voluntariado.
Sem dúvida alguma, que algumas aulas foram extremamente interessantes, goste muito de ter feito um mercado solidário com os colegas de turma, pois com a realização deste mercado houve um espírito de equipa. Esta formação fez me perceber que devemos olhar com outros olhos para determinadas situações, devemos estar solidários para com as pessoas, tentar ajudar as pessoas a resolver os seus problemas, e uma vez que somos educadores sociais temos que trabalhar com as pessoas e não para as pessoas, pois na nossa sociedade há sempre alguém perto de nós que precisa da nossa ajuda. Temos que em parte olhar mais para os outros, para tudo o que está à nossa volta, e então olharmos para nós, darmos valor/ significado às diversas situações que acontecem na nossa vida, na nossa sociedade. Depois de termos feito um balanço de todas as aulas, a Dra. Priscila falou – nos sobre a prática do balanço de competências, se quisermos apresentar, esta é uma prática destinada a colocar cada pessoa/participante a fazer o balanço das suas competências, cada um cria uma grelha sobre as suas competências, e cada participante tem a possibilidade de escolher a competência que queira trabalhar. Estabelecendo as competências o “passo” a seguir é estabelecer estratégias para aprofundar/ trabalhar sobre as competências, deve assumir a forma de um “contrato” que estabelece com elas próprias, de modo a aprender um pouco mais. É daquelas práticas que podemos fazer um projecto, mas também no nosso contexto social, o facto de estarmos atentos a tudo o que se passa à nossa volta, vamos tendo consciência do que fazemos e do que deveremos fazer, ou seja, podemos aplicar isto na nossa vida. Depois utilizamos as revistas que cada um de nós levamos, fizemos grupos, e o principal objectivo era reflectir sobre o tempo que passamos juntos ao longo desta formação, aquilo que demos, aquilo que recebemos, e dar o nome à formação. Após a apresentação dos grupos, alguns colegas de turma com o desenho da boneca, partilharam momentos que lhes marcaram, situações que vivenciaram, etc. Eu em particular, ao ouvir o que cada um deles dizia, lembrava – me sobre as situações, boas e menos boas que me marcaram, algumas situações dolorosas, em que como a Lia e a Priscilia disse temos que ser fortes, por mais que as coisas nos custem, olhar sempre em frente, nunca se arrepender das coisas que nós fizemos, pois se o fizemos e se aconteceu foi por alguma razão, tudo na vida não acontece por acaso. E no que diz respeito às situações de quando perdemos alguém querido, alguma coisa que queríamos dizer e que não o fizemos ainda estamos a tempo de dizer. Para finalizar resta – me agradecer as duas formadoras, a Dra. Priscila Soares e a Dr.ª Lia Martins, pela formação que nos deram, e que sem dúvida alguma permitiu a todos nós ter uma visão diferente sobre uma determinada situação, obrigada por tudo, obrigada pela disponibilidade.

Vanessa Martins nº 34108

Esta aula iniciou-se com uma reflexão global, sobre tudo o que tinhamos dado até agora na formação, ou seja, reflectimos todos em conjunto, sobre quatro aspectos fundamentais da formação, encontros comunitários, rede de voluntariado, mercado solidário e por último feira solidária. Nesta última aula não consegui ficar até ao final, devido a motivos pessoais, expliquei ao Professor Joca e ao Professor Helder as razões que me levaram a sair mais cedo. Apesar de não ter ficado até ao final, e de não ter participado nesta última aula, participei em todas as outras e por isso quero que saibam o que penso deste projecto. Na minha opinião este projecto foi bastante produtivo para todos nós, devo dizer que houve algumas aulas em estavamos todos um pouco cansados e achavamos o projecto “aborrecido”, mas penso que todos temos consciência que irá ser muito importante no futuro. O que mais gostei neste projecto foi quando tivemos a oportunidade de pôr em prática o Mercado Solidário. Penso que foi a aula mais produtiva de todas, pois pondo em prática percebemos por experiência própria quais os erros e quais as dificuldades para criar um Mercado Solidário. Foi também a aula mais divertida de todas, pois penso que o que não faltou no nosso mercado, foi fortes gargalhadas e bastante animação. Agora que a formação terminou, seguem-se as práticas e devo dizer que estou entusiasmada, penso que vai ser divertido.

Discente: Sara Matos nº34100

Sem comentários: