2008-04-14

Programa do II Módulo - Disciplina de Metodologias de Investigação

CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL - 1.º CICLO

PROGRAMA
Unidade Curricular: II Módulo de Metodologias de Investigação
Professor responsável: Joaquim do Arco

Competências a desenvolver

Instrumentais:
-Clarificar e aprofundar conceitos sobre Histórias de Vida
- Conhecer o percurso cronológico desta opção metodológica
.-Perceber a importância desta metodologia no âmbito da investigação e formação
.-Conhecer diferentes abordagens sobre histórias de vida


Interpessoais:
-Desenvolver o sentido crítico e reflexivo;
- Desenvolver capacidades comunicativas;
-Ser capaz de trabalhar em grupo;
- Ser autónomo;
- Reflectir e partilhar opiniões

Sistémicas:
- Prosseguir um processo de aprofundamento de conceitos relacionados com a investigação e formação em educação social.
- Desenvolver processos centrados na aquisição, reflexão e discussão de conhecimentos.

Conteúdos Programáticos:
1- História de vida como opção metodológica de investigação social e educativa
2. Pressupostos teóricos das História de Vida
3.2. Histórias de Vida
2.2.1.Percurso cronológico das HV
2.2.2 Importância da Escola de Chicago
2.2.3 O Interaccionismo
2.3 As Histórias de Vida na dupla perspectiva de investigação e formação
2.4. A História de vida como processo investigativo
2.4.As Histórias de vida e sua implicação para a formação de adultos
2.5. Tipos de materiais utilizados n abordagem biográfica
2.6. Técnicas de história oral
2.6.1. A entrevista
2.6.2. O depoimento
2.6.3. O relato biográfico
2.7. O papel da memória nas narrativas biográficas



Estratégias / Métodos de Ensino
-Método expositivo
-Método interrogativo
-Trabalho individual de análise de textos
-Trabalho em grupo de discussão de textos
- Discussão em grande grupo
Apresentação oral de trabalhos


Avaliação:
Participação: 40%
Frequência: 60%

Bibliografia
Alheit, P. & Dausien, B. (2007) En el curso de la vida. Institut Paulo Freire de Espana y Crec.
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Josso, C. (2002). Experiências de Vida e Formação. Lisboa: Educa.
Denzin, N. ; Lincoln, S. (eds) (1994). Handbook of Qualitative Research. Califórnia: Sage Publications
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Huberman, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-64.
Le Grand, L.(1988). Histoire de vie de Groupe. Reuvue des Sciences Humaines et Sociales
Moita, C. (2000). Percursos de Formação e Trans-formação. In Vidas de Professores. Porto. Porto Editora.
Poirier, J. et al. (1995). Histórias de Vida. Teoria e Prática. Oeiras: Celta.
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