2006-04-06

Animação da leitura – A Técnica do livro vivo

Actividade realizada no dia 3 de Abril na aula de Educação de Adultos II

A técnica da animação da leitura implica várias estratégias que visam estimular os educandos para o prazer da leitura. Esta actividade realizada no âmbito dos métodos e técnicas em educação de adultos pretende mostrar aos alunos que na sua vida futura, como educadores comunitários, podem utilizar várias estratégias que levem os educandos a sentir curiosidade pela leitura do livro. Como diz a sabedoria popular Ler é um remédio santo para a mais complexa das doenças que é a solidão e Quem lê, vê mais, Quem lê, sonha mais, Quem lê, decide melhor.
A técnica do livro vivo é, entre outras, uma forma de animação de grupos que promove a criatividade e a motivação pela leitura. A Técnica do Livro Vivo realizada na aula desenvolveu-se nas seguintes fases:
1- Realização de dois exercícios de expressão corporal que contribuíssem para a criação de um melhor ambiente afectivo-relacional, em que todos se sentissem descontraídos e desinibidos.
2- Exercício de leitura. Procedeu-se à leitura de excertos do Livro de José Saramago “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. Os excertos foram lidos em voz alta pelos alunos.
3- Fase do debate. Os alunos discutiram o mistério do nascimento de Jesus Cristo, alguns acreditando outros duvidando, foram levantadas várias questões desde o conteúdo da Bíblia ao papel da Igreja Católica. A maioria dos alunos deu a sua opinião, discordando ou não dos colegas, mas sempre numa atitude de respeito pela opinião de cada um.
4- Fase da produção escrita. Cada aluno com uma folha de papel iniciou um texto, que a um sinal do professor mudava de autor, mais concretamente para o colega do lado. Este processo de rotação dos textos continuou até que a folha chegou ao autor inicial. Foram produzidos tantos textos quantos os alunos presentes na sala.
5- Na última fase procedeu-se à leitura dos textos produzidos colectivamente

Sem comentários: