2007-11-16

Sessão de animação da leitura na aula de E.A.I

A animação da leitura

Texto de apoio:
Para motivar os jovens e adultos a ler é preciso criar estratégias de animação que as estimulem para o prazer da leitura. Por um lado há que estimular a curiosidade, deve criar-se condições para que falem acerca das suas leituras e, por, último, há que dar bons exemplos, mostrar interesse por aquilo que lêem, demonstrar que é importante a leitura. A animação da leitura implica estratégias como leitura em voz alta, debate em grupo, elaboração de textos diversos sobre leituras feitas Há uma distinção entre a leitura individual e a animação da leitura. A leitura é um acto individual, voluntário, silencioso, que exige esforço, atenção e concentração num ambiente calmo. A animação de leitura é um acto colectivo, social, dirigido que implica ruído, mobilidade com um carácter lúdico, festivo e gratuito. Não há receitas infalíveis nem fórmulas mágicas, mas deve haver uma grande diversidade de estratégias. Somos o que lemos. Quem nunca leu ou quem leu muito pouco, não conhece nem o mundo em que vive nem os mundos que podemos sonhar. Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor. Poucos são os actos que valorizamos e que praticamos que não possam ser melhorados com mais leitura. Recomendar a leitura de livros é tão importante e tão inútil como recomendar que se beba muita água. É bom leitor quem transformou o acto de ler numa necessidade e num instinto primários. Ler é um remédio santo para a mais complexa das doenças que é a solidão. Ninguém está só, havendo um livro para ler. E se tivermos um livro para escrever, então somos muitos. Ler é saber compreender, interpretar, e essa interpretação não é única, depende de cada pessoa, do seu contexto de vida, da sociedade, do trabalho, da família, da época, etc… Um texto para ser "legível" depende desses factores e também depende do leitor virtual que se insere dentro do texto, pois se a relação entre o leitor virtual (leitor para que o autor destina o texto) e leitor real (pessoa que lê o texto) é muito distante, fica difícil haver compreensão. E o que é compreensão? Para Paulo Freire (1992) "A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto", ou seja, entende-se a partir do que se conhece do contexto falado no texto, então a compreensão do texto é mais importante do que a simples descodificação das palavras, a compreensão faz com que a leitura seja um momento crítico. Um texto pode ter vários sentidos escondidos que somente com essa leitura crítica podemos compreender.

A aula de animação da leitura consistiu na análise do texto de apoio. Depois passou-se à realização da sessão:
1- Jogo de expressão corporal
2- Leitura oral de excertos do livro de José Saramago: O Evangelho segundo Jesus Cristo
3- Debate
4- Produção escrita de textos colectivos
5-Leitura de textos


A seguir apresentam-se alguns dos Textos produzidos

Texto 1:
Começou por ser uma conversa tranquila, mas quando um dos elementos proferiu a palavra, de forma agressiva todo o grupo parou, no entanto foi retomada a conversa, e surgiu um grande debate onde ninguém se entendia. Toda a gente falava ao mesmo tempo! “Que falta de civismo” Pensava eu, mas que poderia fazer? A idade é um estatuto! Não será a idade a maneira que algumas pessoas usam para se tornarem mais confiantes. Sem dúvida há pessoas que usam a idade, para procurar atingir objectivos, às vezes utilizam-na de maneira errada…mas cada um com a sua opinião deverá ter em respeito a opinião também dos outros, pois, vivemos em sociedade e nem sempre os outros pensam da mesma forma.
Os olhos são o reflexo da alma, a nossa consciência de olhar a realidade, o mundo, e
conseguimos interpretá-la é a nossa ferramenta, o contrário do vocábulo ignorância. A ignorância não nos leva a lado nenhum, só nos prejudica, pois quem é ignorante nunca saberá o que é a verdadeira educação.

Texto 2:
Era uma vez dois patinhos amarelos que queriam ser grandes voadores, pois, gostavam muito de observar tudo de cima para baixo e a uns grandes metros, no entanto tinham medo das alturas, assim tiveram que pensar numa alternativa, lembraram-se então de pedir ao mestre pato, um velho sábio, para lhes ensinar a ler e escrever! Estavam velhos mas queriam muito aprender! Nasceu assim a Educação de Adultos! Estavam felizes por se sentirem úteis! Que a sua sabedoria seria útil para tantas pessoas como ele! Era este o caminho a seguir, ajudando, ensinando e aprendendo uns com os outros, e aprendendo eu mesma com essas mesmas pessoas, pois através da troca de experiências podemos aprender e muito, e isso é que é importante, aprender e desenvolver uma consciência crítica é a base fundamental da educação de adultos, mas sempre valorizáveis. Valorizar o que temos, o que somos, o contexto, o mundo ou seja, quem somos e onde estamos, é para mim uma dádiva. A importância da humildade para mim é fundamental!É bonito ser humilde, é bonito darmos valor ao que temos e lutarmos pelo que acreditamos.

Texto 3:
Natal é sempre o fruto que há no ventre na mulher.(Ary dos Santos). Natal quer dizer nascimento, porque foi nesta altura que nasceu Jesus. Natal é tempo de compras onde todos dizem ser amigos, mas mais do que nunca vimos pobres e sem-abrigo a pedir que olhem para eles como seres humanos que são. Não é justo a fome no mundo. O dinheiro parece que estraga e compra tudo, tanto a nível emocional como pessoal. O dinheiro não é tudo na vida, pois não há outros casos mais importantes como a felicidade e amizade. A amizade é uma dádiva. Eu gosto muito de ter amiguinhas, eu tenho a Chica e a Francisca que são duas amiguinhas do peito, são umas fofinhas. Estas têm umas bochechas muito fofinhas que só dá vontade de apertar e levava o dia todo a apertar as bochechas, claro! No que estavam a pensar? Pensar... em coisas boas, como comer, passear, sair à noite,... namorar... é muito bom, faz-nos sentir bem e alegres. Foi uma noite que recordaram para toda a eternidade, porque divertiram-se imenso e fizeram coisas que iam fazer pela primeira vez.


Texto 4:
Era um dia lindo! Acordei ao teu lado e vi esse teu sorriso, esse teu olhar que me mata! Um beijo. Para ti meu amor. És tu que fazes sentido na minha vida. És o ar que respiro, a força para eu viver. Dá-me mais um beijo. Só mais um. E serei a mulher mais feliz do mundo! Mas ele não deu o beijo onde ela desejava, deu-lhe um beijo na testa, e disse-lhe que lhe tinha respeito, para podermos viver em sociedade, pois o respeito é a base para uma relação positiva. É importante existir estabilidade num relacionamento. Só estamos bem com alguém se estivermos bem connosco, seja este relacionamento a que ....(impreceptivel). Com isto somos capazes de superar as dificuldades que vão surgindo ao longo da vida a dois, para que haja uma relação que por sua vez irá das os seus frutos, é necessário haver compreensão, cumplicidade e acima de tudo muito amor e amizade.

Texto 5:
Era uma vez um menino pequenino que gostava muito de passear com a mãe e o pai, gostava de ir brincar no parque da cidade em Faro. Este menino era muita traquinas, gostava de estar com os amiguinhos, brincava imenso e jogava muito a bola, o que fazia estar sempre com nódoas negras e ouvir sermões dos pais devido à sua rebeldia, mas no fundo ele gostava muito deles. Talvez quando for mais adulto perceba que as pessoas são todas iguais e que Deus é um só. Será? Efectivamente há coisas que só se podem pedir a Deus! Saúde por exemplo. Será mesmo que quando uma pessoa está doente pede saúde a Deus e lhe é dada por este? Se assim fosse estaríamos todos bem de saúde. Temos que ser condutores do nosso próprio destino. Pelo menos nós que vivemos aqui deste lado do globo não temos que nos preocupar com isso ou será que temos? Será que o que acontece aos outros é pior do que acontece às sociedades, aos países pobres em que há pessoas que passam fome? Ficam aqui estas questões…

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