2007-09-28
Programa da disciplina de Supervisão II
Apresentação da Disciplina
O Seminário de Supervisão II é uma disciplina anual, que se constitui como um tempo e um espaço de reflexão, partilha e construção de saberes, concebendo as Práticas Pedagógicas, que decorrem em simultâneo como contexto privilegiado de observação, análise e produção de desenvolvimento de comportamentos, competências e atitudes modeladoras de perfis profissionais de excelência.
Pretende-se que o Seminário de Supervisão II proporcione o aprofundamento da integração científico-pedagógica e teórico-prática, através da reflexão realizada entre os formandos e entre estes e os seus supervisores. Durante o 1º semestre lectivo, o Seminário de Supervisão II terá a duração de cinco horas semanais. No 2º semestre, essa duração será de duas horas.
Objectivos Gerais:
São objectivos do Seminário:
Conhecer diversos contextos educativos, propiciadores de diferentes experiências de ensino.
Realizar experiências de planeamento e avaliação.
Reconhecer o largo espectro de responsabilidades inerentes à função de professor.
Desenvolver uma ética profissional baseada no respeito pelos alunos e na preocupação de garantir as suas aprendizagens.
Reconhecer a importância da dimensão relacional no processo formativo e no desenvolvimento da actividade profissional do professor.
Aperfeiçoar competências de resolução de problemas, de comunicação e de trabalho em equipa.
Experienciar modalidades e procedimentos de investigação no contexto da prática pedagógica.
Desenvolver competências promotoras de uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional.
Estratégias:
A - Reflexões orais:
Reflexão pré-activa (individual, em parceria e em grande grupo), no contexto da planificação do trabalho futuro.
Reflexão pós-activa individual, em parceria e em grande grupo.
Comunicação semanal, de um aspecto significativo emergente da prática pedagógica desenvolvida, ilustrada por instrumentos/materiais de trabalho construídos/utilizados.
Debate, em grande grupo.
Apresentação e Discussão Final relativa ao trabalho de articulação teórico-prática, por cada um dos grupos de prática.
B - Reflexões escritas:
Manutenção de um “Diário reflexivo”, eventualmente com versão electrónica, de suporte à análise individual e partilhada, da prática-pedagógica ou de eventos conexos *.
Colaborações nos grupos de discussão (nomeadamente no ambiente Moodle ).
Reflexão semanal, individual, sobre a prática desenvolvida (1 página)*.
Comunicação semestral, de grupo, sobre a prática desenvolvida (3 páginas e 15 minutos)*
Reflexão final, individual, sobre a prática desenvolvida (5 páginas)*.
Calendarização
As actividades do Seminário de Supervisão II, decorrerão de acordo com a seguinte calendarização:
1º Semestre:
24 de Setembro a 18 de Janeiro – das 08:30 horas às 13:30, na E.S.E., às sextas-feiras.
2º Semestre:
25 de Fevereiro a 20 de Junho – duas horas semanais, a estabelecer aquando da elaboração dos horários do semestre
Acompanhamento
O apoio e acompanhamento das actividades a desenvolver pelos alunos será feito presencialmente pelo docente supervisor da ESE, no horário de atendimento, previsto no horário do docente e através de comunicações síncronas ou assíncronas, através de diversas vias electrónicas, i.e. Moodlle, MSN Messenger, e-mail.
Intervenientes
Alunos
Docentes Supervisores
Supervisores cooperantes (a)
Coordenador da Prática Pedagógica. (a)
Especialistas convidados
(a) Facultativo
Avaliação
A avaliação do Seminário é de natureza essencialmente formativa, sendo considerados os seguintes elementos:
A - Presença dinâmica no Seminário – peso 4
B – “Diário reflexivo” e Reflexões Semanais – peso 5
C- Trabalho de articulação teórico-prática (até 10 páginas*), a realizar por Grupo de Prática, com entrega até 02 de Maio, sobre um aspecto identificado como significativo, no contexto da Prática específica - peso 4
D – Apresentação e Discussão Final referente ao trabalho atrás indicado – peso 3
E - Reflexão Final – peso 4
Média Final
4A+5B+4C+3D+4E____
20
A classificação final traduzir-se-á numa escala de 0 a 20 valores e resultará da média ponderada das classificações obtidas, calculada da seguinte forma:
* Os documentos escritos deverão ser realizados com base nas referências standard da A.P.A. e em indicações a fornecer pelo docente supervisor da E.S.E.
Bibliografia
Alarcão, I. & Tavares, J. (1987). Supervisão da Prática Pedagógica. Coimbra: Livraria Almedina.
Alarcão, I. (Org.) (2000). Supervisão Escola reflexiva e supervisão. Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Bellem, J. & al. (1993). Apoio Educativo acaba reprovações? Lisboa: Editorial Fragmentos.
Benavente, A.& al. (1991). Do outro lado da Escola. Lisboa: Editorial Teorema.
Cardoso, C. M. (1996). Educação Multicultural/Percursos para práticas reflexivas. Lisboa: Texto Editora.
Damião, M. H. (1996). Pré, Inter e Pós Acção - Planificação e Avaliação em Pedagogia. Coimbra: Livraria Minerva Editora.
Estrela, A. & Nóvoa, A. (Orgs.) (1993). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora.
Estrela, M. T. (1992). Relação Pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Editorial Estante.
Hadji, C. (1994). A avaliação, regras do jogo - Das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora.
Lemos, V. (1982). O critério do sucesso: Técnicas de avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.
Ministério da Educação (1990). Programa do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: M. E.
Perrenoud, P. (1995). Ofício de Aluno e sentido de trabalho escolar. Porto: Porto Editora.
Pires, E. L. (1987). Lei de Bases do Sistema Educativo. Apresentação e Comentários. Porto: Edições ASA.
Ribeiro Gonçalves, F. (2006). Auto-observação e Análise da Relação Educativa. Porto. Porto Editora
Rosales, C. (1992). Avaliar é reflectir sobre o Ensino. Rio Tinto: Edições ASA.
Tavares, J. & Alarcão, I. (1992). Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.
Vieira, F. (1993). Supervisão: Uma Prática de Reflexão de Formação de Professores. Porto: Edições ASA.
Vieira, F., Moreira, M.A., Barbosa, I., Paiva, M. e Fernades, I.S. (2006). No Caleidoscópio da Supervisão: Imagens da Formação e da Pedagogia. Mangualde: Edições Pedago.
CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA - 1º Semestre
Semana
Tipo de Actividade
1ª semana: 28 de Setembro
Análise do Programa do Seminário. Organização do trabalho do seminário: modos de comunicação e organização da informação.
O contexto reflexivo da Prática Pedagógica: acção, reflexão sobre a acção, reflexão na acção e supervisão.
A Prática Pedagógica e o Desenvolvimento Curricular: actores e papéis; níveis de decisão e gestão escolar; avaliação e planeamento do ensino – aprendizagem.
2ª semana:05 de Outubro
Feriado
3ª semana:12 de Outubro
Análise da informação recolhida nos contactos as escolas, os orgãos de gestão, supervisores (da ESE e Cooperantes), crianças e do funcionamento das turmas.
Reflexão colectiva e preparação do trabalho da semana seguinte
4ª semana:19 de Outubro
Apresentação das questões relevantes inventariadas durante a semana.
Reflexão colectiva e preparação do trabalho da semana seguinte
5ª semana: 26 de Outubro
Apresentação das questões relevantes inventariadas durante a semana.
Reflexão colectiva e preparação do trabalho da semana seguinte
6ª semana: 02 de Novembro
Apresentação das questões relevantes inventariadas durante a semana.
Reflexão colectiva.
Planeamento do trabalho da semana seguinte
7ª semana:09 de Novembro
Apresentação das questões relevantes inventariadas durante a semana.
Reflexão colectiva.
Planeamento do trabalho da semana seguinte
8ª semana:16 de Novembro
Seminário Temático (a definir)
Reflexão colectiva.
9ª semana:23 de Novembro
Apresentação das questões relevantes inventariadas durante a semana.
Reflexão colectiva.
Planeamento do trabalho da semana seguinte
10ª semana:30 de Novembro
Seminário Temático (a definir)
Reflexão colectiva.
11ª semana:07 de Dezembro
Seminário Temático (a definir)
Reflexão colectiva.
12ª semana:14 de Dezembro
Seminário Temático (a definir)
Reflexão colectiva.
13ª semana:21 de Dezembro
Seminário Temático (a definir)
Reflexão colectiva.
14ª semana:11 de Janeiro
Reflexão colectiva.
Planeamento do trabalho da semana seguinte. Apresentação de comunicações dos alunos.
15ª semana:18 de Janeiro
Apresentação de comunicações dos alunos.
Avaliação do processo (debate e questionário individual)
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