2007-09-28
Programa da Prática Pedagógica II
A experiência não é aquilo que acontece a uma pessoa mas aquilo que uma pessoa faz com aquilo que lhe acontece.”Aldous Huxley
Introdução
A Prática Pedagógica II do Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico é uma disciplina anual, de 20 horas lectivas semanais no 1º semestre e de 10 horas lectivas semanais no segundo semestre, a realizar em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Constitui-se como o último momento de um processo iniciado com as Actividades de Iniciação à Prática Profissional, consubstanciadas nos Seminários “Educação e Sociedade “ e “Contextos Educativos” e continuado, no 3º ano do curso, com a disciplina de Prática Pedagógica I. Ao longo de todo este percurso procura-se, de forma gradual, envolver os futuros professores em situações de prática educativa promotoras do seu desenvolvimento pessoal e profissional, através da mobilização de competências de observação, intervenção e análise reflexiva.
Princípios Orientadores
A Prática Pedagógica II, funcionando em regime de articulação e complementaridade com o Seminário de Supervisão II, assenta, tal como a anterior, em princípios orientadores hoje universalmente aceites e que perspectivam:
a educação e a formação como processos contínuos que se prolongam ao longo da vida;
a educação para todos com sucesso, como requisito para o desenvolvimento individual e colectivo;
a educação como um processo que extravasa os muros da escola e exige a construção de parcerias com a comunidade envolvente.
Objectivos Gerais:
Dada a complexidade de funções e papéis que o professor é chamado a desempenhar na sociedade actual, pretende-se que este período de formação seja para o futuro professor um espaço de observação, experimentação e reflexão sobre as múltiplas dimensões da sua actividade profissional no contexto das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo a Prática Pedagógica II para a construção e desenvolvimento, em cada aluno, de um sentido para a profissão. São, assim, seus objectivos:
Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que conduzam a uma melhor compreensão da complexidade das situações educativas;
Desenvolver uma atitude investigativa sobre as experiências de ensino que ocorrem na sala de aula e também fora dela, na escola e na comunidade;
Estabelecer uma relação educativa equilibrada e atenta que estimule a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças;
Tomar consciência da diversidade cultural e da necessidade de lhe adequar o ensino, encarando a diversidade como um factor de enriquecimento e não de dificuldade e constrangimento;
Desenvolver competências nos domínios do planeamento, execução e avaliação das actividades de ensino e de aprendizagem;
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e de empenhamento na concretização dos valores da democracia.
Calendarização
As actividades da Prática Pedagógica II decorrerão de acordo com a seguinte calendarização:
Preparação:
- 24 a 28 de Setembro, na ESE-UALG.
Realização:
1º Semestre:
2 de Outubro a 18 de Janeiro - Quatro dias lectivos semanais (2ªs, 3ªs, 4ªs e 5ªs feiras).
2º Semestre:
25 de Fevereiro a 20 de Junho – Dois dias lectivos semanais, a estabelecer aquando da elaboração dos horários do semestre
Acompanhamento
O apoio e acompanhamento das actividades a desenvolver pelos alunos serão feitos pelos supervisores da ESE e pelos supervisores cooperantes, sob orientação do Coordenador da Prática Pedagógica.
O acompanhamento dos alunos, por parte dos supervisores da ESE e dos supervisores cooperantes, ao longo da Prática, consistirá em:
observação de aulas;
reflexão sobre o trabalho realizado, designadamente no contexto da disciplina de Seminário de Supervisão II;
planeamento, com os grupos de Prática, no âmbito do horário de atendimento dos docentes.
Intervenientes
Alunos
Supervisores da ESE
Supervisores cooperantes
Coordenador da Prática Pedagógica.
Avaliação
Na avaliação, de natureza contínua, intervirão os supervisores da ESE, os supervisores cooperantes e os próprios alunos, sob a orientação do Coordenador das Práticas Pedagógicas e considerará os seguintes elementos para a avaliação:
A - Documentos escritos
Organização do Dossier/Porta-fólio de grupo (peso 3), que deverá conter a Caracterização do Ambiente Educativo, as planificações, os instrumentos de trabalho utilizados nas actividades lectivas desenvolvidas e um porta-fólio electrónico de síntese do desenvolvimento do aluno ao longo do ano.
Caracterização do Ambiente Educativo (até 8 páginas*) (peso 2), a realizar por Grupo de Prática, com entrega até 8 de Novembro de 2007
Construção de um Plano de Reforço Curricular de um aluno (peso 3), A realizar por Grupo de Prática, com entrega até 11 de Abril
B – Desempenho/Competência manifestada
Avaliação do desempenho, pelos supervisores da ESE (peso 6).
Avaliação do desempenho, pelo supervisor cooperante (peso 6).
A classificação final traduzir-se-á numa escala de 0 a 20 valores e resultará da média ponderada das classificações obtidas, calculada da seguinte forma:
Média Final
[3(A1)+2(A2)+3(A3)+6(B1)+6(B2)]
20
* Os documentos escritos deverão ser realizados com base nas seguintes referências standard da A.P.A. e em indicações a fornecer pelos supervisores da E.S.E.
Bibliografia
É recomendada a bibliografia referenciada para a disciplina de Seminário de Supervisão II.
CRONOGRAMA DO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA - 1º Semestre
Semana
Tipo de Actividade
1ª semana - 24 a 28 / 9
Preparação na ESE-UALG de acordo com as seguintes actividades:
1 – Reuniões com os alunos
Apreciação do Programa; Critérios de avaliação; Constituição dos Grupos de Prática (*)
2 – Distribuição dos grupos de alunos pelas Escolas
3 – Encontros de trabalho para os alunos
4 – Encontros de trabalhos para os Supervisores
2ª semana - 02 a 04 / 10
Contacto com os Órgãos de Gestão.
Contacto com a Supervisora Cooperante.
Observação geral das crianças e do funcionamento da Turma, tendo em vista a caracterização do ambiente educativo envolvente e colaboração com a Supervisora Cooperante
3ª semana - 08 a 11 / 10
Observação geral das crianças e do funcionamento da Turma, tendo em vista a caracterização do ambiente educativo envolvente e colaboração com a Supervisora Cooperante
4ª semana -15 a 18 / 10
Trabalho Cooperativo (cada um dos dias lectivos deverá ser assumido conjuntamente por todos os elementos do grupo)
5ª semana - 22 a 25 / 10
Trabalho Cooperativo (cada um dos dias lectivos deverá ser assumido conjuntamente por todos os elementos do grupo)
6ª semana - 29 a 31 / 10
Traballho individual – Aluno A
7ª semana - 05 a 08 / 11
Traballho individual – Aluno B - Entrega da Caracterização do Ambiente Educativo
8ª semana - 12 a 15 / 11
Traballho individual – Aluno A
9ª semana - 19 a 22 / 11
Traballho individual – Aluno B
10ª semana - 26 a 29 / 11
Traballho individual – Aluno A
11ª semana - 03 a 06 / 12
Traballho individual – Aluno B
12ª semana - 10 a 13 / 12
Traballho individual – Aluno A
13ª semana - 07 a 10 de Janeiro
Traballho individual – Aluno B
14ª semana - 14 a 18 de Janeiro
Traballho individual – Aluno A
15ª semana - 21 a 24 de Janeiro
Traballho individual – Aluno B
( * ) – Grupos de 2 elementos
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