2010-05-19

Teste de Educação de Adultos II

Ficha

1-Defina o conceito de alfabetização?
2-Qual o sentido da alfabetização para Paulo Freire?
3-O que é ser analfabeto?
4-Comete: “Ninguém é analfabeto por eleição, mas como consequência das condições objectivas em que se encontra. Em certas circunstâncias, aquele ou aquela a quem foi negado o direito de ler”.
5-Qual o perfil do analfabeto em Portugal?
6-Quais as principais causas de analfabetismo em Portugal?
7-Quais os diferentes tipos de analfabetismo existentes actualmente?
8-Defina o conceito de Literacia.
9- Qual o futuro do livro…ou antes…Qual o livro do futuro? As novas tecnologias estão aí em força, criando novidades jamais imaginadas. Agora já há o livro electrónico. O E-book, que permite a reprodução de conteúdos digitais como livros, publicações periódicas…. Se numa sociedade em que há analfabetos funcionais, como será no futuro, com a era digital? Comente.
10-Quais as finalidades da leitura?
11-Quais os objectivos da leitura?
12-Quais as leis da aprendizagem da leitura?
13- Em Educação Como Prática da Liberdade, Paulo Freire descreve as fases de elaboração e de execução do "Método”. Quais são?
14-O que são situações-problema? Descreva um exemplo
15-Qual a diferença entre o método global e o método analítico sintético
16-Quais as principais características das HV?
17-As Histórias de vida podem ser estudadas segundo três dimensões. Quais?
18-As Histórias de Vida são uma prática autopoiética. Comente.
19- “Foi graças à Escola de Chicago que o método biográfico se tornou um instrumento de pesquisa”. Comente
20-Defina relato biográfico
21-Quais as principais características metodológicas do relato biográfico
22-Quais os principais objectivos do relato biográfico?
23-Comente a frase: “Com o relato biográfico pretende-se conhecer a realidade de uma pessoa através das suas próprias palavras”
24-O que é a entrevista narrativa?
25-Quais os principais elementos da entrevista narrativa?
26-Quais as principais desvantagens da entrevista narrativa?
27-Quais os cuidados a ter na realização da entrevista?
28- Quais as diferentes disposições para realizara entrevista? Caracterize cada uma delas
29- Vimos um vídeo da Chimamanda Adichie, em que a escritora, através de episódios de vida, refere o perigo da história única. Quais os perigos da história única?
30-“ A escola de Chicago produziu um notável conjunto de estudos, em que uma das suas principais características é o interacionismo simbólico de George Herbert Mead”. Comente
31-Quem foi Óscar Lewis?
32- Josso (2002) refere que os desafios da dialéctica entre o indivíduo e o colectivo são formadores na medida em que as actividades, as situações, as interacções o forçam a reconsiderar ou a reconstruir ideias, soluções e comportamentos. Comente.
33-A Educação de Adultos é uma prática tão antiga como a história da raça humana. Concorda? Porquê?
34-A Educação de Adultos não se faz sem o Educador de Adultos. Quem é o Educador de adultos,qual o perfil que deve ter no terreno?
35-O educador de adultos deve ser um agente de mudança social. Porquê.
36-Para nos tornarmos bons educadores de jovens e adultos precisamos de saber (ad)mirar as coisas. Justifique
37-A acção desenvolvida pelo educador de jovens e adultos deve centrar-se no paradigma integrador e radical, deixando de lado o carácter meramente assistencialista. Comente.
38- Do filme “Favores em cadeia” Qual a melhor lição que um educador de adultos pode extrair?
39- Das seguintes técnicas de educação de adultos (círculo de estudo, grupo de discussão, representação, animação da leitura), caracterize duas.

7 comentários:

A partilha é um tesouro! disse...

Olá Prof. Joca

Muito obrigado pela sua rapidez, mas fiquei impressionada com tão POUCAS questões?
Só 39? oh :-)

Boa viagem e boa sorte.
Bjs

maggie disse...

Boa tarde Professor Joca,

encontro-me solidária com a Catarina!

Boa viagem e boa sorte.

A partilha é um tesouro! disse...

Boa Margarida

A união faz a força :-)

Anónimo disse...

Caras alunas..já cheguei e correu tudo bem.Obrigado pela v/ atenção...não podia estar mais de acordo... a união faz a força... organizem-se em grupo, dividam as questões, discutam-nas e todos aprendem com menos trabalho...força que a união é isso mesmo...bjs, joca

A partilha é um tesouro! disse...

Ficamos muito felizes por si. Ainda bem que correu tudo bem.

Bjs

Anónimo disse...

Já fiz a fequência...são dez questões. Só tem uma questão que não aparece na ficha de trabalho mas é fácil...para quem foi às aulas.
Bom estudo, joca

A partilha é um tesouro! disse...

Foi fácil sim senhor. Verdade seja dita. Precisavamos era de mais tempo, mas enfim, já lá foi...
:-)
Bjs