2010-03-02

Educação de Adultos II - Programa

CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL - 1.º CICLO

PROGRAMA
Unidade Curricular: Educação de Adultos II
Área Científica: Intervenção Comunitária
Ano: 2º; Semestre: 2º; Créditos ECTS: 5; Tempo Trabalho Total (horas):168 h
Professor responsável: Joaquim Matias Pastagal do Arco

1-Introdução
A disciplina de Educação de Adultos II é uma disciplina semestral, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. a disciplina de Educação de Adultos tem como principal finalidade propor aos alunos do 2º ano do Curso de Educação Social um itinerário de formação que os conduza a uma incursão por diferentes domínios relativos à educação recorrente e extra-escolar, educação formal, educação não formal e informal, no sentido de construírem um entendimento aprofundado sobre Educação de Adultos.

2-Competências a desenvolver

Instrumentais
- Consolidar conhecimentos na área da educação de adultos;
- Utilizar metodologias adequadas à área da educação de adultos
- Caracterizar instituições/projectos de educação não formal e/ou informal;
- Articular saberes de diferentes áreas disciplinares para realizar um estudo na área da educação de adultos;

Interpessoais
- Desenvolver o sentido crítico e reflexivo;
- Desenvolver capacidades comunicativas;
- Ser capaz de trabalhar em grupo
- Ser autónomo
- Ser criativo/a
- Valorizar a diversidade cultural

Sistémicas
- Aprender a aprender
-Utilizar procedimentos de pesquisa
- Trabalhar de forma articulada com os colegas de grupo
- Ser capaz de estruturar um trabalho na área de educação de adultos;
- Observar comportamentos eticamente correctos no trabalho em educação de adultos

3-Conteúdos Programáticos
1-As abordagens (auto)biográficas no campo da Educação de Adultos
2-Formas e Métodos de Educação de Adultos
3- Cursos de Educação Básica de Adultos
3.1. Alfabetização
3.1.1. Método de Paulo Freire
3.1.2. Como jogar com a linguagem num Curso de Alfabetização
3.1.3. A aprendizagem da Matemática num C.E.B.A.
3.2. Ensino Recorrente
3.3. Supervisão em Educação de Adultos
4. Educação Permanente e Animação Sócio-Cultural.
5- Decálogo do Educador de Adultos

4-Estratégias / Métodos de Ensino
-Exposição oral
-Trabalho individual
-Análise e discussão de textos e videogramas
-Trabalho de grupo
-Comunicações
-Debates

5- Tempo de Trabalho (horas):
Tempo de horas de Contacto
(T) (TP) (PL) (TC) (S) (E) (OT) (O)
16 20 6 6
Tempo de Trabalho Total do Estudante: 168

6- Avaliação
a)Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito da disciplina. (Peso 1,5).
b)Trabalho de grupo. (Peso 4). Os alunos realizarão um trabalho no âmbito das abordagens (auto) biográficas no contexto da educação de adultos. O trabalho não deverá exceder as 15000 palavras.
c)Apresentação e discussão do trabalho. (Peso 1,5).
d) Frequência (Peso 3)


1.Bibliografia
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