2010-01-28

Caros alunos e alunas de educação de adultos I

Porquê algumas fotos da minha juventude, neste blog?
Porque fazem parte da minha história de vida...

Para os alunos e alunas mais ansiosos pelo 2º semestre, este vai ser um dos conteúdos mais fortes do programa: Histórias de Vida

Porquê?
As histórias de vida, como metodologia de investigação, têm vindo a ganhar, cada vez mais, importância nas Ciências Sociais. Esta metodologia considera a vida como espaço de formação, afirmando o sujeito como produtor do conhecimento de si próprio e do conhecimento construído ao longo da vida. A história de vida passa pela juventude, pelos amigos, pela família, pela escola, pela vida pessoal e profissional. As histórias de vida são constituídas por relatos que se produzem com o objectivo de reproduzir uma memória pessoal ou colectiva, que faça referência ao modo de vida de uma pessoa , num determinado período da vida dessa pessoa. Este é o principal aspecto que diferencia a história de vida de outros materiais como histórias pessoais, contos populares, tradição oral.

Como utilizo este blog para apoio à uc de Educação de Adultos, se quiserem enviar fotos vossas ou episódios de vida que queiram relatar, é com muito gosto que publicarei aqui no "nosso" blog

5 comentários:

A partilha é um tesouro! disse...

Olá Prof. Joca
Para os alunos mais ansiosos pelo 2º. semestre??? :-) Ainda agora começaram as férias!!! Mas sim, é verdade. Levo a vida a reclamar que preciso de férias da escola, e quando finalmente estou de férias, sinto-me vazia. Serei normal? :-)
Quanto às histórias de vida, estou ansiosa. Vou procurar uma foto minha e envio para o prof.
Boas férias.
Catarina

joca disse...

Olá Catarina ainda ontem falei com uma colega sua que já queria saber o programa para o 2º semestre... já sente falta das aulas? que belo elogio ao curso...ou será que não? Estar-se-á a tornar uma dependência?
Mude de narina,..., bjs, joca

A partilha é um tesouro! disse...

:-)
Já vi que está de bom humor. Mas respondendo à sua questão, estou sim agarrada ao curso. Gosto imenso e tenho cada vez mais a certeza, de que caminho na direcção certa. Tenho que procurar ajuda :-)
E sim... uma excelente ideia...mande já o programa sim... :-)
Abraços

maggie disse...

Boa noite Professor Joca,

é verdade ...sou ansiosa por natureza ou defeito, não sei!

É de facto um elogio ao curso e uma vontade gigantesca e inequivoca de alcançar aquilo a que me propus. Foram muitos anos sem estudar, a trabalhar a crescer e a trilhar a vida adulta...

Dependência penso e desejo que não...como sabe já privo com algumas e, posso dizer abertamente, que o que se sente e vive de nada têm a ver com o meu gosto e desejo de fazer mais e melhor. A alegria de me sentir viva, capaz de perseguir os objectivos e as metas traçados em alturas em que o sobreviver falava mais alto do que qualquer outra "melodia"...

Bem Haja Professor Joca
Boas férias!
Margarida

joca disse...

"As meninas" são um exemplo do melhor que deve ter um curso pos -laboral.É um privilégio também para mim, ter alunas assim...aproveitem as férias... e..não me desejem,boas férias porque não estou de férias Quem me dera poder estar, bj, joca