2010-01-15

Ainda a maldita cocaína...

Cometário
“Se vais snifar cocaína, muda de narina!”

Quando ouvi esta frase veio-me imediatamente à memória um anúncio de prevenção rodoviária que passava na televisão há alguns anos. Nele viam-se muitas criancinhas a embarcar sozinhas num avião. Recordo principalmente duas delas: uma que carregava, a custo, um enorme troley, e outra, de olhos tão claros quanto tristes, que olhava pela janela do avião. Depois das imagens, lia-se e ouvia-se a frase: “As crianças que morrem todos os anos nas estradas portuguesas dariam para encher um avião”. E depois seguiam-se as advertências do costume. Sempre duvidei que tal anúncio tivesse algum resultado concreto na condução dos(as) portugueses(as). Sensibilizou as pessoas que já eram sensíveis ao assunto e foi indiferente às que na estrada se comportam mais como num se estivessem num autódromo do que num espaço comum de partilha. Eu, pessoalmente, preferia não ter visto tal anúncio. Magoou-me, chocou-me, mas não alterou a forma como conduzo. Deixou-me apenas um gosto amargo provocado por um anúncio inútil e de mau gosto.
Em relação a este slogan escolhido pelo IDT para prevenir (não sei bem o quê!), aplico tudo o que disse anteriormente. Com uma excepção, porém: é que este slogan não me entristece, nem me preocupa. É de tal forma ridículo que nem mesmo me provoca um sorriso…
Eu percebo que é muito mais fácil criar uma frase “Tcham” do que formar as pessoas, mas mesmo assim questiono-me: qual será o objectivo do slogan, para além de chocar? Será que pretende mudar comportamentos? Espero que não consiga, pois senão o mais certo é deixarmos de ver os toxicodependentes a destruírem MUITO uma narina, para os passarmos a ver destruir CONSIDERAVELMENTE mas não tanto…as duas! Será uma questão de equilíbrio o que motiva essas mentes geniais a criar frases magníficas como esta? Nem quero pensar nos slogans bombásticos que terão reservado para as prostitutas… Porque também é necessário que se protejam das DST, não é?
Já é tempo de levarmos as pessoas mais a sério, não vos parece? Criem-se programas de formação que possam de facto capacitar as pessoas para decidir em consciência e guardem-se os slogans extravagantes e pretensiosos na gaveta da secretária onde cabem todas as imbecilidades. Ou serão as narinas o problema mais urgente dos adictos da cocaína? Não me cheira…

Dora Valério Luís

Sem comentários: