2008-09-19

Programa da UC de Educação de Adultos I - 2008/09

UNIVERSIDADE DO ALGARVE
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL - 1.º CICLO
PROGRAMAUnidade Curricular: Educação de Adultos I
Área Científica: Políticas Sócio-Educativas
Ano: 2; Semestre: 1º; Créditos ECTS: 6 ;
Tempo Trabalho Total (horas) :168 h
Professor responsável: Joaquim Matias Pastagal do Arco1.
Introdução:
A disciplina de Educação de Adultos I é uma disciplina semestral, com uma carga horária de 3 horas semanais, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Comunitário que se pretende formar, um técnico polivalente apto a agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional
2. Objectivos
2.1. Objectivos Gerais- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade - Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos- Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso- Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas
2.2. Objectivos específicos- Dominar o conceito de educação de adultos- Tomar consciência da dimensão dos problemas que afectam a situação educativa das pessoas adultas- Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana- Caracterizar modos de acção educativa com adultos- Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas- Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo- Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas- Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas ao longo do processo de formação.
3.Competências a desenvolver
-Instrumentais:
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade - Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos- Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso- Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas
Interpessoais:
-Desenvolver o sentido crítico e reflexivo;- Desenvolver capacidades comunicativas;-Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana-Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas
-Sistémicas:
-Ser capaz de mobilizar conhecimentos relacionados com a educação de adultos-Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo-Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas-Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas durante o processo de formação.
3.Conteúdos Programáticos:
1- Conceito de educação de adultos2-Educação Nova e as Reformas Escolares na Europa Contemporânea3-A Crise da Educação Escolar4- Educação, Sociedade, Interculturalismo5-Da Educação Escolar à Educação de Adultos6-Âmbito e Enquadramento conceptual da Educação de Adultos7-Contributo de Paulo Freire para o desenvolvimento da Educação de Adultos8-Educação de Adultos e Educação Popular9-Diferentes leituras de políticas de Educação de Adultos10- Breve perspectiva histórica da Ed. de Adultos11- A Educação de Adultos no Algarve
4.Estratégias / Métodos de Ensino:
- Exposição oral- Trabalho individual- Análise e discussão de textos - Trabalho de grupo- Comunicações- Debates
5.Tempo de Trabalho (horas): 168
6.Avaliação- Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito das aulas práticas. (Peso 2).- Trabalho Individual: Recensão crítica sobre um dos pontos do Programa(Peso 3).c) Comunicação oral do T.I. (Peso 1)c)- Teste sobre o programa da disciplina. (Peso 4).
7. Resultados esperados:
A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Social que se pretende formar, um técnico polivalente, conhecedor dos diferentes domínios da educação de adultos, capacitado para agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.
8.Bibliografia
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VÁRIOS (1996) Guia Anti-Racista. Lisboa. SOS Racismo.

1 comentário:

Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social disse...

Boa tarde

Somos APTSES, Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social,
vimos por este meio solicitar-vos autorização para colocar no nosso blog, o link deste mesmo site “vivendo e aprendendo”, para que assim os nossos visitantes possam cruzar informações e assim visitar ambos os sites sobre Educação Social, mais facilmente.

O site da nossa associação é:
aptses.blogspot.com

Aguardando resposta.
Obrigada. Cumprimentos.
APTSES