2008-09-19

Licenciatura em Ensino Básico

PROGRAMA IPP 2



Número de horas de contacto, por tipologia
45 TC+15 S+7.5 OT+2 O
Tempo de trabalho total do estudante: 140

Número de ECTS: 5

Resumo descritivo

A realidade sócio-educativa actual impõe um aprofundamento do conceito de escola como comunidade educativa, uma resposta consequente às necessidades determinadas pelas diferenças individuais dos alunos e pela especificidade das suas culturas de origem e uma crescente complementaridade entre os processos de educação formal ou escolar e de educação não formal. Diversificam-se, assim, os campos e os contextos educativos, pelo que os processos formativos deverão criar condições de desenvolvimento e formação de profissionais polivalentes, não apenas aptos a intervir na escola, mas também, colaborativamente, ou, de forma directa, noutros contextos educativos que não o escolar. Assim, pretende-se que a unidade curricular Iniciação à Prática Profissional II (IPP II) permita experienciar e conhecer diferentes situações de oferta educativa.

A IPP II procura também desenvolver competências educativas directamente relacionadas com a prática profissional, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Através de processos de observação, análise e reflexão, pretende promover o sentido de rigor e uma atitude crítica de questionamento face à realidade com que os estudantes/futuros professores se irão confrontar.


Competências a desenvolver
Instrumentais
- Utiliza adequadamente a língua portuguesa e uma variedade de outras linguagens face à diversidade dos contextos profissionais, sociais e culturais da sua actividade.
- Recolhe informação no terreno relevante para a caracterização do contexto educativo, utilizando adequadamente instrumentos e técnicas de observação.
- Caracteriza as dinâmicas organizacionais, funcionais, relacionais e pedagógicas da educação básica.
- Analisa criticamente os projectos e as parcerias de colaboração existentes nos diversos contextos educativos.
- Reconhece a interdependência das variáveis contextuais na construção do projecto educativo de escola/de agrupamento.

Inter-pessoais
- Revela capacidades de integração em contextos educativos.
- Relaciona-se de forma adequada com os diferentes actores do processo educativo.
- Assume a dimensão cívica e formativa da educação bem como as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas.
- Reconhece as circunstâncias associadas com a diversidade, nomeadamente no que se refere às necessidades especiais em educação e às particularidades inerentes à multiculturalidade.
- Analisa dimensões relacionais e profissionais dos diferentes actores do processo educativo, numa determinada comunidade.
- Descreve as dimensões cívicas e de cidadania da educação relacionando-as com o papel dos diferentes actores educativos de um território educativo.

Sistémicas
- Demonstra uma atitude crítica e de questionamento.
- Problematiza de forma sistémica as relações entre os diferentes actores da acção educativa.
- Valoriza a instituição educativa enquanto parceiro de desenvolvimento social e cultural.
- Reconhece a importância da colaboração multiprofissional como resposta educativa à diversidade.
- Utiliza metodologias de pesquisa e organização da informação.

Conteúdos programáticos

Para além dos tópicos listados, os conteúdos a abordar decorrerão das necessidades sentidas pelos estudantes e/ou pelos docentes, provenientes das experiências e problemas suscitados pelo trabalho de campo desenvolvid nos diferentes domínios da educação básica em que ocorrem as suas intervenções.


1. Acção educativa
1.1. Educação formal, não formal e informal
1.2. Papel do educador/professor no novo modelo de gestão
1.3. Funções do educador/professor
2. Características organizacionais gerais dos contextos educativos
2.1. Especificidade da Escola como organização social
2.2. A cultura organizacional da instituição: elementos constituintes
2.3. Dinâmicas educativas
3. Contextos educativos multiculturais: igualdade de oportunidades e equidade
3.1. Reflexão crítica sobre os conceitos de cultura
3.2. Noções associadas à multiculturalidade: direitos humanos, minoria, etnia discriminação, racismo, imigração, igualdade de oportunidades, educação multicultural, currículo multicultural
3.3. Respostas educativas face à diversidade
Estratégias/Métodos de Ensino-Aprendizagem

Será utilizada uma diversidade de metodologias e de recursos de ensino e de aprendizagem de modo a favorecer a participação e a estimular a reflexão crítica e colaborativa de todos os estudantes.

Para tal, serão desenvolvidas as seguintes estratégias, norteadas por uma metodologia de projecto:

q Exposição de fundamentação teórica
q Debates, reflexões e análises críticas (individuais, em parceria e em grande grupo), centradas nos conteúdos da unidade curricular
q Análise de textos
q Pesquisa documental
q Elaboração de instrumentos de observação
q Trabalho de campo
q Apresentação ao colectivo de trabalhos de grupo

Resultados esperados de aprendizagem

Este seminário trata temas relacionados com a diversidade de contextos educativos ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se que os estudantes tenham aprendido a caracterizar vários contextos educativos e a analisar criticamente as dinâmicas educativas, as parcerias e colaborações existentes, desenvolvendo, também, competências de observação e uma atitude investigativa.


Métodos de avaliação

a. Participação – peso 2

A Participação inclui a realização de actividades propostas e a intervenção nos trabalhos de grupo e nas discussões plenárias.
Dado que o sucesso nesta unidade curricular está relacionado com a capacidade para realizar uma reflexão aprofundada e profícua sobre a sua temática específica, definimos como participação de qualidade nas sessões lectivas do Seminário aquela em que cada estudante:
a) Revela uma atitude crítica e reflexiva sobre os conteúdos abordados;
b) Revela capacidades de iniciativa e de colaboração;
c) Revela capacidades de pesquisa e de análise das temáticas em estudo;
d) Revela capacidades de análise, reflexão e intervenção relativamente aos contextos educativos estudados.
b. Reflexão crítica fundamentada referente a cada uma das três semanas de trabalho de campo (trabalho individual) – peso 3
Trata-se de um trabalho de reflexão pessoal no qual cada estudante deverá procurar exteriorizar, por escrito e em detalhe, aspectos relacionados com as suas vivências mais significativas, e com o que observou, viveu e sentiu no contexto educativo onde desenvolveu a sua iniciação à prática profissional.

c. Relatório do Trabalho de Campo (trabalho de grupo) – peso 5

A nota deste trabalho resulta da média das notas obtidas na parte escrita do trabalho, igual para todos os elementos do grupo (70%) e na exposição oral, diferenciada para cada elemento do grupo (30%).

Classificação final:
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, resultará da média ponderada das classificações alcançadas em a., b. e c., de acordo com a seguinte fórmula:
Média Final:
4a + 2b + 4c
10

Trabalho de Campo:

O Trabalho de Caracterização de uma Comunidade Educativa (c.) deverá ser realizado em grupo, de dois a quatro elementos. O trabalho deverá ser apresentado por escrito, não se estabelecendo um número limite de páginas.
Os trabalhos poderão conter elementos gráficos (fotos, diagramas e outros elementos ilustrativos), devendo, contudo, os estudantes ter em conta que estes elementos servem fundamentalmente para ilustrar e clarificar informação apresentada no texto.
Partindo dos conteúdos e orientações fornecidos pela docente, cada grupo deverá definir a organização do seu trabalho que, em termos de estratégia, passará necessariamente pelo relacionamento de determinados aspectos dos conteúdos teóricos com os dados das observações realizadas nas instituições, envolvendo nomeadamente:

· enquadramento teórico/revisão da literatura
· construção de instrumentos de observação
· recolha e análise dos dados

O trabalho escrito será avaliado de acordo com os critérios definidos num guião elaborado para o efeito.

Apresentação oral do Trabalho de Grupo:
Partindo do seu trabalho escrito, cada grupo realizará uma apresentação oral que tem como objectivo fundamental partilhar com os colegas os dados obtidos a partir da caracterização do contexto educativo onde trabalharam.
Na apresentação oral poderão ser utilizados os auxiliares multimédia considerados mais adequados, devendo, contudo, mais uma vez, ser tido em conta que estes servem para complementar e esclarecer a informação apresentada oralmente e não para a substituir.

Na avaliação da apresentação oral será tida em conta uma componente grupal e uma componente individual, tendo ambas igual peso na classificação atribuída a cada estudante neste elemento de avaliação.


Os instrumentos orientadores das/dos tarefas/trabalhos a desenvolver pelos estudantes – nomeadamente, Guião para a recolha de dados sobre os contextos e Guião para a organização e planeamento das semanas intensivas -, serão atempadamente apresentados pela docente da disciplina.



Bibliografia básica
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Barreira, A. e Moreira, M. (2004). Pedagogia das competências: da teoria à prática. Porto: ASA.
Barroso, J. (1995). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. M. (1996). Educação multicultural: percursos para práticas reflexivas. Lisboa: Texto.
Carvalho, A. e Diogo, F. (1994). Projecto Educativo. Porto: Edições Afrontamento.
Conselho Nacional de Educação (2001). Minorias, Educação Intercultural e Cidadania. Recomendação nº 1/2001. Lisboa: www.cne.org.
Díaz-Aguado, M. J. (2000). Educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto: Porto Editora.
Estrela, A. (1994). Teoria e Prática de Observação de Classes. Uma estratégia de Formação de Professores. (4a ed.). Porto: Porto Editora.
Formosinho, J. (Org), Spodeck, B., Brown, P., Lino, D. e Niza, S. (1998). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. (2a ed.). Porto: Porto Editora.
Gois, E. e Gonçalves, C. (2005). Melhorar as escolas: práticas eficazes. Porto: ASA.
Hargreaves, A. (1998). Os Professores em Tempos de Mudança. O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa: McGraw Hill.
Leite, C. (2002). O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Leite, C., Gomes, L. e Fernandes, P. (2002). Projectos curriculares de escola e de turma: conceber, gerir e avaliar. Porto: Edições ASA.
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica.
Ministério da Educação (1998). Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica.
Morgado, J. (2003). Qualidade, inclusão e diferenciação. Lisboa: ISPA.
Ouellet, F. (1991). L´Education Interculturelle. Paris: Editions L´Harmattan.
Pacheco, J. e Morgado, J. (2002). Construção e avaliação do projecto curricular de escola. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2000). Pedagogia diferenciada: das intenções à acção. Porto Alegre: Artes Médicas.
Portugal, G. (1992). Ecologia e desenvolvimento humano em Bronfenbrenner. Aveiro: CIDInE.
Ministério da Educação.
Roldão, M. C. (1999). Currículo e gestão curricular. O papel das escolas e dos professores. In: Mendes, M.L. (1999). Forum Escola, Diversidade e Currículo, 45-55. Lisboa: Ministério da Educação.
Roldão, M. C. (1999). Os professores e a gestão do currículo. Porto: CIDInE/Porto Editora.
Zabalza, M. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Rio Tinto: Edições Asa.

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