2007-11-16

A propósito de uma convidada da Biblioteca Municipal

Texto 1
No dia 7 de Novembro o professor convidou para a aula a Sandra, uma trabalhadora da Biblioteca Municipal de Faro que, está também, a acabar o curso de Educação e Intervenção Comunitária.
A Sandra trabalha na Biblioteca à 8 anos e já tem formação académica na área de bibliotecária. É um trabalho que parece gostar muito, pois fala dele com muito entusiasmo.
A Biblioteca Municipal de Faro já esteve situada em alguns locais, inclusive, chegou a ter um espaço conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian. Hoje em dia e, depois de uma construção de raiz em 2001, a Biblioteca é completamente nova e toma pelo nome de Biblioteca António Ramos Rosa. O seu principal objectivo é o de promover o livro e a leitura.
A Biblioteca desenvolve várias actividades em vários domínios, contudo o que nos interessa mais são aquelas desenvolvidas na área da Educação. A Sandra deu-nos alguns exemplos de actividades, nomeadamente, as conferências, os debates, as sessões com contadores de histórias, os escritores que usam o espaço da Biblioteca para fazer lançamentos / apresentações dos seus livros, os círculos de leitura, as acções de formação, que não são feitas com muita frequência pois implicam um maior investimento de fundos monetários, as sessões de esclarecimento e, ainda, os sábados em família, com os quais a Biblioteca pretende integrar os pais nas actividades que desenvolve, apresentar um programa de fim-de-semana diferente e em família.
Para terminar, a Sandra falou ainda um pouco sobre o papel que o Educador Social pode desempenhar numa biblioteca, como por exemplo na área da Animação de actividades (esta é também a área em que a Sandra se encontra agora), na vertente cultural ou no contacto com o público.
(Ana Rodrigues)

Texto 2
No dia 17 de Novembro recebemos na aula de Educação de Adultos a bibliotecária Sandra, da biblioteca Municipal de Faro, que nos veio informar sobre a mesma biblioteca. Esta senhora começou por partilhar connosco que a biblioteca primariamente, em 1902 estava na cidade velha e que mais tarde se mudou para a sala Gulbenkian. A bibliotecária relatou-nos que entrou para a biblioteca em 1998 como técnica da mesma.
Também nos falou das áreas de educação de adultos, onde se organizam debates, conferencias, actividade Pais e Filhos, além de contadores de historias para crianças e ainda o circulo de leitura da biblioteca sobre questões temáticas e pertinentes e com estas actividades tentam promover o livro e a leitura, oferecendo diferentes oportunidades de ocupar os tempos livres. Para além destas actividades organizadas dentro da biblioteca existem ainda actividades exteriores realizadas em prisões, hospitais, ou seja, criaram uma biblioteca para a população que não tem acesso a essa.
Como conclusão a bibliotecária Sandra referiu que julga o educador social muito importante na biblioteca, pois irá promover as ideias e será inovador, até porque este pode exercer a animação sociocultural para com o publico e divulgar a cultura, mas para isso é preciso este funcionário saber estar.
(Sandra Silva)

Texto 3
Na última aula, e a convite do professor Joaquim do Arco veio à nossa sala uma ex-aluna do curso de Educação e Intervenção Comunitária, que se encontra a trabalhar na Biblioteca Municipal de Faro. Esta sua intervenção, veio prestar-nos alguns esclarecimentos sobre a forma como a biblioteca se dedica à educação de adultos e não só. Começou por nos contar um pouco da história da biblioteca, e que em 2001 se procedeu à construção da nova biblioteca. É constituída por três espaços entre eles: audiovisuais, espaço infanto-juvenil e adultos, todos eles com infra-estruturas adequadas ao público, quer sejam crianças, idosos ou deficientes. Na vertente de adultos são efectuados debates, conferências e mensalmente são efectuados círculos de leitura, em que é escolhida uma obra e é debatida entre os participantes. Estes círculos de leitura tem como objectivos promover o livro, a leitura e essencialmente dar a conhecer novas valências da biblioteca. São feitas apresentações de livros, lançamentos de livros de escritores algarvios, tem efectuado conferências com psicólogos, são realizadas acções de formação entre outras actividades direccionadas aos adultos como forma de aprendizagem ao longo da vida. Em relação ao público infanto-juvenil, são efectuadas mensalmente várias actividades entre elas: Sábados em família, música, contadores de histórias, escritores etc. Os Educadores Sociais quando estiverem a desenvolver o seu trabalho nesta área deverão ser inovadores, promover a biblioteca enquanto meio de aprendizagem ao longo da vida, divulgar a cultura e conseguir arranjar estratégias para chamar o público à biblioteca, sendo bastante valorizado o contacto com o mesmo. A par de tudo o que já foi dito, a biblioteca tem ainda alguns projectos que considero de louvar, entre eles “Leituras na Prisão” em que levam livros mensalmente à prisão para que os reclusos possam ocupar o seu tempo e a sua mente, de uma forma saudável. Outro dos projectos é “ Leituras no Hospital” em que levam livros às crianças que estão hospitalizadas, como forma de minimizar o seu sofrimento e de mantê-los distraídos dos seus problemas de saúde. Resta-me concluir, que a Biblioteca Municipal de Faro tem tentado fazer cair aquele estereótipo que todos nós já tivemos um dia, em que consideramos que as bibliotecas são sombrias, feias e sem graça, que só lá vai quem se dedica à investigação. Consta-me que tem tentado demonstrar à população que tem mais valências do que aquelas que muitos imaginam, proporcionando momentos de interacção e integração entre o público alvo.
Lénia Gonçalves

Sem comentários: