2007-11-20

Animação da leitura - mais uns textos de produção colectiva

Texto:
O que significa Deus, será que é algo superior a nós, a origem de tudo o que se passa no mundo é do interesse de todos, é necessário conscientizar o Homem para o mundo que o rodeia, o homem, a mulher e as crianças, são seres e como tal cada um tem a sua história de vida e a sua importância. Porque cada caso é um caso e avaliando caso a caso, as histórias darão sempre um texto e um conteúdo diferente. Dependendo da interpretação de cada um, o mesmo assunto poderá ter diversas opiniões ou conceitos. É necessário falarmos de tudo, de falarmos com os outros, de nos ouvirmos uns aos outros! É importante aprender ensinando e ensinar aprendendo! Paulo Freire no Acto de Ler fala exactamente nisso! Paulo Freire, um dos maiores educadores do mundo, que tentou teórica e praticamente atingir uma utopia, mas a utopia não existe, não é? É apenas o amanhã! Se não existe utopia, então porque é o amanhã? Afinal, o amanhã é muito subjectivo, muito complicado, sei lá… talvez amanhã eu possa compreender o que é realmente o amanhã! Quem sabe!


Texto:
Afinal, no inicio, o que é que era? Será que era Adão e Eva? É uma questão muito complicada mas, questionável. Foram eles que iniciaram a raça humana? Talvez sim, talvez não! Mas eu acho que a Eva até era uma boa rapariga, talvez um pouco influenciável pois não tinha intenção de prejudicar mas sim ajudar, embora cada sujeito deva ter uma boa formação, pois o homem tem direito à instrução, à educação. A formação é um complemento essencial para todos nós pois a partir desta é que evoluímos pessoal e a academicamente. Já a educação é mais abrangente, porque é um assunto que é abordado constantemente quer nas escolas, quer na nossa sociedade. Em relação a este tema que tem implicado diversos debates é extremamente importante que a vejamos como o ponto fulcral. É sempre e cada vez mais necessário a instrução, a educação para que a nossa sociedade cresça! Cresça para que tenhamos uma sociedade igualitária onde seremos “todos diferentes, todos iguais”

Texto:
O curso de Educação Social é muito engraçado porque é quase sempre palhaçada, onde se partilham ideias e opiniões. As aulas do professor Joca são interessantes e bem vistas.
Eles costumam passear à beira do mar, respirando a brisa marítima que faz bem à saúde. E desperta a nostalgia, faz-nos lembrar de outros verões. O verão é uma estação do ano muito alegre onde as pessoas aproveitam para ir à praia e descansar do ano atribulado que tiveram. Este ano parece que ainda é Verão. Mas eu prefiro o Outono! As folhas a caírem, a brisa quando passeio na praia, as ondas e o areal mostram uma cena fantástica, dá-me força, transmite-me tranquilidade....É tão bom quando nos sentamos em qualquer sitio da praia e nos pomos a olhar para o mar, para os barcos, para o céu azul e o sol brilhante. Reflectimos e ganhamos uma força interior que nos dá força para continuar a viver e para sermos mais felizes. Pois só fazendo coisas bonitas seremos felizes. A felicidade é uma coisa tão bonita e que todos serão felizes se conseguirem alcançar a felicidade.

Texto:
Era uma vez uma menina que vivia num país muito distante e longínquo e era muito infeliz. Precisava de amigos para falar e foi ter comigo! Não sabia o que lhe dizer e fiquei ali… simplesmente a ouvir os seus desabafos, os seus medos, a sua angústia. Os amigos são mesmo para isso, não é? Para ouvir, para ajudar nas horas boas e nas horas más. E ali estava eu a ouvir um bom amigo, que me dava tudo aquilo que eu necessitava, carinho, compreensão e acima de tudo valor, uma coisa que eu pensava que não tinha, e que esse amigo fez-me ver que afinal eu tinha toda a razão, embora nem sempre nós tenhamos a razão com a gente, nesse caso temos que ter a, tipo a frase da Susana não diz nada de jeito, então eu vou improvisar. Era uma vez um sapo que sonhava tornar-se um chimpanzé lol, claro que teria muito trabalho mas conseguiria pois a sua força de vontade e fé era maior que tudo, porque um sapo para se transformar em chimpanzé… ui ui… teria de passar por muitas fases. As fases da vida, teríamos aqui pano para mangas, porque indiscutivelmente, todos nós temos fases diferentes e discutíveis.

Texto:
Era uma vez uma boneca chamada Ana Afonso. Esta tinha olhos azuis e era muito branquinha. Ela tinha duas amigas de quem gostava muito, a Rita e a Sandra, que eram duas malucas muito grandes, estavam sempre na palhaçada….Estas três companheiras partilhavam momentos divertidos, trabalhavam em conjunto, e são as três algarvias de gema, têm um sotaque muito acentuado e prezam muito as tradições, são muito desconfiadas e não dão o braço a torcer, mas isso nem sempre acontece. Eu conheço um monte de gajos porreiros algarvios. Na minha casa o que não é porreiro não é algarvio. O Algarve é um país a parte, onde se vive bem, há sol, praia e tranquilidade. O mar é azul e quente e as gaivotas passeiam pela costa. O pôr-do-sol é magnífico e a lua ainda mais bela. A noite escura é o que faltava para completar o cenário romântico. Mas o bebé chorou outra vez! A mãe chegou se até ele e tentou acalmá – lo, cantando -lhe uma canção que o conforta e acalma o e por fim o menino adormece e a mãe descansada deixa o filhote a dormir.

Texto:
É importante falar sobre educação e os seus diversos paradigmas, e o que ela pode contribuir para cada um de nós, é a conscientização, o aprender, o aplicar, o saber discutir os nossos problemas. É o ter uma consciência crítica, ser capaz de refutar de uma forma coerente e querer a mudança, pois são muito importantes estes factores para a evolução do ser humano. Para uma conscientização do ser. É preciso utilizar uma consciência crítica no nosso dia a dia como forma de valorizar as pessoas, atitudes e comportamentos. A conscientização é bastante importante, é necessário que as pessoas tomem consciência das suas necessidades e problemas, para assim colmatarem estas necessidades e problemas que tanto afectam a sociedade em que vivemos e não só. Acabar com as diferenças e criar uma sociedade justa, onde todos têm as mesmas oportunidades.

Sem comentários: