2007-11-20

Aula de E.A. I (dia 20/11)

Preparação da Visita a realizar dia 21/11 (4ªfeira) ao CRVCC de Lagoa


Texto para discussão na aula: A educação de adultos e os Centros de Novas Oportunidades

A educação de adultos é o conjunto de processos que permitem a construção de aprendizagens, ao longo da vida, com o objectivo de melhorar conhecimentos, promover competências, valores, atitudes, no âmbito do desenvolvimento pessoal, social e profissional. Para que ocorra a educação de adultos, primeiro que tudo, o indivíduo tem de ter vontade de aprender, depois devem existir condições para que tal aconteça, ou seja, que existam espaços de aprendizagem e educadores/as de adultos. De acordo com a UNESCO (1997) a educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI. A educação de adultos pode modelar a identidade do cidadão e dar um significado à sua vida. É um poderoso argumento a favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconómico e científico, além de ser um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça. Então, quais as oportunidades de que as pessoas, actualmente, dispõem para continuar a aprender? Uma das estratégias públicas de educação de adultos existentes, actualmente, em Portugal são os Centros Novas Oportunidades que concretizam o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, constituído de modo a permitir o direito a todas as pessoas de verem reconhecidas as competências que foram adquirindo ao longo da vida, nos mais variados contextos, pessoais, sociais e profissionais. O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências dá oportunidade a todas as pessoas adultas, maiores de 18 anos, que não tenham completado o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade, de verem reconhecidas, pessoal e socialmente, as competências e os conhecimentos que nos mais variados contextos foram adquirindo ao longo da vida, promovendo e facilitando percursos de educação e formação, com certificação escolar oficial. Os Centros Novas Oportunidades organizam-se em torno de três eixos fundamentais de intervenção: eixo de reconhecimento, eixo de validação e eixo de certificação de competências. O eixo de reconhecimento de competências consiste na identificação de competências adquiridas ao longo e em todos os contextos de vida através da utilização de um leque de instrumentos variados assentes em metodologias de balanço de competências e de histórias de vida. O eixo de validação de competências é realizado perante um júri de validação e consubstancia-se na apreciação das competências evidenciadas pelo adulto face às áreas de competências-chave estabelecidas no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos. O eixo de certificação é um processo administrativo que confirma as competências adquiridas e constitui o acto oficial do registo de competências. O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências faz-se através da construção de um arquivo de testemunhos pessoais (dossier pessoal) onde se registam e organizam documentos que comprovam os saberes e competências adquiridos ao longo da vida que levem a uma reflexão pessoal sobre o percurso de vida e à (re) definição de um projecto pessoal. O Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos é um documento fundamental que orienta o trabalho de reconhecimento, validação e certificação desenvolvido pelos formadores, pelos profissionais e pelo adulto num Centro RVCC. É através da construção do Dossier Pessoal, tendo como enquadramento o referido referencial, que se desenvolve o processo de investigação e exploração de competências. As quatro áreas de Competências-Chave (Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias da Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade) contempladas no Referencial são consideradas básicas e essenciais para o adulto. Em cada uma destas áreas estão contemplados critérios de evidência que especificam e clarificam o que se deve ter em conta em cada uma das unidades. Feita a auto-avaliação, o Adulto fará o seu Pedido de Validação de Competências-Chave para ser presente ao Júri de Validação do CRVCC. Se o adulto não demonstrar as competências necessárias, poderá ser-lhe apresentada uma proposta referindo a formação complementar considerada indispensável para colmatar as lacunas existentes e dessa forma efectuar, posteriormente, a certificação do 4º, 6º ou 9º anos de escolaridade. O Dossier Pessoal é um instrumento de formação que promove ao mesmo tempo a auto-avaliação e a motivação para novas aprendizagens: Auto-avaliação, porque é construído pelo próprio formando, torna-se assim um instrumento que permite avaliar potencialidades e competências adquiridas pela pessoa, que poderão ser validadas; Motivação para novas aprendizagens, porque é um processo de auto-descoberta, promove o reforço da auto-imagem, levando consequentemente à procura de níveis mais elevados de qualificação escolar e profissional, numa perspectiva de formação ao longo da vida. O Processo de RVCC passa pelas seguintes etapas: Acolhimento (Sessão Individual com Profissional de RVCC), Balanço de Competências/ Dossier Pessoal (Sessões colectivas com Profissional de RVCC / Formadores), Formação Complementar (quando necessária com formadores), Júri de Certificação (com Profissional de RVCC, Formadores, Avaliador Externo). O RVCC é, sobretudo, um processo de educação de adultos, que também certifica, mas, a certificação não deve ser considerada como o único objectivo a atingir, já que o mais importante parece ser a possibilidade de promover a educação e formação ao longo da vida. O RVCC também deve ser um espaço de aprendizagem para pessoas que espontaneamente adiram a outras actividades que não sejam especificamente denominadas de “formação” podendo ser de outro âmbito, como actividades sócio - educativas ou sócio – culturais. Deste modo, o Processo RVCC visa não só a certificação, mas um trabalho verdadeiro de Educação de Adultos, através do qual as pessoas podem obter respostas e acompanhamento dos seus projectos de vida numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Assim, o que parece importante é que os Centros Novas Oportunidades tenham capacidade para responder de forma pronta e adequada às necessidades dos adultos que os procuram.

Sem comentários: