2006-04-27

mais um texto...o sonho

Era uma vez, uma menina que estava na sala de aula e tinha muito sono. E começou a sonhar com os anjos. No entanto, os seus sonhos eram representativos de desejos que a menina tinha e que queria que os anjos realizassem a melhor protecção para essa e assim essa vivesse uma boa e saudável vida neste mundo terreno, cheio de maldades e injustiças sociais que abalam todo o mundo em geral, mas no meio deste mundo cruel, um anjo baixou a esta terra. O anjo olhou á sua volta e encontrou muitas pessoas, que o olhavam de muitas formas uma com bons olhos, outros pareciam que tinham visto a coisa mais terrível do mundo. O que é que ele poderia fazer para mudar aquela situação?
Ele então pensou que poderia começar por perguntar porque razão as suas amigas não queriam saber dele e por que razão, se sentia tão só naquela altura, mas de repente parece que tudo mudou e tomou cor. O sonho começa aqui.





Marisa Palma nº28276

2006-04-17

é uma festa...a prima vera

Era uma vez um casal de namorados que se amava muito, mas um dia vou lá ter com a minha família e digo-lhes “quero ir viver para o estrangeiro”, lá ganhamos mais dinheiro e temos mais oportunidades de vida. E assim foi, abalei e comecei uma nova vida. Foi bom! No início tive medo, receio, mas com esforço e dedicação, dei um passo em frente e atingi quase a minha meta, mas ainda tenho um caminho a percorrer e cada passo que dou é uma alegria. Quando temos um objectivo mesmo que seja difícil é bom no fim conseguir o que pretendemos.
É preciso traçar objectivos concretos na vida para que possam ser susceptíveis de serem realizados.
Isto era o sermão do padre… a minha mãe descobriu que faltava à catequese… Fiquei de castigo, já não pude jogar mais à bola… Porque também doía-me o joelho e tinha o pé a latejar de tão forte que tinha pontapeado a pedra. Mas lá continuei a correr pelos campos de lírios roxos onde as borboletas dançam a dança da primavera.
Na primavera, todos os animais da floresta mágica fazem rituais lindos, de danças e músicas.
Enfim, quando chega a Primavera é sempre uma festa.

vou à praia

Era uma vez uma menina muito linda, tinha cabelos loiros e olhos verdes.Ela gostava muito de morangos e gelado de chocolate.
Numa tarde de verão vou à praia e vou apanhar uns “banhos” de sol. Vou-me bronzear toda, apanhar um escaldão!! Ai!! Ai!! Não me consigo mexer!! Estou toda apanhada!! Preciso de cremes!! Preciso de correr, saltar, brincar, desejar e sonhar!! Que bom seria estar em casa, conversar com os meus pais, plantar as sementes que comprei e fazer os folares para depois os comer. A família é muito importante, pois está presente nos momentos mais difíceis. É a família o pilar das nossas vidas. É no seio da família que iniciamos a nossa vida.
Filosofias, crenças já não sei de nada. Pouco entendo da vida, mas a catequese não era para mim, até porque nunca fui boa a decorar a casa por isso não sei por onde começar, devia ter comprado um lugar mais pequeno, mais apropriado ao meu tamanho, porque afinal não sou assim tão grande. Sou pequenina e preciso de me adaptar a tudo.

mais uma história

Era uma vez uma família que entrou para um centro comunitário onde estavam mais famílias com problemas familiares, eram pobres, não tinham casa, comida e tinham muitos filhos. Eles procuravam ajuda e um ombro amigo, pois já não sabiam o que fazer. Mas como emprestar ombros está difícil, eles procuraram ajuda à tia Anica, a tia rica da família, no entanto esta negou-se a ajudar e a família decidiu unir esforços e tentar resolver o seu problema para que ela pudesse ser mais feliz e aproveitar o melhor da vida, e que pudesse, mais tarde, exercer uma profissão e ser mãe e esposa dedicada e feliz da vida, com a vida cheia de coisas boas, ser mãe seria o principal objectivo para ela. Agora só lhe faltava arranjar um pai bonito e jeitoso, era o seu maior desejo. Numa manhã acordou e decidiu declarar o que sentia: “ Eu amo-te Isabel” . E foi assim, que pelo menos pôde tirar o sufoco de seu coração!

2006-04-11

Texto: Certo dia...

Certo dia acordei cheia de sono......após uma noite muito atribulada, pois saí até muito tarde. E no outro dia tinha um encontro muito importante, pois ia a uma entrevista para o novo emprego, que se estava a oferecer naquela vila, e como era muito importante essa entrevista, a rapariga foi à cabeleireira arranjar o cabelo para ficar toda produzida, para conseguir ficar com o emprego, mas ao pintar o cabelo a cor saiu diferente da que desejava.
E então surgiu um homem brasileiro, que lhe disse: “ Ai gostosa.......você é poderosa”. A rapariga corou, mas continuou para o seu destino, não dando muita importância ao que tinha ouvido, pensando que se tratava de uma voz sobrenatural e maldosa. Seguiu em frente arriscando tudo e a própria vida até, corajosa prosseguiu e enfrentou o dragão furioso e rancoroso, e apesar do fogo que ele mandava da boca. Que lhe queimava parcialmente a sua barba........O dragão ao ver aquilo, de uma maneira “mágica” arrependeu-se, e quando isso aconteceu transformou-se num lindo sapo, eh! eh! eh!
Celina

Texto: Disseram-me...

Disseram-me: “Xandrinha, não vás para a fila, para comer um croissant com chocolate quente, onde o chocolate quente derrete na boca, sabor de baunilha com caramelo que escorrega e sabe tão bem. Um gelado sempre na companhia dos amigos, a conversar, a rir…, a conviver…

Sabe tão bem comer um gelado nestes dias quentes. O plano perfeito para um dia de primavera, ir dar um passeio ao fim do dia, comprar um gelado, e ir saboreando enquanto passeamos. Nunca um gelado me soube tão bem. Há dias assim, onde tudo parece muito fácil, é andar por aí a gritar para o mundo, até ficar sem voz! Quero gritar para o mundo e dizer que “Aqui sou feliz!” “Só aqui sou feliz!” Eu estou aqui! Eu estou aqui! Sim, quero gritar como o outro, porque estou aqui e sou muito feliz. Também acho. A vida é tão bela temos de a aproveitar ao máximo. Penso só nas coisas boas e deixo as más no esquecimento, pois são as boas que nos ajudam a ser melhores no futuro, ainda que aprendemos com os nossos erros.

Alexandra Neves

Nº29056

2º ano

2006-04-07

Texto colectivo - Era uma vez...

Era uma vez uma estrelinha que voava sem rumo pelos céus fora, pelo caminho encontrou um anjo, o seu era Querubim, que decidiu ir à terra ver como vivia o homem, sentindo todos os sentimentos possíveis e imaginários. Quando chegou à terra viu que tudo era diferente do mundo dele, a paisagem, as próprias pessoas, os objectos, os valores, cultura. Tudo era muito estranho e não conseguia perceber a razão dessa diferença, o ambiente era realmente diferente de tudo o que já tinha visto até aos dias de hoje. Então passou perto de um carro que estava estacionado e tentou perceber o que era aquilo, tentando abrir ao vidro apressadamente, entretanto viu um rapaz moreno, olhos verdes…gordo, com muitas borbulhas na cara e com um só dente… Chamado Toy… a mãe deste, teve pena dele e quis dar-lhe alguma auto-estima e alegria na vida, portanto inscreveu-o na catequese! Aí o rapaz passou a ter contacto com outros ensinamentos, com outras ideias de modo a crescer, a evoluir mentalmente, de forma a aplicar melhor o conceito de cidadania para que a sociedade de hoje seja melhor.

2006-04-06

Animação da leitura – A Técnica do livro vivo

Actividade realizada no dia 3 de Abril na aula de Educação de Adultos II

A técnica da animação da leitura implica várias estratégias que visam estimular os educandos para o prazer da leitura. Esta actividade realizada no âmbito dos métodos e técnicas em educação de adultos pretende mostrar aos alunos que na sua vida futura, como educadores comunitários, podem utilizar várias estratégias que levem os educandos a sentir curiosidade pela leitura do livro. Como diz a sabedoria popular Ler é um remédio santo para a mais complexa das doenças que é a solidão e Quem lê, vê mais, Quem lê, sonha mais, Quem lê, decide melhor.
A técnica do livro vivo é, entre outras, uma forma de animação de grupos que promove a criatividade e a motivação pela leitura. A Técnica do Livro Vivo realizada na aula desenvolveu-se nas seguintes fases:
1- Realização de dois exercícios de expressão corporal que contribuíssem para a criação de um melhor ambiente afectivo-relacional, em que todos se sentissem descontraídos e desinibidos.
2- Exercício de leitura. Procedeu-se à leitura de excertos do Livro de José Saramago “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. Os excertos foram lidos em voz alta pelos alunos.
3- Fase do debate. Os alunos discutiram o mistério do nascimento de Jesus Cristo, alguns acreditando outros duvidando, foram levantadas várias questões desde o conteúdo da Bíblia ao papel da Igreja Católica. A maioria dos alunos deu a sua opinião, discordando ou não dos colegas, mas sempre numa atitude de respeito pela opinião de cada um.
4- Fase da produção escrita. Cada aluno com uma folha de papel iniciou um texto, que a um sinal do professor mudava de autor, mais concretamente para o colega do lado. Este processo de rotação dos textos continuou até que a folha chegou ao autor inicial. Foram produzidos tantos textos quantos os alunos presentes na sala.
5- Na última fase procedeu-se à leitura dos textos produzidos colectivamente