CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO DE ADULTOS I
Ano lectivo 2009/10
FREQUÊNCIA
Responda às seguintes questões.
1-“ O que é Educação? Não há uma forma única de Educação, nem um único modelo. Em cada sociedade a Educação existe de maneira diferente. Em sentido amplo a Educação diz respeito à existência humana em toda a sua duração e em todos os aspectos.”. Comente.
2-Rousseau defendia uma educação fora da sociedade para a sociedade. No seu livro, Emílio, Rousseau refere que para educar Emílio o que se deveria fazer era impedir que se fizesse alguma coisa. Fundamente esta posição teórica de Rousseau.
3-Qual a contribuição de Ivan Illich para a definição do conceito de educação de adultos?
4-Qual a influência exercida pela pedagogia de Celestin Freinet para a construção do pensamento de Paulo Freire sobre educação.
5-Qual tem sido o papel a UNESCO a favor do desenvolvimento da educação de adultos?
6-No Algarve, a década de oitenta, início da implementação da rede pública de educação de adultos, foi marcada por boas práticas de educação de adultos, quer no âmbito da alfabetização quer das modalidades extra-escolares. Um exemplo demonstrativo de boas práticas em educação de adultos é o caso do PIDR, Ne/Algarve. O que sabe sobre este Projecto?
7-Em 1999 é criada em Portugal a ANEFA. Caracterize esta instituição, o seu papel e importância ao nível da educação e formação de adultos.
8. Comente: “Céptico quanto ao futuro da Educação de Adultos Licínio Lima critica o facto de a DGFV parecer sobretudo interessada nas matérias do ensino profissional e recorrente. Esquecendo áreas da educação de adultos tão fundamentais como a educação popular, a educação cívica, a alfabetização e a formação profissional organizada de forma ampla e não apenas voltada para a empregabilidade”.
9-A identificação e recolha de património cultural pode ser feita de várias formas. Como chegar à informação? Que instrumentos usar? Como recolher? De quem? O quê? Com que objectivos?
10-A acção educativa e cultural pode ter um importante papel no processo de desenvolvimento destas zonas mais deprimidas, sobretudo, quando essas zonas constituem autênticos reservatórios de cultura. É no sentido de poder aproveitar esse capital cultural que a educação de adultos poderia ter uma importância estratégica, nomeadamente, através da animação sociocultural. Comente.
(cotação: cada questão tem o valor de 2 v)
Faro, 11 de Janeiro de 2010
Boa sorte!
2010-01-11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário