Influenciado por Dewey e Gramsci, Freire afirma que o problema educativo é político, o que requer uma mudança social. A educação é produto da consciência crítica, fomentada pelo diálogo e enraizada no contexto cultural dos educadores, afirma também a valorização de aquisições culturais no sentido de estimular a consciência crítica e a educação libertadora. A obra de Paulo Freire remete para a humanização da educação, reflexão nas dimensões sociais e politicas do acto de educar. A educação surgiu assim como o projecto de liberdade, e a construção do futuro implica superar problemáticas através da praxis.
O método de Paulo Freire tem como ideologia a dignidade dos homens enquanto ser humano que o são. O processo de alfabetização significa fazer com que os analfabetos sejam possuidores de uma cultura própria, pois segundo Freire a pessoa que acredita em si própria é capaz de dominar os instrumentos de acção. Todo este processo de aprendizagem baseia-se numa perspectiva dialógica.
Outro dos pontos que a obra de Freire remete é a importância de uma sociedade multicultural no quotidiano dos educandos, como que o sistema educativo deve respeitar a diferença de cada um e a sua pedagogia é fundada na ética, respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.
A obra de Freire assume a conceptualização da politicidade da educação com raiz democrática e emancipatória baseando-se numa pedagogia crítica.
A obra que mais marcou o seu percurso foi a “Pedagogia do Oprimido”, que espelha a divisão de 2 classes, oprimidos e opressores. A libertação desta dualidade consiste na conscientização do oprimido pela opressão que sofre e também pela necessidade de mudar essa realidade que o envolve, sendo este um processo de conscientização e politização. Freire defende uma educação libertadora, em que o homem como ser autónomo é capaz de transformar o mundo.
Numa fase mais amadurecida da sua obra Freire acreditava que devido ao mundo estar perante uma globalização complexa, quer a nível económico, quer a nível cultural e a nível comunicativo, era necessário apostar-se numa educação para a diversidade, onde se respeitasse a ética da diversidade e a cultura da diversidade. Como tal, o educador deverá estar capacitado de forma a ser criativo e ser capaz de aprender com o mundo e com os seus educandos. Nesta fase destacou 2 dimensões, a dimensão interdisciplinar e a dimensão internacional e solidária.
No decorrer da sua obra, Freire foi influenciado pelas teorias do existencialismo, marxismo e fenomenologia. Contudo, podemos então concluir que influenciado por estas 3 teorias e pelos autores acima referidos, Freire espelha assim a educação libertadora no processo de conscientização critica do indivíduo para a sua libertação e para a libertação do mundo, a mudança social.
Grupo: Ângela Norte nº 33025;Eva Faustino nº 33028;Ligia Sequeira nº 32062;Jessica Pinto nº 33029;Micaela Bom nº 33031;Nilza Macedo nº 32064;Sandrina Marcos nº33032;Susana Joaquim nº 32068
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário