1- INTRODUÇÃO
Somos o que fazemos
Mas somos principalmente
O que fazemos para mudar
O que somos
Eduardo Galeano
Considerada a Educação como uma forma de conhecimento que se constrói, progressivamente, na interacção das pessoas com o Mundo no sentido de ampliar as possibilidades que lhes são oferecidas em qualquer momento da sua vida, qualquer que seja a sua idade, origem social, educação anterior, experiência de vida, a disciplina de Educação de Adultos tem como principal finalidade propor aos alunos do 2º ano do Curso de Educação e Intervenção Comunitária um itinerário de formação que os conduza a uma incursão por diferentes domínios relativos à educação recorrente e extra-escolar, educação formal, educação não formal e informal, no sentido de construírem um entendimento aprofundado sobre Educação de Adultos.
2- ORGANIZAÇÃO
2.1. Critérios Gerais
A disciplina de Educação de Adultos II é uma disciplina semestral, com uma carga horária de 3 horas semanais, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Comunitário que se pretende formar, um técnico polivalente apto a agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.
2.2. Objectivos
2.2.1. Objectivos Gerais
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade
- Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal
- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos
- Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso
- Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas
2.2.2. Objectivos específicos
- Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana
- Caracterizar modos de acção educativa com adultos
- Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas
- Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo
- Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas
- Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas ao longo do processo de formação.
2.3. Conteúdos
1- A Formação em Educação de Adultos
2- Formas e Métodos de Educação de Adultos
3-A Educação Básica de Adultos
3.1. Alfabetização-Libertação
3.2. Método de Paulo Freire
3.3. Como jogar com a linguagem num Curso de Alfabetização
3.4. A aprendizagem da Matemática num C.E.B.A.
4- O Agente de Educação de Adultos
5- O Adulto Educando
6- A Avaliação em Educação de Adultos
2.4. Estratégias
- Exposição oral
- Trabalho individual
- Análise e discussão de textos
- Trabalho de grupo
- Comunicações
- Debates
3. AVALIAÇÃO
A avaliação contínua desta disciplina pretende constituir-se como um processo construtivo que assuma um papel decisivo no processo Ensino/Aprendizagem, privilegiando o domínio dos conhecimentos, das atitudes e valores e das capacidades. Sem prejuízo do carácter unitário da disciplina, serão considerados os seguintes elementos de avaliação:
1- Em termos individuais
a)- Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito da disciplina. (Peso 2).
b)- Trabalho de grupo: (3)
Os alunos realizarão em grupo um trabalho até 25 páginas, de acordo com as normas do Curso, sobre um contexto de trabalho em Educação de Adultos no Algarve.
c)- Apresentação oral do trabalho. (Peso 2).
d) Comunicação escrita, individual, até 8 páginas, sobre um dos conteúdos do programa (Peso 2)
e) Apresentação oral do T.I. (1)
4-Cronograma de Actividades
1ª Semana (14/2) - Apresentação do programa
2ª (28/2) -Conteúdo 1
3ª (7/3) - Conteúdo 1
4ª (14/3) - Conteúdo 1
5ª (21/3) -Conteúdo 2
6ª (28/3) - Conteúdo 3
7ª (11/4) - Conteúdo 3
8ª (18/4) - Apresentação oral dos T.I.
9ª (2/5) - Trabalho Autónomo
10ª (9/5) - Trabalho Autónomo
11ª (16/5) - Conteúdo 4
12ª (23/5) - Conteúdo 5
13ª (30/5)- Conteúdo 6
14ª (6/6) - Apresentação oral dos trabalhos de Grupo
15ª (13/6) -Apresentação oral dos trabalhos de Grupo; Avaliação da disciplina
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2007-02-13
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