2010-09-15

Programa de Educação de Adultos I

Introdução:

Considerada a Educação como uma forma de conhecimento que se constrói, progressivamente, na interacção das pessoas com o Mundo no sentido de ampliar as possibilidades que lhes são oferecidas em qualquer momento da sua vida, qualquer que seja a sua idade, origem social, educação anterior, experiência de vida, a disciplina de Educação de Adultos tem como principal finalidade propor aos alunos do 2º ano do Curso de Educação e Intervenção Comunitária um itinerário de formação que os conduza a uma incursão por diferentes domínios relativos à educação recorrente e extra-escolar, educação formal, educação não formal e informal, no sentido de construírem um entendimento aprofundado sobre Educação de Adultos.

ORGANIZAÇÃO:
1. Critérios Gerais:
A disciplina de Educação de Adultos I é uma disciplina semestral, com uma carga horária de 3 horas semanais, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Comunitário que se pretende formar, um técnico polivalente apto a agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.

Objectivos:
Objectivos Gerais:
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade
- Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal
- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos
- Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso
- Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas
Objectivos específicos:
- Dominar o conceito de educação de adultos
- Tomar consciência da dimensão dos problemas que afectam a situação educativa das pessoas adultas
- Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana
- Caracterizar modos de acção educativa com adultos
- Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas
- Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo
- Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas
- Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas ao longo do processo de formação.

Conteúdos:
1- Conceito de educação de adultos
2-Educação Nova e as Reformas Escolares na Europa Contemporânea
3-A Crise da Educação Escolar
4- Educação, Sociedade, Interculturalismo
5-Da Educação Escolar à Educação de Adultos
6-Âmbito e Enquadramento conceptual da Educação de Adultos
7-Contributo de Paulo Freire para o desenvolvimento da Educação de Adultos
8-Educação de Adultos e Educação Popular
9-Diferentes leituras de políticas de Educação de Adultos
10- Breve perspectiva histórica da Ed. de Adultos
11- A Educação de Adultos no Algarve

Estratégias:
- Exposição oral
- Trabalho individual
- Análise e discussão de textos e videogramas
- Trabalho de grupo
- Comunicações
- Debates3.

AVALIAÇÃO

A avaliação contínua desta disciplina pretende constituir-se como um processo construtivo que assuma um papel decisivo no processo Ensino/Aprendizagem, privilegiando o domínio dos conhecimentos, das atitudes e valores e das capacidades. Sem prejuízo do carácter unitário da disciplina, serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

a)- Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito das aulas práticas. (Peso 2).
b)- Trabalho Individual: Recensão crítica sobre um dos pontos do Programa.
Este trabalho não poderá exceder as 10 páginas (letra tamanho 12, espaçamento duplo), e deverá destacar os aspectos que mais se relacionam com as temáticas abordadas no quadro desta disciplina.(Peso 3).
c) Comunicação oral do T.I. (Peso 1)
d)- Teste sobre o programa da disciplina. (Peso 4).

Notas :1- Nas três primeiras semanas de aula os trabalhadores estudantes devem fazer prova da sua situação e combinar com o professor da disciplina o modelo de avaliação. Só serão admitidos a exame os alunos que realizarem trabalhos de avaliação.

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES
Semanas
1ª: Apresentação do programa; Discussão do processo de avaliação
2ª:Conteúdo 1
3ª:Conteúdo 2
4ª:Conteúdo 3
5ª:Conteúdo 4
6ª:Conteúdo 4
7ª:Conteúdo 5
8ª:Conteúdo 6
9ª:Conteúdo 7
10ª:Conteúdo 8
11ª:Conteúdo 9
12ª:Conteúdo 10 e 11
13ª:workshop
14ª:Teste de avaliação
15ª:Avaliação da disciplina

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