2010-09-15

Programa da U.C. - Construção de Projectos Sociais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PROGRAMA


CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL
(Regime Pós-Laboral)


Ano Lectivo: 2010/11


Unidade Curricular:
CONSTRUÇÃO DE PROJECTOS SOCIAIS
3º ANO – 1º SEMESTRE



DOCENTE: JOAQUIM MATIAS PASTAGAL DO ARCO




“À força de secundarizar o essencial em relação ao urgente acabamos por esquecer a urgência do essencial”
Edgar Morin


Introdução

A área da Educação Social exige a formação de profissionais especialistas que através de processos de aprendizagem profissional e do aperfeiçoamento metodológico desenvolvam competências que lhes permitam conceber, aplicar e avaliar projectos sociais adequados aos diferentes contextos onde interagem.

A unidade curricular de Construção de projectos Sociais visa a preparação e o apoio directo e imediato aos alunos e alunas que realizam as Práticas. Durante as Práticas os alunos e alunas desenvolvem um conjunto de actividades, o que configura um quadro de enorme riqueza que torna a a U.C de Construção de Projectos Sociais um espaço privilegiado de estudo e reflexão.

Esta Unidade Curricular na sua vertente formativa desenhada para que nela confluam os contributos teórico-metodológicos e práticos do conjunto das unidades curriculares do Curso de Educação Social, desenvolverá uma abordagem a nível teórico e teórico-prático, no sentido de contribuir para um desenvolvimento mais sustentado do trabalho realizado no âmbito das Práticas.


Objectivos Gerais:

-Compreender os elementos fundamentais da cultura de uma comunidade, Instituição ou Projecto;
-Identificar os âmbitos de intervenção do Educador Social;
-Conhecer os diferentes modelos de intervenção nos processos de Educação Social;
-Saber aplicar conceitos fundamentais na concepção e desenvolvimento de projectos de Educação Social;
-Desenvolver competências na área da comunicação

Objectivos Específicos:

- Caracterizar o contexto de Prática;
-Identificar destinatários e âmbitos de intervenção;
-Reflectir sobre o papel do educador social;
-Conhecer as etapas de construção de um Projecto de Educação Social;
-Elaborar propostas de intervenção em função de contextos concretos;
-Compreender a importância da participação activa das pessoas nos processos de concepção e execução de Projectos de Educação Social;
-Reflectir criticamente, com base em pressupostos teórico-metodológicos, sobre a acção desenvolvida nas Práticas;
-Comunicar experiências;
-Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso




CONTEÚDOS
1- A Educação Social como estratégia de desenvolvimento sustentado.
1.1. Princípios e objectivos
1.2. Diferentes estratégias de intervenção
1.3. O papel do educador social
1.4. Perfil ético do educador social
2-Observação de cenários
3-Diversidade dos contextos de intervenção
3.1. Comunidades urbanas
3.2.Comunidades rurais
3.3. Comunidades piscatórias
3.4. Minorias étnicas
4-Planeamento e metodologia de Projectos
4.1. Clarificação de conceitos
4.2. Introdução à metodologia de projecto
5-Concepção de Projectos de Educação Social
5.1. Etapas de construção de um projecto de Educação Social
5.2. O Diagnóstico
5.2.1. Elementos básicos do Diagnóstico
5.2.2. O Diagnóstico participativo
5.2.3. Modelos de diagnóstico participativo
5.3 O Diagnóstico Social e a Investigação Acção
5.4. Planeamento e gestão de projectos
5.4.1. Elaboração de projectos sociais
5.4.2. O Projecto social como processo lógico
5.4.3 Estilos de liderança
5.4.4. Desafio dos 3 Es
5.4.5. O projecto social como processo de comunicação
METODOLOGIA

As metodologias a privilegiar enquadram-se numa perspectiva construtivista e desenvolvimentista do conhecimento no sentido de promover a participação activa dos alunos e alunas.

ESTRATÉGIAS
- Exposição oral
- Análise crítica de textos
- Debate
-Trabalho de grupo
-Trabalho individual
- Comunicação de trabalhos
-Reflexão sobre a Prática

AVALIAÇÃO
1- Participação e desempenho nas actividades realizadas na sala de aula.
Ponderação de 35 %.
2-Trabalho individual, até 15 páginas. (sub-ponto, do ponto 3). Ponderação 35%
3- Apresentação à turma da Caracterização. Ponderação 15%
4-Apresentação à turma do Anteprojecto. Ponderação 15%

nota: Os/as alunos/as que registarem menos de 60% de presenças realizarão no final do semestre um teste escrito com a ponderação de
35 % (em substituição do parâmetro 1 de avaliação)


CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

Semanas Actividades
1ª Apresentação do Programa
Organização dos grupos de Práticas
2ª Conteúdo 1;
3ª Conteúdo 2
4ª Conteúdo 3
5ª Conteúdo 3
6ª Conteúdo 4
7ª Conteúdo 4
8ª Workshop: comunicação dos trabalhos individuais
9ª Conteúdo 5
10ª Conteúdo 5
11ª Conteúdo 5
12ª Apresentação das caracterizações
13ªApresentação das caracterizações
14ª Apresentação dos Anteprojectos
15ª Apresentação dos Anteprojectos
Avaliação da disciplina








BIBLIOGRAFIA

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