2008-06-09

Faro Sénior 2008

A Fernanda Duque, licenciada em Educação e Intervenção Comunitária, é a principal responsável pela organização do Faro Sénior. Activista e maior dinamizadora da Associação D´Agir, escreveu o seguinte texto sobre o Faro Senior.


“Faro Sénior 2008 no “País das Maravilhas”

É no “País das Maravilhas”, onde tem vindo a acontecer na realidade, o que se pode chamar um verdadeiro “Conto de Fadas”, que ano após ano vem crescendo, desde 2005.
O “Faro Sénior, realizado pela D’Agir, em parceria com o Curso de Educação e Intervenção Comunitária da UALG, hoje Educação Social e a Associação Académica da UALG, com o principal apoio da Câmara Municipal de Faro e também do Governo Civil de Faro é o que poderemos considerar um exemplo de um feliz, prodigioso e intergeracional casamento, nesta era em que a sociedade se apresenta tendencialmente sectária.
Ou não se tratasse de uma iniciativa, nascida no seio de um curso, cujo princípio fundamental, é olhar a sociedade como um todo e não como se ao longo da vida de cada um de nós, existissem patamares dispensáveis dessa sequência. Importa assim, contribuir, para uma cultura de pluralidade e longevidade.
Nascemos, crescemos e depois, tornamo-nos adultos. A nossa vida é uma linha contínua, que muitos teimam quebrar, menosprezando algumas dessas fases, considerando-as menos produtivas ou até, fardos da sociedade. Urge cada vez mais Agir, transmitindo a mensagem da importância de que todas as fases são importantes e fundamentais, como partes do todo. O mundo que temos hoje, com muitas coisas negativas, mas também muitas positivas, é o resultado das experiencias e descobertas, legado de gerações.
Estas palavras podem parecer descontextualizadas da Festa Académica do “País das Maravilhas” e do “Faro Sénior”, mas não são, creio eu…pois faz todo o sentido, construir um Mundo, onde no mesmo palco actuem simultaneamente todas as gerações.
Trata-se de uma iniciativa que, ano após ano vem crescendo e reunindo no mesmo espaço um maior número de instituições, numa partilha feliz de experiencias, de convívio, animação, saúde, beleza e interacção, tornando-se numa grande responsabilidade e desafio futuro; tornar o “Faro Sénior”, numa iniciativa ainda mais harmoniosa e grandiosa.
Esta “Festa Académica de Jovens para todas as Idades” congratula-se pelo sucesso alcançado, pois nela participaram este ano, cerca de 25 Instituições de todo o Algarve, cerca de 1000 Utentes, durante três dias.
Este é um trabalho, que assenta no estreitamento de laços e no desenvolvimento de parcerias, em prol da causa social. O “Faro Sénior”, não é um evento qualquer, é já um encontro de amigos, uma cadeia de amizades, à qual em cada ano acrescentamos mais elos.
O “Faro Sénior” floresce cada vez que se realiza, no entanto, importa inovar, evoluir, crescer, diversificar, de forma a tornar esta, numa família ainda maior e mais rica.
A todas as Instituições, Participantes, Colaborantes e Voluntários de Educação Social e Enfermagem, o nosso muito obrigado pela fantástica participação e contributos, sem os quais não seria possível esta realização e aos quais dedico estas humildes palavras…









…No País das Maravilhas!

No País das Maravilhas…
De Fadas, Duendes e Fantasias,
Palco de Sons e Melodias,
“Presentes de Alegrias!

No País das Maravilhas…
Num desfile de Folias,
A mais diferente e sem medidas,
Intergeracional das Academias!

No País das Maravilhas…
Pequenos e Grandes pisam o Chão,
Sem margem nem exclusão,
Verdadeiro espírito de Comunhão!

No País das Maravilhas…
Onde ano após ano cresce a participação,
Um grande Reino de Animação,
Empreendedorismo e Interacção!

No País da Maravilhas…
“Agindo” em prol da Educação,
Sem limites e com o coração,
Caminharemos fortalecendo laços de afeição!



No País das Maravilhas…
Com sentimento de fraternidade,
Abrangente a qualquer idade,
Saudamos profunda e carinhosamente nesta Cidade!

A “Todos os que connosco têm colaborado,
O nosso Muito Obrigado,
Sois a motivação deste “Nosso Fado”,
Verdadeira razão, de que o “Faro Sénior” seja um legado!

Fernanda Duque
(Faro Sénior 2008)


Câmara Municipal de Faro
Governo Civil de Faro
Cruz Vermelha Portuguesa - Faro
Escola de Estética Algarbel - Quarteira
Agrupamento Vertical de Escolas D. Dinis de Quarteira – EB1 D. Francisca de Aragão
Projecto “Dançar e Ajudar” - EB1 Mãe Soberana de Loulé
Rancho Folclórico da “CIMFARO”
Grupo de Cantares da “CIMFARO”
Rancho Folclórico da “ARPI”
Grupo de Cantares da “ARPI”
Organistas - “Filipe Romão” e “Jean Rosa”
“Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Faro”
Ginástica de Manutenção - “Divisão de Desporto da CMFaro”
Prática de Yoga - “Centro de Yoga de Faro”
ASMAL - Exposição de Trabalhos
Casa de Repouso de Quarteira
Casa de Repouso da Quinta da Bemposta
Danças de Salão - “Seniores em Movimento”
Grupo de Cantares “Alegria de Viver”
Fundação António Silva Leal - Lar da Guia
Santa Casa da Misericórdia de S. Brás de Alportel
Centro Popular de Lagoa
Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão
Centro Social e Comunitário de Salir
Centro Comunitário da Tôr
Associação Bem Estar Amigos de Querença

1 comentário:

maisutib.blogspot.com disse...

maravilhoso! parabéns!
Pergunto: Será possível e oportuno podermos estabelecer contactos com o Faro Sénior?
Sou Professor na Universidade da 3ª. Idade do Barreiro e Coordenador do seu Deptº. de Informática. Há dois anos estivemos na Universidae de Coimbra, o ano transacto na UBI-Covilhã. A UTI do Barreiro tem em actividade neste ano lectivo pouco mais de 700 alunos. Meiu contacto, permita-me: luis.cunha.dux@gmail.com