2007-01-08

Teste de avaliação de educação de adultos I

Teste de Avaliação
1- Identifique os autores a que se reporta cada um dos excertos, completando os espaços em branco.

1.1 Segundo _____________ a vida activa e social da criança constitui o centro em volta do qual se organizam progressivamente as «matérias», primeiramente aquelas que a familiarizam com o seu ambiente, no tempo e no espaço (história, geografia, noções científicas), depois aquelas que fornecem instrumentos para o aprofundamento das primeiras.

1.2. Para___________ a actividade natural da criança está no grupo, é cooperativa, mas precisamente por isso não há necessidade de a desviar para tarefas extrínsecas e não naturais. A técnica fundamental, aquela que inicialmente deu nome ao movimento em França e noutros países, foi a técnica da «tipografia escolar.

1.3. ________________tem uma fé quase mística em que o povo chamado directamente a decidir e suficientemente informado da matéria sobre a qual vai deliberar decide sempre bem por uma espécie de “iluminação.

1.4. Para ____________as duas artes mais difíceis são exactamente a arte de governar os homens e arte de os educar.

1.5. “Nunca mais ladrões nem mendigos: somos dirigentes” reflecte um conceito de educação segundo ___________.

2. Caracterize sumariamente os fundamentos filosóficos que influenciaram o pensamento de Paulo Freire.

3. Qual o significado do diálogo para Paulo Freire?

4. Defina o conceito de Educação Permanente situando-o no âmbito do percurso cronológico do conceito de educação de adultos.

5. Relacione a erosão do Estado Providência com a actual situação da educação de adultos em Portugal

6. Comente um dos seguintes excertos:

6.1.“A Educação de Adultos em Portugal parece continuar, nos tempos de hoje, a debater-se com problemas acumulados no passado que o presente não tem afrontado, mas antes tem sucessivamente adiado e tornado de resolução mais difícil. Já há mais de duas décadas atrás, face aos trabalhos produzidos no âmbito do PNAEBA e da Comissão de Reforma do Sistema Educativo ficou provado que existe um potencial humano sensibilizado para esta problemática, que pode constituir uma oportunidade perdida se continuar a ser politicamente rejeitado”.


6.2 A Educação de Adultos é a alternativa ao processo de institucionalização e mercadorização da educação. Há 3 contrastes que representam o pensamento de Illich : aprendizagem por oposição a escolarização, convivialidade por oposição a manipulação e participação por oposição a controlo.



Cotação do teste : Q 1 : 2,5 v - Q 2: 3 v – Q 3: 3 v – Q 4: 3 v – Q 5: 3,5 v – Q 6: 5 v




Boa sorte

Sem comentários: