2006-02-20

Programa da disciplina de Seminário de Investigação

Introdução
A disciplina de Seminário de Investigação tem como principal objectivo proporcionar a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências que permitam aos alunos realizar um trabalho de investigação.As actividades a desenvolver no 2º Semestre deverão ser orientadas no sentido da resolução de problemas, numa tentativa de averiguar, indagar e procurar respostas às diversas questões com que os alunos se confrontam. Assim, durante as aulas de Seminário procurar-se-á aprofundar tais questões de uma forma realista, de modo a ajudar a que compreendam e executem as tarefas necessárias para realizarem com sucesso o trabalho de investigação. Neste contexto o trabalho realizado ao longo da disciplina de Seminário de Investigação deverá privilegiar o tratamento de processos de participação, comunicação, tomada de consciência dos problemas e a assunção de responsabilidades, no sentido de permitir que os alunos aprendam a conhecer e a intervir melhor sobre o objecto de estudo. Neste processo de investigação os alunos deverão ser capazes de integrar todos os conhecimentos adquiridos, no Curso, nos anos anteriores.
O Seminário de Investigação tem uma carga horária de 4 horas semanais.

II – Objectivos
1- Desenvolver nos (as) futuros (as) profissionais em Educação e Intervenção Comunitária um capital prático de aplicação do conjunto de elementos do quadro teórico e metodológico, apreendidos ao longo do curso.
2- Construir novas competências investigativas.
3- Promover a capacidade de questionamento, observação e reflexão.
4- Compreender o processo de realização de um trabalho de investigação no âmbito da educação e intervenção comunitária.
5- Dotar o(a) aluno(a) com a capacidade de realizar abordagens diversificadas em contextos de educação/intervenção, operando em simultâneo uma pesquisa aprofundada da realidade social.

III – Conteúdos
1. Normas formais de trabalhos de investigação.
2. Investigação qualitativa.
3. Estudos de caso.
4. Histórias de Vida
5. Abordagens biográficas.
6. Estudos de observação.
7. Análise de dados.
8. Redacção da investigação.
(Nota: outros conteúdos serão abordados de acordo com as necessidades expressas pelos alunos).

IV – Metodologia
A disciplina de Seminário de Investigação funciona, semanalmente, com uma carga horária de 4 horas lectivas. O funcionamento do Seminário será assegurado pelos docentes António Fragoso, Hélder Raimundo e Joaquim do Arco. Ao longo do semestre desenvolver-se-ão diferentes actividades com recurso a estratégias diferenciadas, tendo por base um processo de ensino/aprendizagem de cariz construtivista. Daí que se privilegiem as metodologias dialógicas e participativas. Os trabalhos a realizar na sala de aula têm por principal finalidade ajudar à realização da investigação. O Trabalho de Investigação poderá ser efectuado sob a forma de trabalho individual ou trabalho de grupo de alunos. Os alunos/grupos serão distribuídos pelo conjunto dos docentes do Grupo Disciplinar de Sociologia, sendo que a orientação de todo o processo de desenvolvimento do trabalho de cada aluno, ou grupo, será acompanhado sempre pelo mesmo orientador. Cada aluno ou grupo deverá reunir regularmente com o seu respectivo orientador, em moldes mutuamente acordados. No final do semestre os alunos/grupos deverão entregar dois exemplares do trabalho de investigação em suporte de papel (encadernado) e um exemplar em suporte informático. O trabalho final será avaliado pelo orientador e por um arguente (docente do Curso); posteriormente haverá uma discussão oral do trabalho que terá uma duração aproximada de 30 minutos.

Plano de investigação:
Até 4 de Maio: aplicar todos os instrumentos de trabalho de campo (entrevistas, questionários, observações, pesquisa documental) e realizar as respectivas transcrições, leituras e sistematização.
Até 16 de Maio: elaborar a 1ª versão do capítulo de análise de dados, que pode ser um primeiro esboço com as principais categorias e respectivas análises e interpretações. Deve incluir a caracterização do território da investigação.
Até 30 de Maio: elaborar uma aproximação à versão final da análise de dados e elaborar as conclusões, a partir das categorias de análise.
Até 13 de Junho: redigir a introdução e rever os capítulos de Teoria, Metodologia e Análise de dados.
Até 20 de Junho: fechar a versão final da investigação e preparar os anexos e os elementos gráficos.
Até 23 de Junho: fotocopiar dois exemplares e preparar um suporte informático para entrega.



VI – Avaliação
Face às características da disciplina de Seminário de Investigação, a avaliação deverá ser contínua e constituir-se como um processo construtivo, que assuma um papel decisivo no processo de ensino/aprendizagem, privilegiando o domínio dos conhecimentos, das atitudes e valores e das capacidades.
A classificação final da disciplina de Seminário de Investigação deverá assumir um carácter global, depois de analisados e ponderados os resultados obtidos a partir de: por um lado, da observação pontual e intuitiva do empenhamento revelado pelos alunos nas tarefas, na capacidade de comunicação, de cooperação com os colegas, na aplicação de conhecimentos e da participação nos debates e discussões; e, por outro lado, da avaliação do produto final e da discussão do trabalho.
Assim, a avaliação compreenderá os seguintes parâmetros:
1. Avaliação do desempenho demonstrado ao longo do trabalho de investigação, realizada pelo Orientador. Valor (45%);
2. Avaliação do trabalho final de investigação, realizada por um Arguente. Valor (35%);
3. Avaliação da discussão oral do trabalho de investigação, realizada pelo Arguente e pelo Orientador. Valor (20%).
(Nota: Esta discussão deverá ter um sentido fundamentalmente pedagógico).

Bibliografia

Albarello, L. et al (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1982). A Investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença.
Alonso, M.S. (2000). La Participatión. Metodologia y Práctica. Madrid: Editorial Popular.
Ander-Egg, E. (1984). Metodologia y Pratica de la Animacion Sociocultural. Buenos Aires: Editorial Humanitas.
Anguera, M.T. (1989). Metodologia de la Observacion en las Ciencias Humanas. Madrid: Cátedra.
Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Barreiro, J. (1978). Educação popular e processo de consciencialização. Lisboa: Livros Horizonte.
Bell, J. (1997). Como Realizar um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva.
Brandão, C. (1984). Educação Popular. São Paulo: Editora Brasiliense.
Bogdan, R & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Burgess, R. (1997). A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução. Oeiras: Celta Editora.
Carmo, H. (1999a). A Actualidade do Desenvolvimento Comunitário como Estratégia de Intervenção Social. In José Ornelas e Suzana Maria (Org.). Actas da 1ª Conferência “Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental. Lisboa: ISPA.
Carmo, H. (1999b). Desenvolvimento Comunitário. Lisboa: Universidade Aberta.
Carneiro, M. A. (1985). Educação Comunitária: Faces e Formas. Petrópolis: Vozes.
Carolino, J. (1995). Educação comunitária: contribuições para um processo de desenvolvimento participado, in a Rede para o Desenvolvimento Local, nº 13. Faro: In Loco, 26/7.
Cohen, L. & Manion, L. (1990). Métodos de Investigación Educativa. Madrid: Editorial La Muralla.
Damas, M. J. & Ketele, J.M. (1985). Observar para Avaliar. Coimbra: Almedina.
Denzin, Norman & Lincoln, Yvonna (1994). Entering the Field of Qualitative Research, in Norman Denzin & Yvonna Lincoln (Edits.) (1994). Handbook of Qualitative Research. London: Sage Publications, 1-17.
Deshaies, B. (1997). Metodologia de Investigação em Ciências Humanas. Lisboa: Instituto Piaget.
Diéguez, A. et al. (1998). Promoción Social Comunitaria. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Diéguez, A. (Coord.) (2000). La intervención comunitaria - experiencias y reflexiones. Buenos Aires: Espacio Editorial.
Eco, U. (1984). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.
Erasmie, T. (1983). Introdução ao Trabalho de Investigação e Desenvolvimento em Educação de Adultos. Braga: Universidade do Minho.
Estrela, A. (1986). Teoria e Prática de Observação de Classes. Uma Estratégia de Formação de Professores. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
Ferrarotti, F. (1993) Sociologia. Lisboa: Teorema.
Freire, P. (1989). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2002). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, Paulo & Nogueira, Adriano (1989). Que Fazer. Teoria e Prática em Educação Popular. Petrópolis: Editora Vozes.
Foody, W. (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática de Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1993). O Inquérito – Teoria e Prática. Lisboa: Celta Editora.
Gomm, R., Hammersley, M., & Foster, P. (2000). Case Study and Generalization. In Roger Gomm, Martyn Hammersley & Peter Foster (eds.), Case Study Method. Key Issues, Key Texts (pp. 98-115). London: Sage Publications.
Gonçalves, J. A. (1997). A Abordagem Biográfica: Questões de Método, em Métodos e Técnicas de Investigação Científica em Educação, Actas do VII Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF / AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 91-114.
Guerra, I.C. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. O Planeamento em Ciências Sociais. Lisboa: Principia.
Hoven, R. & Nunes, M.H. (1996). Trabalho Comunitário e Contextos de Acção. In Hoven, R. & Nunes, M.H. (Org.). Desenvolvimento e Acção Local. Lisboa: Edições Fim de Século.
Josso, M-C. (2002). Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa.
Lessard-Hébert, M., Goyette, G. & Boutin, G. (1994). Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
Lessard-Hébert, M. (1996). Pesquisa em Educação. Lisboa: Instituto Piaget.
Lima, M. P. (1981). Inquérito Sociológico. Problemas de metodologia. Lisboa: Editorial Presença.
Lincoln, Y. S., & Guba, E. G. (2000). The Only Generalization is: There is No Generalization. In Roger Gomm, Martyn Hammersley & Peter Foster (eds.), Case Study Method. Key Issues, Key Texts (pp. 27-44). London: Sage Publications.
Lucio-Villegas, E. (1993). La Investigation Participativa en Educación de Personas Adultas. La Construcción de un Saber Colectivo. Sevilha: SPS-CAPP-KRONOS.
Melo, A. & Benavente, A. (1978). Educação Popular: 1974-1976. Lisboa: Livros Horizonte.
Merriam, S. B. (1988). Case Study Research in Education: A Qualitative Approach. San Francisco: Jossey-Bass.
Merriam, S. B. (1998). Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco: Jossey-Bass.
Mitchell, J. C. (2000). Case and Situation Analysis. In Roger Gomm, Martyn Hammersley & Peter Foster (eds.), Case Study Method. Key Issues, Key Texts (pp. 165-186). London: Sage Publications.
Ornelas, J. H. (1999). A Formação Necessária para uma Intervenção Comunitária Consistente. In José Ornelas & Suzana Maria (Org.). Actas da 1ª Conferência Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental. Lisboa: ISPA.
Patton, M. Q. (1990). Qualitative Evaluation and Research Methods. Newbury Park: Sage Publications.
Payne, M. (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno. Coimbra: Editora Quarteto.
Peretz, H. (2000). Métodos em Sociologia. Para começar. Lisboa: Temas e Debates.
Pérez Serrano, G. (1994a). Investigación Cualitativa. Retos e Interrogantes. I. Métodos. Madrid: La Muralla.
Pérez Serrano, G. (1994b). Investigación Cualitativa. Retos e Interrogantes. II. Técnicas y Análisis de Datos. Madrid: La Muralla.
Pineau, Gaston (1999). Experiências de aprendizagem e histórias de vida inCarré, P. et al. (coord.) Tratado das Ciências e das Técnicas de Formação.Lisboa: Instituto Piaget.
Platt, J. (1988). What Can Case Studies Do?. In Robert G. Burgess (ed.), Studies in Qualitative Methodology (pp. 1-21). London: JAI Press.
Poirier, J. et al. (1999). Histórias de Vida. Oeiras: Celta.
Quintana Cabanas, J.M. (1986). Investigación Participativa. Educación de Adultos. Madrid: Narcea.
Quintana Cabanas, J.M. (1994). Pedagogia Social. Madrid: Dyksion.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Sánchez, A.M. & Ochoa, G.M. (1995). El Estudio de Casos para Professionales de la Acción Social. Madrid: Narcea.
Silva, A. S. (1990). Educação de Adultos, Educação para o Desenvolvimento. Porto: ASA.
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (Orgs.) (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Silva, J. M. (Org.) (1996). Educação Comunitária: Estudos e Propostas. São Paulo: Editora SENAE.
Sirvent, M. T. (1984). A educação comunitária, in Sirvent (Org.) Educação comunitária – a Experiência do Espírito Santo. S. Paulo: Editora Brasiliense, 34-50.
Stake, R. E. (1998a). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Stake, R. E. (1998b). Case Studies. In Norman K. Denzin & Yvonna Lincoln (eds.), Strategies of Qualitative Inquiry (pp. 86-109). Thousand Oaks: Sage Publications.
Stake, R. E. (2000). The Case Study Method in Social Inquiry. In Roger Gomm, Martyn Hammersley & Peter Foster (eds.), Case Study Method. Key Issues, Key Texts (pp. 19-26). London: Sage Publications.
Sturman, A. (1997). Case Study Methods. In John P. Keeves (ed.), Educational Research, Methodology and Measurment: An International Handobook, (pp. 61-66). Cambridge: Pergamon.
Vários (1995). Animação Comunitária. Porto: Edições ASA.
Vidigal, L. (1996). Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projecto Pedagógico. Porto: ASA.
Yin, R. K. (1984). Case Study Research: Design and Methods. Newbury Park, CA: Sage Publications.
Yin, R. K. (1993). Applications of Case Study Research. Newbury Park, CA: Sage Publications.

**
Internet - http://www.monografias.com/trabalhos

Sem comentários: