2006-02-15

Programa da disciplina de Educação de Adultos II

1- INTRODUÇÃO

Considerada a Educação como uma forma de conhecimento que se constrói, progressivamente, na interacção das pessoas com o Mundo no sentido de ampliar as possibilidades que lhes são oferecidas em qualquer momento da sua vida, qualquer que seja a sua idade, origem social, educação anterior, experiência de vida, a disciplina de Educação de Adultos tem como principal finalidade propor aos alunos do 2º ano do Curso de Educação e Intervenção Comunitária um itinerário de formação que os conduza a uma incursão por diferentes domínios relativos à educação recorrente e extra-escolar, educação formal, educação não formal e informal, no sentido de construírem um entendimento aprofundado sobre Educação de Adultos.

2- ORGANIZAÇÃO
2.1. Critérios Gerais

A disciplina de Educação de Adultos II é uma disciplina semestral, com uma carga horária de 3 horas semanais, de carácter teórico e teórico-prático que implica a realização de um conjunto de actividades que visem a aquisição de conhecimentos e competências fundamentalmente técnicas e críticas que lhes permita Observar, Analisar e Reflectir sobre este campo do Social. A filosofia que orienta a disciplina procura ser coerente com o conceito de Educador Comunitário que se pretende formar, um técnico polivalente apto a agir em contextos diversificados, preparado para trabalhar individualmente, em grupo e para o grupo, capaz de interagir com realidades e problemáticas específicas do seu futuro desempenho profissional.

2.2. Objectivos
2.2.1. Objectivos Gerais
- Adquirir conhecimentos adequados ao agente educativo com intervenção na comunidade
- Abordar numa perspectiva sistémica e integrada o ensino não formal
- Conhecer diferentes perspectivas sobre Educação de Adultos
- Aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso
- Reflectir criticamente sobre as actividades desenvolvidas

2.2.2. Objectivos específicos
- Dominar o conceito de educação de adultos
- Tomar consciência da dimensão dos problemas que afectam a situação educativa das pessoas adultas
- Compreender a importância do papel do agente de Educação de Adultos face aos problemas que pessoas e grupos da população vivenciam na sua vida quotidiana
- Caracterizar modos de acção educativa com adultos
- Posicionar-se criticamente face aos problemas que afectam o bem estar das pessoas
- Realizar aprendizagens no âmbito do trabalho em grupo e do trabalho cooperativo
- Adoptar uma atitude dialogante no desenvolvimento das actividades teórico-práticas
- Reflectir as experiências de aprendizagem vivenciadas ao longo do processo de formação.

2.3. Conteúdos
1- Âmbitos de Educação de Adultos
2- Preparação das Acções em Educação de Adultos
3- Formas e Métodos de Educação de Adultos
4- Andragogia – Um conceito de Educação
3-Cursos de Educação Básica de Adultos
3.1. Alfabetização-Libertação
3.2. Método de Paulo Freire
3.3. Como jogar com a linguagem num Curso de Alfabetização
3.4. A aprendizagem da Matemática num C.E.B.A.
4- O Agente de Educação de Adultos
5- O Adulto Educando
6- A Educação de Adultos e o Desenvolvimento Comunitário




2.4. Estratégias
- Exposição oral
- Trabalho individual
- Análise e discussão de textos e videogramas
- Trabalho de grupo
- Comunicações
- Debates
- Visitas de Estudo

3. AVALIAÇÃO
A avaliação contínua desta disciplina pretende constituir-se como um processo construtivo que assuma um papel decisivo no processo Ensino/Aprendizagem, privilegiando o domínio dos conhecimentos, das atitudes e valores e das capacidades. Sem prejuízo do carácter unitário da disciplina, serão considerados os seguintes elementos de avaliação:
1- Em termos individuais
a)- Participação e desempenho nas actividades realizadas no âmbito da disciplina. (Peso 2).
b)- Trabalho de grupo: (4)
Os alunos realizarão em grupo um trabalho, sobre um contexto de trabalho em Educação de Adultos no Algarve.
-O trabalho terá até 30 páginas, as margens deverão ter a dimensão de 2,5 cm (superior e inferior, esquerda e direita)
.-O texto será escrito a Times New Roman tamanho 12 com espaçamento duplo. - O prazo de entrega do trabalho termina na última semana de aulas
c)- Discussão do trabalho. (Peso 2). As datas da discussão serão acordadas entre os grupos e o docente
d) Trabalho individual:(Peso 2)
- Comunicação escrita, sobre um dos conteúdos do programa até 8 páginas, formatação de 2,5 cm (superior e inferior, esquerda e direita), escrito a Times New Roman, tamanho 12 com espaçamento duplo. Este trabalho deverá ser entregue até ao dia 15 de Maio.



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