Sara Batista: "A problemática do tabagismo nos jovens da Esc. Sec. de Albufeira"
Problemática demasiado extensa, com referências pouco relevantes para o projecto, nomeadamente as referências à planta tabaco. Afirmações sobre os efeitos do tabaco???. Na contextualização do estudo há excesso de informação desnecessária para um projecto. Cuidado coma correcção formal. Alguns objectivos estão mal expressos. Na metodologia não justifica o Estudo de Caso
Ana Sabóia e Liliana Magueijo:"História de Vida da Tia Rita"
Problemática não está definida. Porquê a importância do tema antes da natureza do projecto?? Devia justificar na introdução o porquê da alteração.
Na descrição do contexto deviam falar não só da Junqueira como falar um pouco da vida da tia Rita nesse contexto que é a junqueira. Falam na população alvo o que era dispensável.
Nos objectivos há confusão entre os gerais e os específicos
Mónica Jeremias:"Representações sociais sobre o trabalho do educador comunitário no Lar da Sta Casa da Misericórdia"
Cuidado coma correcção formal, ao nível da linguagem escrita. A justificação do estudo está um pouco baralhada. Diz que a dificuldade em elaborar os objectivos é um obstáculo ao Estudo???
Tem um ponto sobre o trabalho da educação comunitária no lar da 3ª idade c/ 3 páginas sem referência a um único autor ( quem faz a teoria?)
Fala de paradigma sem o fundamentar teoricamente, sem referir autores.
Também não justifica teoricamente o método estudo de casos
Eunice Lopes e Vanessa Palma:"O papel da religião no âmbito da educação comunitária"
A única questão a referir prende-se com a formulação de alguns objectivos específicos
Rita Beckman e Vânia Serrano:"Palavras no Feminino – Relatos biográficos de uma jornalista e militante feminista"
Apresentam um projecto bem fundamentado e correcto em termos formais
Lara Mourinho:"A prática da prevenção da toxicodependência em contexto associativo na Quinta de S.Pedro"
Apresenta uma fundamentação teórica sem teoria, inexistência de autores. Não justifica o Estudo de caso. Não fundamenta a entrevista.
Alexandra Ferreira, Ana Rita e Sónia Pirra:"Estudo de caso -Imigrantes de leste em Querença"
A descrição do projecto está demasiado sucinta. A problemática tb não está muito bem definida. A fundamentação por pontos dava um melhor sentido de organização
Ana Bento:"Crescer no Lar de Jovens “Gaivota”
Descrição do projecto extensa com dados a mais que se tornam pouco relevantes para o projecto. A problemática está pouco fundamentada. Na justificação do estudo não respeitou o que se pretendia, não era isso que era pedido. Fundamentou teoricamente, mas não devia ser tão extensa. Vê-se que já há muito trabalho realizado
Marta Coelho:"Estudo do Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos” da Casa da 1ª Infância de Loulé"
Projecto está claro e explícito. Não apresenta pontos que mereçam um grande reparo. Está equilibrado
Cátia Nevado e Inês Rodrigues:"Estudo de caso de um grupo de mães adolescentes e o papel da Educação Comunitária"
Projecto cumpre os requisitos solicitados. Está formalmente bem apresentado, com os pontos desenvolvidos de uma forma equilibrada
Daniela Gonçalves, Rossana Antunes eJoana Fernando:"Relatos Biográficos de três voluntários nos Palops"
Contextualização do Estudo demasiado extensa (11 págs?). A problemática podia estar melhor definida. Não justificam os modos de investigação
Adosinda Ventura e Fernanda Duque:"História de Vida de um “músico de intervenção”
Tema não indica o título do trabalho. Apresentam uma referência de P. Freire do livro Educação e Mudança sem data??? À parte estes dois pormenores o trabalho está bem apresentado. Correcto em termos formais
Clara Inácio:"Estudo de Caso - Projecto Seniores em Movimento"
Na descrição do projecto fala sobretudo do projecto que vai estudar, não fazendo uma descrição mais explícita do próprio projecto de investigação. Na problemática limita-se às questões de partida. De resto está bem.
Helene Kaschlun:" Estudo de Caso da Deco em Faro - Apoio ao sobreendividamento"
Ao nível dos objectivos não indica relação com o papel do educador comunitário, fala na fundamentação…Devia figurar nos objectivos até porque faz um estágio. Não faz referência à abordagem mista…
Rabeca Oliveira:"Representações sociais sobre a violência nos idosos – Estudo realizado em Faro"
A fundamentação está demasiado extensa. Pedia-se maior síntese. Não justifica teoricamente os modos de investigação, justifica unicamente as técnicas.
Carina Artur e Carina Resende:"Estudo do Gabinete Escolar de Apoio à Educação Sexual na Escola E.B.2/3 Paula Nogueira"
Na descrição do projecto centram-se demasiado na contextualização do estudo. Podiam ter feito ponto à parte. Os problemas relativos ao projecto educativo deviam vir na problemática. Na problemática falam mais de metas do que questões de estudo concretas. Nos objectivos A) específico, não é... descrever o perfil desejável …nem definir o papel da escola.
Na fundamentação falam do papel do educador comunitário…vão estudar o papel do educador comunitário? …não está nos objectivos da investigação.
Manuelzinho Leite:"Integração dos estudantes cabo-verdianos na UAlg"
No ponto da fundamentação não há teoria fundamentada. A maior parte do texto não tem referências bibliográficas. Há fundamentação sobre o educador comunitário, mas não figura nos objectivos. Nos modos de investigação devia respeitar a ordem: paradigma, tipo de abordagem, Método, Técnicas.
Não justifica a abordagem mista
Marisa Serra:"Relatos de três adictos recuperados"
A natureza do projecto está demasiado sucinta. A descrição do projecto não indica o tipo de projecto. Na natureza do projecto não há qualquer referência ao contexto em que se vai realizar o estudo. Na justificação do estudo não indica as razões pessoais nem as motivações…Indica autores que não vêm na bibliografia. No ponto “fases de reabilitação” não recorre a um único autor. Na metodologia não justifica teoricamente os relatos biográficos
Natacha Tavares:"Integração socioprofissional de formandos de um curso EFA da ASMAL
Trabalho bem apresentado sem aspectos relevantes a apontar.
Dora Cristina:"O papel da mulher na comunidade piscatória da Ilha de Faro"
Na metodologia não justifica o paradigma, nem a abordagem, nem o método. De resto está bem.
Ana Luísa/ Isa Mariano/ Marília Cortiço:"A dinâmica Associativa em. S. Bartolomeu de Messines"
Descrição do projecto está demasiado extensa. Recursos, acessibilidades, rede eléctrica, telecomunicações, etc… é completamente irrelevante para o Projecto. Contexto económico…perspectiva histórica é relevante para o projecto? E para o estudo, será???
Na justificação do estudo já estão a afirmar(?) que existe um fraco movimento associativo. Existem 13 associações??
No projecto parece que já estão a fazer conclusões antes de realizar o estudo?
Têm de rever os objectivos. Há objectivos apresentados como gerais que são específicos. Na fundamentação fazem um resumo do associativismo..é importante para o projecto???
Ana Gabriela:"A Animação Sócio - cultural na J. Freguesia da Sé "
Há teoria sem referências bibliográficas??. No ponto importância da animação não refere um único autor
Na Fund. Teórica fala do papel do educador comunitário mas nos objectivos não são indicados...
Neusa Jesus:"Rumos do Futuro – da prisão para inclusão. Um estudo realizado no E.P. de Sintra"
Título não é esclarecedor do estudo..precisa de um sub-título.
Na descrição do contexto era + mais importante descrever sumariamente o estabelecimento prisional do que falar sobre a origem de Sintra.
Na problemática parece estar a tirar já algumas conclusões ex””… assim impõe-se uma política de reinserção social que privilegie o recluso…”
Junta problemática e justificação e não justifica o estudo…não apresenta as razões do estudo.
O objectivo geral não é “fazer um estudo de caso”
Nos modos de investigação não justifica teoricamente o estudo de caso…o paradigma foi apresentado na descrição do projecto.
Na população alvo fala num objectivo que é estudar a situação sociodemográfica e jurídica do recluso???
Cronograma muito sintético.
Que tipo de avaliação vai fazer??? Externa? Interna? Mista? Como???
Alexandra Moreno:"Subculturas no espaço universitário- Um estudo realizado no campus da Penha"
Título não especifica o estudo.
Fez um índice totalmente diferente do indicado. A metodologia está muito incompleta.
Não justifica teoricamente paradigma , nem estudo de caso. Fala do inquérito, mas não diz que tipo de inquérito.Na descrição do contexto não é relevante o que escreve.
Se o estudo é para ser feito no campus da penha é sobre isso que tem de falar, cursos, unidades, etc…
É um estudo sem problemática??? SE não há problema a estudar não há estudo a fazer…
É um projecto só com objectivos gerais??
Cronograma está pouco preciso
2007-01-10
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