2007-12-05

Disciplina de E.A. I - Fichas de Trabalho

FICHA DE TRABALHO 1

1-Definam os diferentes conceitos de educação que estudaram.
2-Desenvolvam esta ideia: “A educação não se confunde com escolarização, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece”
3- Qual o significado do P.N.A.E.B.A no movimento de educação de Adultos em Portugal?
4-Qual o papel dos PIDR(Ne) Alg. no desenvolvimento da rede pública de Educação de Adultos no Algarve ?
5- Comente a seguinte citação de Paulo Freire: “Toda a acção educativa deve ser dialógica, baseada nos conhecimentos e na praxis dos educandos e fortemente enraizada nos seus contextos culturais”
6- “Para que o trabalho de desenvolvimento comunitário seja sustentável, é importante ter uma visão e um plano para ele desde o início. A participação comunitária torna-se fundamental, pois a sustentabilidade é alcançada quando o processo de desenvolvimento pertence à própria comunidade local e é gerido por ela, não dependendo de ajuda externa”. Comentem
7-Indiquem quais as principais razões que justificam o fracasso das acções em Educação de Adultos.
8- Comentem “O conceito de «raça» constitui, então, um conceito utilizado para descrever uma construção social, através da qual, numa determinada sociedade, num dado momento histórico, determinados grupos de indivíduos são percebidos, designados ou se auto-designam, o que não implica a aceitação de uma doutrina acerca da existência de «raças humanas», no sentido biológico”


FICHA DE TRABALHO 2

1-“ O que é Educação? Não há uma forma única de Educação, nem um único modelo. Em cada sociedade a Educação existe de maneira diferente. Em sentido amplo a Educação diz respeito à existência humana em toda a sua duração e em todos os aspectos.”. Comente
2-Qual o papel do educador de adultos na construção de uma cidadania mais activa?
3- “A educação deve basear-se em quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Estas quatro dimensões não se inscrevem numa fase ou lugares, mas ao sujeito como um todo e aos diversos contextos de vida, de forma que o indivíduo tire o melhor proveito de um ambiente educativo em permanente alargamento. O balanço de competências é uma forma de reconhecimento destes quatro pilares enquanto um todo, promovendo para o alargamento da aprendizagem e respectivos contextos formativos” Que papel assume o balanço de competências no âmbito dos Centros Novas Oportunidades?
4-“A problemática escolar no que se refere à escola básica tem representado um factor gerador de fenómenos de analfabetismo literal e funcional fazendo com que a rede pública de educação de adultos se torne num movimento de escolarização tipicamente remediativo.”Comentem
5-“A palavra participação, que remete para o termo latino «particeps», costuma ser definida como a acção do que tem, toma ou forma parte de algo e recebe algo em troca”. Desenvolva o conceito de participação, tendo presente o papel da educação de adultos no desenvolvimento comunitário.
6- Comente “Para que a educação de adultos em que nos queremos envolver seja um êxito e não um fracasso, no sentido de dar resposta às reais necessidades e aspirações dos adultos, temos que partir do conhecimento do meio social e cultural em que estão inseridos”

FICHA DE TRABALHO 3

1-“Quando falamos de educação, pensamos logo em Escola, no entanto, a educação faz-se, inicialmente, na família, e, depois, na rua, nos jogos e brincadeiras, na vizinhança. Pensa-se no ensino, como se educação fosse sinónimo de desenvolvimento técnico e intelectual e se omitisse os aspectos estéticos, morais, físicos, afectivos. Pensa-se na criança, mas não estão os adultos, também eles a aprender ao longo da vida, a educar-se mesmo que seja unicamente através da experiência da vida. O termo educação tem de ser utilizado em sentido lato. A educação é, ao mesmo tempo, um processo e o seu resultado”. Comentem
2-“Face ao seu carácter histórico-antropológico a Educação é um processo, é um facto existencial, é social, cultural, teleológico, é um processo exponencial, de natureza contraditória e não se confunde com a escolarização”. Comentem
3-“O que faz com que uma sociedade que apregoa valores democráticos, as pessoas aceitem a injustiça social, as práticas de discriminação, as diversas situações exclusão? Os problemas sociais acumulam-se justapondo no seio da sociedade categorias com rendas elevadas ao lado de categorias sociais excluídas do mercado e, por vezes, da sociedade”.Comentem
4- Um dos objectivos da Educação de Adultos é a capacitação (empowerment) das pessoas ao nível do social, do político e do psicológico. A Educação de Adultos deve ser considerada, como um subsistema que permita explorar novas formas de educação e intervenção comunitária”. Comentem.
5- Que sentido tem a participação na luta contra a exclusão social?
6- Comentem: “Toda a gente carrega um tipo de desvantagem ou outro, comparada com outras pessoas. Um passo importante na consciencialização das pessoas sensíveis aos Direitos Humanos é o de desenvolver a sua capacidade de reflectir sobre a sua própria posição na vida e de sintonizar com outros que têm menos vantagens ou que enfrentam desafios diferentes”.

FICHA DE TRABALHO 4

1 O que é ler?
2 Quais os objectivos da Leitura?
3 Quais as leis da aprendizagem?
4 O que é a educação não formal?
5 Defina o conceito de educação de adultos.
6- Concorda com esta ideia? Comente. É a sociedade que estrutura a educação em função dos interesses de quem tem o poder, pois encontra na educação um factor fundamental para a preservação do poder”.
7- Caracterize sumariamente o método de “animação da leitura”, sem esquecer as diferentes fases que a constituem
8- O Educador de Adultos é um agente de mudança? Justifique.
9- Comentem: Paulo Freire não se cansa de repetir que “ninguém pode dizer a palavra sozinho”. Para ele a educação tem de ajudar o ser humano a cumprir a sua vocação ontológica, fazendo com que cada um “vire realmente sujeito da História”.
10- Comentem “A utilização sociológica do conceito descritivo de «raça» continua a ser pertinente enquanto se acreditar que a humanidade é composta por grupos somática e culturalmente discretos, permanentemente diferentes entre si, e ao mesmo tempo, organizarem as suas relações com os outros com base nessa crença. A perspectiva sociológica deve, contudo, afirmar claramente que a ideia de «raça» releva da consciência dos actores e não da análise”.
11. Num Curso de alfabetização qual o interesse em saber: “afinal quem é o adulto educando? Quais são as suas características físicas, psicológicas e sociais? Quais os seus interesses e motivações? Quais as suas experiências de vida? Quais as suas expectativas?”
12- Comentem . “Em Educação de Adultos a história das histórias de vida começou por se interessar pelos protagonistas das diferenças – ou seja, pelos outros. A utilização deste método biográfico tem demonstrado ser particularmente útil no trabalho com a pessoa adulta, pois, a revisão completa e ordenada cronologicamente da sua vida ajuda a compreendê-la e a atribuir-lhe sentido”.


FICHA DE TRABALHO 5

1- Comentem “A pobreza não resulta de uma única causa, mas de um conjunto de factores como o mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades, da exploração do trabalho, da reduzida instrução, da discriminação social, da doenças, da adição a drogas ou das bebidas alcoólicas, das deficiências físicas”
2- Comentem: O agente de educação de adultos que vai trabalhar numa comunidade, quer seja dela oriundo ou não, dificilmente conduzirá sua acção no sentido de realizar os objectivos a que se propõe se não tiver um conhecimento aprofundado da realidade local que lhe permita a objectividade necessária para responder às necessidades educativas.
3- Comentem: Segundo Paulo Freire, não é a escola que fracassa mas a sociedade como comunidade educativa pois:
“ Não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa maneira, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade (...) A sociedade que estrutura a educação em função dos interesses de quem tem o poder, encontra na educação um factor fundamental para a preservação do poder” (Freire,P. e Illich, I. Diálogo. Buenos Aires, Búsqueda, 1975:30)
4- “Para motivar os adultos a ler é preciso criar estratégias de animação que os estimulem para o prazer da leitura”. Como educador de adultos que estratégias poderá utilizar? Fundamente-as.
5- Que importância se poderá atribuir ao método biográfico no âmbito da educação de adultos?
6- Defina as diferentes teorias do multiculturalismo que estudou.
7- Será que o Centro RVCC de Lagoa visa só a certificação ou realiza também trabalho de Educação de Adultos? Justifiquem a v/ resposta.

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