2007-07-27

Resultados do exame de recurso (e.a.II)

Vera Graça - 12 valores
Ana Isa Fernandes - 11 valores

Exame de Recurso - Educação de Adultos II

EXAME DE RECURSO

I- A leitura
1- Comente a seguinte ideia relacionando-a com a educação de adultos
“Somos o que lemos. Quem nunca leu ou quem leu muito pouco, não conhece nem o mundo em que vive nem os mundos que podemos sonhar”
2. Indique as leis da aprendizagem da leitura
3. Caracterize 3 métodos de aprendizagem da leitura que tenha estudado

II . Métodos e Técnicas de Educação de Adultos
1. O que é um grupo de discussão. Como funciona?
2.Descreva o método dos casos.
3.Quais as vantagens da utilização do método dos casos no âmbito da educação de adultos?

III. Método de Paulo Freire
1.Caracterize cada uma das fases que constituem o método psico-social.
2. Comente: a seguinte ideia “Educar é ao mesmo tempo um acto político, uma acto de conhecimento e um acto criador. Alfabetizar, em vez de impor-se como algo estranho ao mundo psicossociológico do educando, ajusta-se neste quadro como decorrência natural da tomada de consciência lúcida dos problemas”.

Faro, 27/07/07

2007-07-19

Aos alunos do seminário de investigação

Aos novos licenciados de Educação e Intervenção Comunitária que agora concluíram o Curso e que tive o prazer de orientar neste último trabalho académico, dedico este poema de Fernando Pessoa

É talvez o último dia da minha vida.
Saudei o Sol, levantando a mão direita,
Mas não o saudei, dizendo-lhe adeus,
Fiz sinal de gostar de o ver antes: mais nada.


A todos e a todas os votos de muitos sucessos pessoais e profissionais,
joca

2007-07-18

Seminário de Investigação - Avaliação das investigações


Itens:
a)Avaliação do processo (25%); b)nota do trabalho escrito (40%); c)nota da discussão (35%);Nota final

Tema :Voluntariado, uma aspiração diferenciada: perspectivas dos voluntários -
Autoras:Daniela Gonçalves, Rossana Antunes e Joana Fernando
a)16;b)16; c)16 -16

Tema:História de vida da Tia Rita: uma idosa de Castro Marim
Autoras: Ana Sabóia e Liliana Magueijo
a)17;b)16;c)15 e 16 -16

Tema:Representações sociais dos jovens sobre o tabaco: um estudo de caso na Escola Secundária de Albufeira
Autora:Sara Batista
a)17;b)17;c)17 - 17

Tema: Estudo de caso: imigrantes de Leste em Querença
Autoras:Alexandra Ferreira, Sónia Pirra e Ana Rita Fortunato
a)17;b)16;c)16 - 16

Tema:A dinâmica Associativa em. S. Bartolomeu de Messines
Autoras:Ana Luísa/ Isa Mariano/ Marília Cortiço
a)17;b)16;c)16 -16

Tema:Palavras no Feminino – Relatos biográficos de uma jornalista e militante feminista
Autoras:Rita Beckman/ Vânia Serrano
a)19;b)18;c)17 e 16 -18

Tema:Integração dos estudantes cabo-verdianos na UAlg
Autor:Manuelzinho Leite
a)13;b)13;c)12 - 13

Tema:História de Vida de um “músico de intervenção”
Autoras:Adosinda Ventura e Fernanda Duque
a)16;b)16;c)16 -16

Mais um Mestre no Curso de Educação Social

Ontem, dia 17/7 pelas 10 h, no Anfiteatro Paulo Freire assisti à discussão da dissertação de Mestrado do colega Helder Raimundo. Foi com muito agrado que observei a forma brilhante como apresentou e discutiu o seu trabalho de investigação. Os meus parabéns ao Helder Raimundo e ao seu Orientador Professor José Alberto Gonçalves. O Curso de Educação Social e a Escola Superior de Educação estão de parabéns por "terem" no seu activo mais um Mestre

2007-07-03

Calendário da discussão das investigações -sala 94

Alunas ; Tema; Júri; Data
Ana Luísa/Isa Mariano/Marília Cortiço:
A dinâmica Associativa em. S. Bartolomeu de Messines;Joca e Leonor; 9/7 às11 h

Rita Beckman/Vânia Serrano:
Palavras no Feminino – Relatos biográficos de uma jornalista e militante feminista; Joca e Cláudia;9/7 às 14,30 h

Manuelzinho Leite:
Integração dos estudantes cabo-verdianos na UAlg; Joca e Leonor;11/7 às 11 h

Adosinda Ventura/Fernanda Duque:
História de Vida de um “músico de intervenção”;Joca e Leonor;16/7 às 9,30 h

Exame de E.A. II - Avaliação

Alunas Nota
Ana Isa Fernades 6 valores (R)
Vera Mónica Graça 5 valores (R)
Alexandra Neves 10 valores (A)

Exame de E.A.II

CURSO DE EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA

Ano lectivo 2006/07

EXAME

EDUCAÇÃO DE ADULTOS II


1- A leitura

1.1.O que é ler?
1.2. Quais as diferentes formas de leitura?
1.3. Indique as leis da aprendizagem da leitura
1.4. Caracterize 3 métodos de aprendizagem da leitura que tenha estudado

2. Caracterize o método psico-social de Paulo Freire.

3.Descreva uma marcha de lição a partir de uma palavra geradora escolhida por si

4. Métodos e Técnicas de Educação de Adultos
4.1. No âmbito das acções educativas com jovens e pessoas adultas é importante fazer uma escolha cuidadosa dos métodos e técnicas a utilizar. Para uma escolha cuidadosa, num contexto adequado, existem alguns aspectos a considerar quais?
4.2. Qual a diferença entre visita de estudo e estudo do local?
4.3.Caracterize o método de animação da leitura


Faro, 3/7/07

Avaliação da Prática II

Itens: Particip. nas reuniões;Relatório ;Refl. Indiv.; Nota da Prática;Auto-aval.; Nota final

Marisa Palma:14;15;14;13;15;14
Ana Lúcia:15;15;15;14;14;15
Marta Reis:16;17;17;18;18;17
Andreia Jorge:16;17;17;18;18;17
Joana Silva:16;17;17;18;-;17
Ana Rita Ferro:16;15;15;15;16;15
Sandra Martins:16;15;15;16;16;16
Bruno Pires:17;15;16;16;16;16;
Maria Rytkonen:15;15;14;13,-;14
Sara Liz:16;17;16;17;16;17
Vânia Martins:18;17;17;19;17;18
Filipa Azevedo:16;17;15;16;16;16
Clara Moreira:18,17,17,19,-;18